Buscar

Gestão das organizações uni 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
  
Referência 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
Considerando o que foi estudado nessa unidade, para falar sobre burocracia é inevitável não citar bancos em geral.
Sou cliente Itaú e a burocracia deste banco se inicia já com a abertura de conta, na qual é necessário apresentar variados documentos, desde os pessoais até mesmo comprovante de renda e residência que por fim se apresenta um contrato de acordo dos termos para se estabelecer um contrato entre banco e cliente. O contrato se torna importante para que cliente se sinta seguro, pois a instituição irá armazenar todos seus dados pessoais e rendimentos em geral. A burocracia se faz necessária perante outras instituições, justamente por adquirir dados de sigilo. 
Com a tecnologia, a burocracia pode ser facilitada na divisão de setores, mantendo seu modelo atual, mas melhorando a entrega de resultados, que diminui a necessidade de documentos para comprovação e digitalizando esses dados a fim de se adquirir dados, com aplicativos onde o cliente pode acessar de qualquer lugar. Captando mais clientes
como podemos ver na afirmação a seguir “De 10 anos para cá, temos um 
perfil de cliente mais independente, que prefere usar as plataformas on-line, com o os caixas eletrônicos e a internet, a falar com uma pessoa. Assim, a chegada desses bancos contribui para a tender às necessidades desse novo consumidor”, afirma 
Ricardo Rocha, professor de finanças” (Revista Veja). Concluindo assim que a burocracia tende a dificultar alguns procedimentos simples e que a flexibilização desses processos pode ser primordial para a manutenção desse setor.

Continue navegando

Outros materiais