Buscar

Passo a Passo montagem do articulador em MIH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Passo a Passo montagem do articulador em MIH
Nome: karoline Garcia marinho Mat: 01.2019.2.3786
1ª etapa – 
REGISTRO OCLUSAL: marcação de linha média dentária no garfo de mordida com o material godiva aquecido até chegar à fase plástica. O material deverá ser passado pelas perfurações do garfo, para que haja o registro das oclusais e deverá ser aquecido novamente. 
Após realizar o aquecimento, deverá levar à posição para fazer o registro dos dentes posteriores e marcação dos dentes anteriores, tomando cuidado para não queimar a boca do paciente.
A haste do garfo deverá estar alinhada com a linha média facial (centralizado), com a solda do garfo voltada para baixo;
Para a marcação da linha média dentária (pois pode não coincidir com a linha média facial); Aplicar vaselina no modelo superior;
Aplicar godiva em 3 pontos do garfo (2 posteriores e 1 anterior);
Registrar a oclusão da arcada superior com o modelo de gesso, alinhando linha média dentária com a marcação;
Conferir estabilidade do modelo e levar o garfo ao paciente e conferir estabilidade.
2ª Etapa – 
MONTAGEM DO ARCO FACIAL: Deverá ser feita baseada no plano de Frankfort (meato acústico externo – passando pela base da órbita); plano de Camper (meato acústico externo – asa do nariz, paralelo ao plano oclusal). O Posicionamento Násio apoiado na glabela auxiliando na sustentação do conjunto do ASA.
A presilha deverá se aproximar ao máximo dos lábios;
Parafuso voltado para baixo;
Paciente deverá realizar ligeira pressão bilateral no arco facial para dentro e para frente, aproximando a oliva da ATM;
Apertar os três parafusos superiores do arco facial;
Instalar o násio na barra transversal;
Ajuste do arco facial movimentando a presilha na haste vertical para cima ou para baixo até o relator se apoiar na glabela.
Medir e anotar a distância entre as ATMs para passar as informações para a base. A distância intercondilar possibilita a localização do eixo vertical de rotação mandibular muito mais próxima à do paciente.
3ª Etapa –
 AJUSTES NO ARTICULADOR PARA RECEBER O ARCO FACIAL: para fixação do arco facial no articulador é necessário, inicialmente, retirar o pino incisal (mantém a maxila em posição em relação à base do crânio). A inclinação da eminência, de uma forma geral, pode ser definida em 30o e o Ângulo de Bennett pode ser definido em 15o (visto de forma lateral). Valores encontrados na maior parte dos pacientes.
4ª etapa – 
PRENDER O MODELO SUPERIOR: realizar retenções e ranhuras na base do modelo superior para fixação em placa, realizar aplicação do gesso na placa e no modelo de forma a reter. Umedecer o modelo para não ficar áspero ou rugoso para facilitar a incorporação do gesso. Prender o modelo superior na placa de montagem exatamente como se encontra no garfo de mordida sendo estabilizado com elásticos. Aplicação de gesso tipo IV.
5ª etapa – 
REGISTRO INTEROCLUSAL/MONTAGEM DO MODELO INFERIOR (MIH): estudo da relação das arcadas. Paciente será reabilitado em MIH quando forem necessárias reabilitações de pequena extensão e ausência de sintomas de DTM.
MIH: marcação de referência nos incisivos, treinamento do paciente com o auxílio de um espelho, evitar movimentos horizontais no registro. Dobrar a lâmina de cera 7 e cortar em formato de “M’’, plastificar a cera com auxílio da lamparina para cópia das oclusais, levar na boca do paciente.
 A cera em MIH deverá ter perfurações devido à falta de espaço físico. O rasgamento da cera inutiliza o registro. Prender com palito e godiva ou cera pegajosa. Inverter o articulador e colocar o gesso para estabilizar (gesso tipo IV + gesso tipo III). OBS: o pino incisal deverá estar na marca ZERO. Remoção da cera.

Continue navegando