Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A análise de políticas públicas trouxe benefícios para o desenvolvimento de quadros teóricos, conceitos e disciplinas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Segundo Estevão e Ferreira (2018), existem diferentes tipos de análises de política. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos diferentes tipos de análise citada pelos autores:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	Conteúdo das políticas públicas: o analista investiga como determinada política surgiu, foi implementada e quais os resultados obtidos a partir de sua implementação.
	 b)
	Funcionamento da estrutura administrativa: quando a análise está direcionada ao processo de decisão no interior das organizações e nas relações ocorridas.
	 c)
	O processo de decisão: busca explicar o funcionamento institucional e as características da política.
	 d)
	Relações entre Estado e sociedade: busca a compreensão, a partir do conhecimento do modo de produção capitalista.
	2.
	Segundo Mackay e Shaxton (2005), as políticas públicas se originam a partir daqueles que possuem autoridade legítima para poder impor diretrizes normativas para ação. Sobre os autores que participam da realização das políticas públicas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MACKAY, Melissa; SHAXTON, Louise. Understanding and Applying Basic Public Policy Concept. In: PAL, Leslie A. Beyond Policy Analysis, 3. ed. Inglaterra: Nelson College Indigenous, 2005.
	 a)
	O quadro de políticas públicas não se refere a um amplo conjunto de políticas regentes de ações de grupos e organizações.
	 b)
	As políticas públicas são realizadas por funcionários eleitos, os ministros ganham o direito de articular e as autoridades não eleitas de implementarem por intermédio de programas.
	 c)
	O vasto conjunto de políticas se entrelaçam, mas não impactam no desenvolvimento de novas políticas e emendas de políticas.
	 d)
	A presença ou a ausência de uma política pública não afeta outras esferas de políticas dentro da sociedade.
	3.
	A primeira instituição responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para a cultura foi o Departamento Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, criada no Brasil em 1935 por Mário de Andrade. Abordando o conceito de Políticas públicas culturais, sobre o conceito que é defendido por Canclini (2001), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis e grupos comunitários organizados, a fim de orientar o desenvolvimento simbólico, satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de ordem ou de transformação social.
(    ) Promover a produção, a distribuição e o uso da cultura, a preservação e divulgação do patrimônio histórico e o ordenamento do aparelho burocrático por elas responsável.
(    ) Formulações e/ou propostas desenvolvidas pela administração pública, organizações não governamentais e empresas privadas, com o objetivo de promover intervenções na sociedade através da cultura.
(    ) À medida que a política cultural traz uma resposta de uma autoridade política a um determinado problema do campo social ou artístico, ela condiciona de forma efetiva a economia dos bens culturais e as suas instituições, determinando, assim, a gênese e a     história do campo de produção cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CANCLINI, Nestor Garcia. Definiciones em transición. In: MATO, Daniel (org). Estúdios latinoamericanos sobre cultura e transformaciones sociales em tiempos de globalización. Buenos Aires, Clacso, 2001.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Segundo Araújo e Rodrigues (2017, p. 24), quando há divergências com relação a uma imagem, os defensores de ideias diferentes podem conseguir desestabilizar o monopólio. Imagens políticas alternativas são desenvolvidas com base em alguns componentes. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	Informações e dados empíricos e apelos emotivos.
	 b)
	Apelos emotivos e dados científicos.
	 c)
	Informações e dados científicos.
	 d)
	Manipulação de dados científicos.
	5.
	O SNC é definido como um "processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios). De acordo com as Políticas públicas para a cultura por intermédio do Sistema Nacional de Cultura (SNC), acerca do Princípio do SNC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diversidade das expressões culturais.
(    ) Universalização do acesso aos bens e serviços culturais.
(    ) Fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais.
(    ) Individualização entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	A análise de políticas públicas trouxe benefícios para o desenvolvimento de quadros teóricos, conceitos e disciplinas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Existem diferentes tipos de análises de política e a escolha de qual análise será utilizada dependendo do analista que desenvolve, entretanto, segundo Ruas (2014, p. 20), antes de tudo, a análise de política possui "objetos". Sobre esses objetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os problemas com que se defrontam os formuladores de política (policy makers), auxiliando o seu equacionamento.
II- Os problemas com que se confrontam os formuladores de política (policy makers), auxiliando o seu enfraquecimento.
III- O estudo da biblioteconomia, psicologia, sociologia, história e estudos das organizações.
IV- O estudo da economia, psicopedagogia, sociologia, história e estudos das organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
RUAS, Maria das Graças. Políticas públicas. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2014.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	Na ciência política, o estudo de políticas públicas está centrado no poder e suas relações, assim como nos processos de aquisição dos recursos de poder, processos de participação no poder, competição e nas alianças realizadas (ARAÚJO; RODRIGUES, 2017). Sobre as bases teóricas que fundamentam as Políticas Públicas, analise as sentenças a seguir: 
I- O estudo da economia, psicologia, sociologia, história e estudos das organizações.
II- O estudo da economia, psicologia, sociologia, geografia e estudos das organizações.
III- O estudo da biblioteconomia, psicologia, sociologia, história e estudos das organizações.
IV- O estudo da economia, psicopedagogia, sociologia, história e estudos das organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARAÚJO, Luísa Araújo; RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise de políticas públicas. Sociologia: problemas e práticas, v. 83, p. 11-35, 2017.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	Iniciada no início da década de 1960, nos Estados Unidos, a análise de políticas públicas visa colocar em pauta tanto a política quanto a política pública, procurando conhecer e descrever as ações do governo e também analisar e prescrever as políticas públicas. Estevão e Ferreira (2018) afirmam que a análise de políticas públicas
se originou de duas vertentes de interesse. Sobre essas duas vertentes de interesse, analise as afirmativas a seguir:
I- Das dificuldades que as pessoas idealizadoras e elaboradoras de políticas tinham frente à complexidade dos problemas.
II- A atenção dos cidadãos da comunidade que atuam relacionadas às políticas públicas visando à resolução de problemas no setor público.
III- Das facilidades que as pessoas idealizadoras e elaboradoras de políticas tinham frente à complexidade dos problemas.
IV- A atenção dos pesquisadores e acadêmicos que estudam questões relacionadas às políticas públicas visando à resolução de problemas no setor público.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ESTEVÃO, R. B.; FERREIRA, M.D.M. Análise de políticas públicas: uma breve revisão de aspectos metodológicos para formulação de políticas. Holos. Natal, n. 34, v. 3, p. 168-185, 2018.
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	A política pública fornece orientação aos governos e links de prestação de contas aos cidadãos. Em alguns momentos, a tomada de decisão é regida por valores, em vez de se basear puramente em dados objetivos. Vinculamos as políticas públicas vinculadas aos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e educacionais. Sobre as políticas públicas, analise as afirmativas a seguir: 
I- No período pós-guerra, a análise de políticas públicas como campo disciplinar de estudos teve seu desenvolvimento potencializado, pois, por um lado, havia a expansão das áreas de intervenção do estado, buscando a resolução de problemas e exigindo informações sobre os mais diversos assuntos e setores da sociedade.
II- O vasto conjunto de políticas se entrelaça e impacta no desenvolvimento de novas políticas e emendas de políticas.
III- As políticas públicas, enquanto objeto de estudo, configuram, em primeiro lugar, processos simples e tridimensionais que se desenvolvem em múltiplos níveis de ação e de decisão. 
IV- O ciclo de políticas públicas é um processo interativo e não linear.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	10.
	A escolha de instrumentos de política pelo governo é mais importante que as ações realizadas no passado (instrumentos de política que o governo atual usou no passado). No quadro político, outras restrições podem surgir, tais como pressões financeiras, sociais, internacionais e culturais (MACKAY; SHAXTON, 2005). Sobre os conceitos relacionados a essa demanda, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MACKAY, Melissa; SHAXTON, Louise, Understanding and Applying Basic Public Policy Concept. In: PAL, Leslie A. Beyond Policy Analysis. 3. ed. Londres: Nelson College Indigenous, 2005.
	 a)
	Baseado em informação: não influencia as pessoas através da transferência de conhecimento.
	 b)
	Baseado em despesas: o dinheiro é usado como um instrumento direto para alcançar o resultado.
	 c)
	Fazer nada: restrições financeiras ou precedentes que façam com que o governo escolha agir para resolver a questão.
	 d)
	Regulamento: fornece um serviço direto para alcançar o resultado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?