Buscar

APS PROCESSOS MOLECULARES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APS- PROCESSOS MOLECULARES E GENETICOS
1- O que agentes cancerígenos e quais fases da carcinogênese eles podem atuar?
 Agentes cancerígenos são componentes internos ou ambientes que podem promover a mutação do DNA celular, levando assim ao desenvolvimento e replicação celular anômalos. E que podem afetar qualquer fase da carcinogênese: na iniciação, no qual as células sofrem o efeito dos agentes carcinogênicos que provocam modificações em alguns de seus genes; Na promoção, no qual as células geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual.; na progressão, no qual a multiplicação está descontrolada e irreversível das células alteradas. E na inibição do câncer. 
2- Qual a importância de se procurar novas mutações e polimorfismos?
 É importante procurar novas mutações e polimorfismos devido a determinação da predisposição familiar para o desenvolvimento de câncer, proporcionando assim novas perspectivas de prevenção, diagnóstico precoce, prognósticos e terapêuticas genéticas para o tratamento da doença.
3- O que são biomarcadores? Quais as principais categorias? Explique elas. 
 Biomarcadores são moléculas que indicam processos normais ou anormais no seu corpo, que são encontradas no nosso sangue, urina, fezes e outras substâncias corporais. 
 Os biomarcadores têm sido categorizados em três tipos principais: de exposição, de suscetibilidade e de resposta. Os biomarcadores de exposição correspondem à expressão de um agente ambiental ou de seus metabólitos no meio interno dos indivíduos. Os de suscetibilidade indicam indivíduos mais ou menos propensos a desenvolver câncer quando expostos a substâncias cancerígenas. Os biomarcadores de efeito ou de resposta indicam alterações presentes em tumores; são tardios e permitem avaliar o prognóstico da doença.
4- Quais agentes ambientais podem contribuir com o desenvolvimento do câncer?
Os principais agentes ambientais que podem contribuir com o desenvolvimento do câncer são:
 A exposição a substâncias químicas nocivas, como a poluição mediante emissão dos gases monóxido de carbono e dióxido de carbono, substâncias do cigarro, produtos químicos como amianto, hidrocarbonetos aromáticos, aminas aromáticas e compostos nitrosos. Além disso, a exposição à radiação solar que também é um agente poderoso para desenvolvimento do câncer, como raios UV solares e artificiais e exposição constantes a raio X e radiações ionizantes. 
5- Escolha 4 genes, que podem ser utilizados como biomarcadores e que estão associados com tipos de câncer e descreva seu mecanismo de funcionamento. 
· O gene CYP1A1 é de crítica importância para o metabolismo do benzopireno, um hidrocarboneto policíclico aromático. Polimorfismos deste gene têm sido associados a cânceres de pulmão, esôfago, cabeça e pescoço.
· os genes NAT1 e NAT2 são responsáveis pela atividade da N-acetil-transferase. O nível de atividade das NAT2 determina as taxas de detoxificação ou ativação das aminas aromáticas.
· O gene p53, está localizado no braço curto do cromossomo 17 e codifica para uma proteína nuclear de 53.000 daltons. As mutações no p53 são eventos genéticos frequentemente observados em vários tipos de câncer em humanos e relacionados com o agente ambiental envolvido e controla o ciclo celular, durante a fase G1, retardando o processo de divisão para que ocorra o reparo ou mesmo impedindo a divisão celular através de apoptose (morte celular). Por outro lado, mutações no gene p53 induzem à formação de proteínas alteradas que não conseguem interromper o processo de divisão celular e, sem tempo suficiente para que ocorra o reparo do DNA, a célula carrega o dano para as divisões subsequentes possibilitando a formação dos tumores.
· os genes BRCA1 e BRCA2, têm importância limitada sobre o risco atribuível de câncer. Também atuam no processo de divisão celular, efetuando o reparo de lesões do DNA. Mutações nestes genes são associados ao surgimento de canceres de mama e ovários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando