Buscar

Bioquimica II - ED 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquimica II
1- a) O que significa o aparecimento de frutose-1P no cérebro dos ratos pelados do deserto quando desafiados pela anóxia? 
Significa que os ratos pelados utilizam a frutose no metabolismo glicolitico como substituto da glicose durante o estado de anóxia.
b) Porque o cérebro de camundongos aparentemente não metaboliza frutose independente da tensão de oxigênio? 
Pois a frutose é absorvida principalmente pelo fígado, intestino (GLUT5), e rim. No fígado sua entrada é mediada pelo transportador GLUT 2.
c) Qual a explicação mais plausível para o aparecimento de uma grande quantidade de frutose-1P no cérebro dos ratos pelados do deserto? 
A fosforilação de frutose via KHK poderia contornar o bloco regulatório PFK, permitindo fluxo glicolítico contínuo independente do status de energia celular e por não possuir transportadores específicos na região, a frutose 1P acaba se acumulando.
d) Explique bioquimicamente esta adaptação metabólica dos ratos pelados do deserto. 
Para sobreviver os ratos pelados desligam o sistema metabólico baseado em glicose e ativa outro que usa a frutose e dispensa o oxigênio para funcionar.
Não é um método muito eficiente, mas permite produzir energia de uma forma estável.
e) Discuta as potenciais implicações clínicas desta descoberta.
Essa descoberta permite entender essa troca metabólica e pode ajudar a criar tratamentos para pacientes que sofrem com crises de falta de oxigênio, como ataques cardíacos ou outros problemas cerebrais.

Continue navegando