Buscar

Atividade N1 - GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS - UNIRRITER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade N1 – GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS, respondendo as seguintes questões:
- Dentro deste contexto, quais técnicas Laura podem usar para reduzir o cronograma e consequentemente atingir os prazos do projeto?
- Como ela pode avaliar os possíveis impactos e estabelecer a alternativa mais adequada para resolver esse problema?
- Será que o orçamento de custos do projeto elabora por Laura está de acordo com as boas práticas de gerenciamento de projetos?
Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para o reduzir o cronograma e consequentemente atingir o prazo estipulado. A primeira a ser citada é a utilização de um Software de gerenciamento de projetos, pois facilitará a visualização do projeto como um todo, controlando os recursos, os cronogramas, controlar a produtividade, etc. É uma ferramenta que permite planejar, organizar e gerenciar todo o trabalho dos seus colaborados, desde a etapa primária até à última. Um bom software de gerenciamento de projetos também serve como ferramenta de colaboração. Você pode coordenar as tarefas da equipe para que todos saibam quem está fazendo o quê. Compartilhando feedbacks, arquivos e atualizações de status. E mais, com uma visão completa sobre os trabalhos, as equipes cuidam das tarefas certas no momento certo. Os principais benefícios de utilizar a ferramenta é que irá conseguir acompanhar o progresso, praticamente em tempo real, mapeando as tarefas e consequente priorizar os objetivos, facilitando a comunicação, melhorando a colaboração, etc. Com tudo isso, Laura terá uma série de dados e informações que podem e devem ser utilizadas para ajustar o cronograma dentro da realidade necessária. Outra ferramenta que ela pode utilizar é o método de compreensão, que consiste na análise criteriosa das alternativas existentes, selecionando a que maximize os resultados com o menor custo, dentro dessa alternativa, pode-se utilizar o aumento de horas trabalhadas (horas extras), contratar empresas terceirizadas para agilizar o andamento da obra e auxiliar nas construções. Além do mais, pode fazer também a execução de obras em paralelo, ou seja, fazer duas ou mais etapas ao mesmo tempo, desde que dentro dos pré-requisitos. Conforme mencionada, através das informações, Laura terá uma série de dados e informações ao seu alcance, que juntamente de softwares de gerenciamento e pessoal especializado, poderá estabelecer os impactos das tomadas de decisões e consequentemente escolher o caminho mais adequado a seguir, dentro das regras acordadas. Com todas essas informações Laura enquadra-se dentro das boas práticas, visto poder comunicar a todos os envolvidos as informações relacionadas ao projeto, também está planejando, estimando, determinando e controlando os custos. Dessa forma, existe a possibilidade de documentar tudo, ficando mais prático e fácil o entendimento dos envolvidos no que tange o gerenciamento de custos e orçamento. É visto que Laura tem um difícil trabalho pela frente, mas utilizando as ferramentas necessárias e utilizando das boas práticas dos gerenciamentos de projetos, conseguirá atingir os objetivos propostos do projeto.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Luiza. 10 boas práticas para gerenciamento de projetos. siteware.com.br. 2017. Disponível em: < https://www.siteware.com.br/projetos/gerenciamento-de-projetos/
>. Acesso em 15 de out. de 2020.
CAMARGO, Robson. Gerenciamento de riscos: você sabe como deve fazer em um projeto?. robsoncamargo.com.br. 2019. Disponível em: <https://robsoncamargo.com.br/blog/Saiba-como-fazer-gerenciamento-de-riscos-em-um-projeto>. Acesso em 15 de out. de 2020.
CARVALHO, Fabio Câmara Araújo de. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
DUNDUN, Massa. 9 dicas para reduzir o tempo de execução da sua obra. blog.massadundun.com.br. 2019. Disponível em: <https://blog.massadundun.com.br/dicas-para-reduzir-o-tempo-de-execucao-da-sua-obra/>. Acesso em 15 de out. de 2020.
JUSTO, Andreia. Gerenciamento de Custos em Projetos: o que é, qual a importância, como fazer e dicas práticas. euax.com.br. 2019. Disponível em: <https://www.euax.com.br/2019/02/gerenciamento-de-custos-em-projetos/
> . Acesso em 15 de out. de 2020.
KERZNER, Harold. (2011). Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. São Paulo: Blücher.
MONTES, Eduardo. Guia de Gerenciamento de Projetos. escritoriodeprojetos.com.br. 2020. Disponível em: <https://escritoriodeprojetos.com.br/guia-de-gerenciamento-de-projetos>. Acesso em 15 de out. de 2020.
SMART CONSULTING. PMBOK: 10 dicas aprofundadas para aplicar boas práticas de gestão de projetos. blog.smartconsulting.com.br. 2020. Disponível em: < https://blog.smartconsulting.com.br/boas-praticas-de-gestao-de-projetos/>. Acesso em 15 de out. de 2020.
Vargas, R. V. (2016). Gerenciamento de Projetos 8a ed.: Estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport.
Xavier, Carlos Magno da Silva (2009). Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2. ed. São Paulo: Saraiva.

Continue navegando