Buscar

ATIVIDADE DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 1 de 1
Enviado 19 abr em 16:41
Esta tentativa levou 41 minutos.
 
Pergunta 1
1 / 1 pts
Leia o texto a seguir:
 A P&G, empresa global que atua nos setores de cuidados pessoais e cuidados com o lar, possui diversas marcas de sucesso no mundo e no Brasil. A empresa tem 181 anos de existência e nesse período lançou marcas que se tornaram sucesso em inúmeros mercados, como Pantene, Pampers e Ariel. A P&G também adquiriu outras empresas, com marcas de sucesso como Gillette e Vicks. Seja lançando e desenvolvendo produtos com suas marcas ou adquirindo empresas com produtos e marcas já reconhecidos, a empresa utiliza a estratégia de marcas múltiplas. A estratégia de marcas múltiplas possibilita que a empresa tenha marcas individuais, independentes do nome da empresa ou das demais marcas que a empresa comercializa.
 (Fonte: Disponível em: https://br.pg.com/marcas-e-produtos-pg/ (Links para um site externo.) . Acesso em: 10 dez. 19)(adaptado)
A partir do texto lido, demonstre as vantagens que a P&G pode ter ao adotar a estratégia de marcas múltiplas nos mercados onde atua.  
Sua Resposta:
A vantagem principal para empresas como a P&G ao adotarem a estratégia de marcas múltiplas é por não ter o nome da empresa vinculado a determinada marca caso determinado produto não tenha o sucesso esperado ou passe aos consumidores a impressão de ser um produto de baixa qualidade não comprometendo a sua reputação.  
No módulo foi também apontado outras vantagens dessa estratégia como a flexibilização quanto ao nome do produto podendo então optar por combinar características e a posição do produto para então definir seu nome.
Aumento no ponto de venda de seus produtos é outra vantagem. No caso da P&G podemos exemplificar a linda de produtos para cabelos. O ponto de venda é consideravelmente maior para a empresa, pois em um mesmo espaço eles expõem suas 5 marcas shampoos, condicionadores e ainda subtipos de shampoos para cada marcar (para cabelo oleoso, cabelos danificados e etc.).
Além de cada uma das marcas já serem consolidadas e terem seus públicos-alvo.
A estratégia de marcas múltiplas ainda tem como vantagem proporcionar aos consumidores a sensação de novos produtos. A marca Aussie não é uma marca tão antiga no mercado brasileiro. Muitos a conheciam por terem viajado e comprado fora do Brasil e quando chegou ao consumidor brasileiros para aqueles não conheciam a marca internacional, tiveram a sensação de poder adquirir um novo shampoo.
Outra vantagem que pode ser bem expressiva para a P&G é o uptrading e downtranding pois consumidores podem adquirir seus produtos mais caros ou mais baratos considerando que a empresa possui produtos que atendem tanto o consumidor que compra produtos mais caros como os que optam por produtos que tenham um menor valor.
        
 
 
Espera que o aluno responda:
 
Existem diversas vantagens que podem ser apontadas em relação à adoção da estratégia de marcas múltiplas pela P&G. Dentre elas, destacam-se:
Flexibilidade na escolha do nome que melhor se adapta às características, atributos e/ou posicionamento do produto.
Possibilidade de downtrading ou uptrading (migração do consumidor para marcas mais baratas/inferiores ou para marcas mais caras/superiores) entre as marcas da empresa, minimizando perdas de participação de mercado da linha ou da empresa como um todo.
Não-comprometimento de outros produtos ou da reputação da empresa no caso de insucesso de um produto.
Maior ocupação de espaço no ponto-de-venda.
Otimização da segmentação de mercado.
Sensação de novidade para o consumidor.
Competição interna, levando a maior eficácia: cada marca vence – ou não – por seus próprios méritos.

Continue navegando