Buscar

EDUCAÇÃO FÍSICA E POLULAÇÃO ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

onsiderando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre os aspectos históricos das políticas públicas voltadas ao exercício e à saúde, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) Promover a saúde e prevenir a doença são atitudes que custam muito menos do que se submeter a tratamentos, exames, internamentos, cirurgias, período de reabilitação e perda de dias produtivos.
II. ( ) Em meados do século XX, o exercício, como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), passa a ser estudado por um grande número de profissionais em diversos países.
III. ( ) Na segunda metade do século XX, pesquisadores de Educação Física dos Estados Unidos passaram a incentivar, em todo o mundo, maior atenção para a mudança de estilo de vida com o objetivo de melhoria da aptidão cardiorrespiratória, da força, da resistência muscular e da flexibilidade da população.
IV. ( ) Em meados do século XX, o exercício, como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças agudas transmissíveis, passa a ser estudado por um grande número de profissionais em diversos países. 
 D =V – V – V – F
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre a epidemiologia das cardiopatias, é correto afirmar que a síndrome metabólica:
 A = Não é apenas uma doença, mas um conjunto de vários fatores, que, reunidos, causam significativa alteração no metabolismo do individeo
nsiderando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre os fatores de risco modificáveis e não modificáveis para a aterosclerose, a
 A=Entre os fatores de risco modificáveis para a aterosclerose estão o tabagismo, a obesidade e a hipertensão arterial.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “resistência de força”:	
 C= Trata-se da capacidade de um músculo ou de grupo muscular vencer a resistência (exercícios concêntricos), ser igual à resistência (exercícios isométricos) ou quando a resistência supera a força, no caso dos exercícios excêntricos.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre os conceitos relacionados à atividade física, exercício físico, aptidão física e composição corporal, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um desses elementos: 
Atividade física
Aptidão física voltada para a saúde
Exercício físico
Composição corporal
Aptidão cardiorrespiratória 
( ) Toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e manutenção de um ou mais componentes da aptidão física,
( ) Capacidade de realizar as atividades do dia a dia com disposição, o que é favorável na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
( ) Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso.
( ) Capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constante.
( ) É a aptidão física relacionada à proporção de massa corporal magra e de massa gorda no indivíduo.	
 D= 3 – 2 – 1 – 5 – 4
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que a via aeróbia: 
 E= Utiliza o oxigênio como fonte para a produção do ATP (Adenosida Trifosfato).
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) Indicadores de obesidade central, como a circunferência da cintura e a razão cintura-quadril, associam-se fortemente ao volume de tecido adiposo visceral e são considerados fatores de risco importantes para o aumento na incidência de insuficiência cardíaca.
II. ( ) Indicadores de obesidade central estão relacionados positivamente com a quantidade de tecido adiposo visceral e distúrbios cardiometabólicos.
III. ( ) Indicadores de obesidade central, como a circunferência da coxa e do antebraço, associam-se fortemente ao volume de tecido adiposo visceral e são considerados fatores de risco importantes para o aumento na incidência de artrite.
IV. ( ) A atividade física é um meio não medicamentoso bastante eficiente em relação à prevenção e ao tratamento da obesidade.
 B= V – V – F – V
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre o índice de massa corporal (IMC), é correto afirmar que:	
 C=Existem valores específicos utilizados para identificar, em meninos e meninas, situações de obesidade, de sobrepeso, de risco de sobrepeso, do IMC adequado para a idade, de magreza ou de magreza acentuada para indivíduos de 0 a 2 anos, de 2 a 5 anos, de 5 a 10 anos e de 10 a 19 anos.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre o ciclo menstrual, é correto afirmar que esse ciclo
 C= Pode ser considerado o conjunto de eventos que culminam na descamação do endométrio, camada interna do útero, com consequente sangramento denominado menstruação.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de aptidão cardiorrespiratória:
 E= É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constante.

Outros materiais