Buscar

psicologia social

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
PSICOLOGIA – N1PSISOC
DAMARES ARRUDA RODRIGUES DE FARIAS - 239812017
	
PSICOLOGIA SOCIAL
..................................................................................................................................................
GUARULHOS
2020
DAMARES ARRUDA RODRIGUES DE FARIAS
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso PSICOLOGIA do Centro Universitário ENIAC para a disciplina PSICOLOGIA SOCIAL.
Profª William Machado de Oliveira
.....................................................................................................................................................
GUARULHOS
2020
ASSUNTO 1
Na Ilha Grande dos Marinheiros foram encontrados diversos desafios, tais como a baixa renda econômica dos moradores que ali se encontram, a exclusão e estigmatização daquela população relacionada ao muro construído em 1971 na avenida Mauá. Podemos salientar também, o sentimento de não pertencimento dos jovens em relação à cidade e aos seus espaços, reforçando a falta de oportunidades para troca de experiências coletivas sofrida pelos moradores.
No decorrer dos dias os psicólogos puderam compreender como a falta de espaços de convivência para os jovens da ilha fazia com que a distância entre eles e as oportunidades ganhassem proporções maiores a cada momento. A falta de perspectiva para o ingresso na vida acadêmica era resultado do desconhecimento que os jovens tinham em relação às possibilidades. Os autores compreenderam que o deslocamento espacial pode potencializar as transformações, e que a interação completa com a comunidade que está sendo trabalhada traz novas maneiras de agir e atuar.
A psicologia social proporcionou comunicação e troca de experiências, ofereceu conhecimento sobre o desconhecido através do passeio dos jovens da ilha para o campus da universidade, resultando em otimismo entre eles em relação às possibilidades que os estudos podem oferecer. Através do trabalho realizado foi notório por parte dos autores como a visão do mundo daqueles jovens foi transformado.
ASSUNTO 3
Crenças culturais já estabelecidas, tais como: “violência como caso de polícia”, “tem mulheres que gostam de apanhar”.
CONCLUSÃO
Desenvolver este trabalho me fez compreender ainda mais as diferenças sociais que existem em nosso país e como é importante que as pessoas comecem a entender que somente a educação pode mudar o rumo de uma nação. Dados tão significativos nos mostram que o nosso papel na sociedade vai além do que contribuir é sobre participar, ou seja, fazer parte da sociedade como um todo. 
REFERÊNCIAS
Scisleski, A.C.C., Maraschin, C. & Tittoni, J. A Psicologia Social e o Trabalho em Comunidades: Limites e Possibilidades. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology - 2006, Vol. 40, Num. 1 pp. 51-58.
João, F.R., Lourenço, L.M. O papel das crenças na origem e manutenção da violência: uma abordagem teórica. Psicologia.pt ISSN 1646-6977 Documento publicado em 15.10.2017.

Continue navegando

Outros materiais