Buscar

Água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Água
Substância cujas moléculas são compostas por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. 
Propriedades físicas:
· Cor – transparente 
· Sabor – mineral ou enxofre
· Odor – sem odor ofensivo; enxofre
· pH – entre 6-9 (normal)
A água é o maior constituinte do corpo, e a manutenção estável de sua quantidade é rigidamente controlada. O corpo humano pode perder praticamente toda a gordura e acima da metade da proteína e sobreviver, enquanto a perda de um décimo da água pode resultar em morte. O mesmo pode ocorrer com os animais domésticos, variando entre as espécies a capacidade de perdê-lo. 
Funções:
· Representa papel de proteção mecânica dos órgãos delicados tais como os centros nervosos, olhos, fetos e etc
· É um excelente lubrificante para órgãos que são submetidos a fricções (articulações, tendões)
· Veículo dos nutrientes na digestão, absorção, transporte para as células e excreção
· Manutenção da pressão osmótica intracelular 
· Por causa do seu alto calor especifico, é capaz de absorver o calor produzido nas reações, dissipando-as para a pele, pulmões e a luz intestinal 
Contaminação mineral:
Salinidade – Sólidos Totais Dissolvidos (STD): conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas num liquido sob formas moleculares, ionizadas ou micro granulares. É um parâmetro de determinação da qualidade da água, pois avalia o peso total dos constituintes minerais presentes na água, por unidade de volume. 
As substâncias dissolvidas envolvem o carbonato, bicarbonato, cloreto, sulfato, fosfato, nitrato, cálcio, magnésio, sódio e íons orgânicos. Quando presentes em elevadas concentrações podem ser prejudiciais. 
Metabolismo da água:
1. Entrada da água para o animal
a) Água livre ou de bebida – água “in natura”; à vontade. A ingestão de água aumenta, em termos absolutos, com a idade; diferenças na temperatura ambiente também afetam grandemente o consumo de água, por causa da termorregulação. Principal fonte de água para os animais. 
b) Água metabólica – disponibilidade endógena de água, resulta da formação de água no decorrer do catabolismo dos vários metabólitos. Refere-se à água fornecida durante o processo de oxidação dos H2 contidos nas proteínas, carboidratos e gorduras a nível de metabolismo orgânico. 
As gorduras produzem maior quantidade de água metabólica do que os carboidratos e proteínas. No entanto, os carboidratos produzem maiores quantidades de água metabólica por kCal de energia metabolizável produzida. Nesse caso, em privação de água, seria indicada a ingestão de carboidratos. Animais que hibernam metabolizam gorduras e carboidratos para o fornecimento de energia e isto produz suficiente água metabólica para sua manutenção. 
A água formada desta maneira provoca diminuição da concentração molecular nas células e o desligamento dos metabólitos dos espaços intercelulares par ao interior das células, função que a água de origem exógena não pode cumprir. 
2. Perda de água pelo animal 
a) Via renal – a eliminação pelos rins é bloqueada pela aldosterona quando a água do organismo está em nível baixo, a fim de reter maior quantidade de água no sangue e diminuir a eliminação urinária. A eliminação via renal também é condicionada pela perda através de outras vias, como o suor, fezes e pela quantidade de substâncias a eliminar, como eletrólitos, e sobretudo excretas de nitrogênio: ureia (mamíferos) e ácido úrico (aves). Depende de: temperatura ambiente, digestibilidade de matéria seca, consumo, metabolismo e excreção de nitrogênio.
b) Perda insensível (pulmão e pele), evaporação – as perdas pela via cutânea e pulmonar são ainda mais variáveis pois constituem, na maioria das espécies, o fator principal da regulação da temperatura do corpo. 
No caso da eliminação pulmonar, a quantidade de água necessária para saturar o alvéolo depende da umidade do ar inspirado, sua temperatura e da ventilação pulmonar. O ar expirado está próximo da temperatura do corpo e bastante saturado de água, o que representa perda de energia considerável para um animal em clima frio e um meio de liberação de calor para um animal em clima quente. Uma grande quantidade de calor é transferida do sangue circulante para o ar, então expirado. A evaporação de água pelos pulmões, que não conduz as perdas é um mecanismo de termorregulação importante no corpo, em bovinos, no carneio e no cavalo de corrida e, principalmente, no cão. 
Na eliminação cutânea, o elemento constante é representado pela eliminação de suor, que resulta da difusão de água através do tegumento cutâneo e da secreção de glândulas sudoríparas. A perda de água através da transpiração sempre é acompanhada da perda de substâncias como o cloreto de sódio, sulfatos, fosfatos, composto de enxofre, ácido lático e vitaminas hidrossolúveis. Esta eliminação, no caso dos dejetos, é favorável, pois diminui o trabalho dos rins. A transpiração é importante para o homem e o calor; menor em ovinos; nula nos caprinos, coelhos, cães, gatos e aves. 
c) Fezes (via digestiva) – nesse caso, a água provém, em parte, diretamente da água de bebida e dos alimentos. Uma outra parte é constituída pela porção de água eliminada pelas secreções digestivas que não foram absorvidas. 
d) Leite – a produção de 1 litro de leite retira da vaca 873g de água, em média.
e) Feto 
OBS.: absorção de água é feita no intestino grosso. 
Efeitos da desidratação: 
· Gengivas e língua seca
· Olhos secos ou saltados
· Apatia
· Perda de peso
· Perda de apetite
· Respiração ofegante
· Batimentos cardíacos acelerados
· Falta de elasticidade da pele
Balanço de água:
O corpo não armazena água e, por isso, ela deve ser reposta diariamente.

Outros materiais