Buscar

Atividade 3 - Auditoria da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As etapas de execução da auditoria de qualidade abrangem quatro fases muito importantes para o trabalho desenvolvido pelos auditores: a preparação inicial, o planejamento detalhado, o relatório de não conformidades e as visitas de acompanhamento e supervisão. 
As duas primeiras etapas citadas são realizadas antes da análise sobre as conformidades (ou não) da organização. Já o relatório de não conformidades e as visitas de acompanhamento e supervisão representam a atividade final da equipe de auditores, que fornece à instituição os meios de aprimorar a realização das suas atividades (ABNT NBR ISO 19011:2018). Para a execução dessas etapas, além das competências técnicas, o auditor  deve ter sólidos conhecimentos acerca dos princípios de auditoria, métodos e processos; normas de sistema de gestão; informação relativa ao auditado e seu contexto; e requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis. Segundo  O’Hanlon (2009), o mercado de trabalho apresenta desafios cada vez maiores para a seleção dos auditores, visto que o foco principal é contribuírem com a melhoria dos resultados da organização auditada, a partir do relatório por eles apresentados. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: Quais são as etapas a serem conhecidas e seguidas pelos auditores de qualidade que almejam uma colocação no mercado de trabalho? Para responder ao questionamento, utilize o conteúdo estudado na disciplina.
R – O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e exposição das conclusões, para tanto é necessário autonomia e credibilidade para poder revisar e avaliar políticas e planos, procedimentos, normas, operações e registros, imprimindo qualidade excepcional aos seus relacionamentos profissionais, identificando a origem dos problemas detectados e discutindo prontamente a solução, sempre agindo com lisura, paciência, educação, respeito, criatividade e senso crítico.
A adoção deste posicionamento tornará o auditor interno um profissional mais respeitado, consolidando sua credibilidade junto à organização, sendo de suma importância à necessidade de treinamento, educação continuada, aperfeiçoando para o exercício dessa atividade, procurando antever os problemas organizacionais, atuando nas causas e não nos efeitos.
 As 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso são: 
1. Planejamento:
As ações tomadas no momento anterior a realização da auditoria são determinantes para o sucesso das atividades que começa com a elaboração de um plano de ação para guiar a execução da auditoria. Esse plano deverá apresentar todas as atividades, além do escopo, com processos, departamentos ou produtos que serão auditados.
Nesta etapa também é importante que o auditor identifique toda a documentação relacionada como políticas ou procedimentos de qualidade. Ainda nesta etapa, pode ser elaborada a lista preliminar das pessoas que serão entrevistadas.
2. Preparação:
Este é o momento em que os auditores poderão conhecer um pouco mais sobre o Sistema de Gestão de Qualidade da empresa, analisando mais a fundo a documentação existente. É importante que cada membro da equipe de auditoria esteja preparado para a atividade e com acesso ao check-list de verificação. O checklist é fundamental para orientar o auditor para não esquecer nenhum detalhe a ser avaliado e para registrar as constatações e observações.
3. Execução:
A execução acontece através da coleta de informações, que determinam se o departamento em questão está seguindo os padrões e procedimentos de controle de qualidade estabelecidos previamente pela empresa. Nesta fase, o auditor entrevista as pessoas, fazendo perguntas e tomando nota das constatações. De acordo com o que for constatado, os planos de auditoria e checklists podem ter seu escopo expandido, e podem ser submetidos a uma avaliação mais profunda.
É neste momento que serão registradas as não conformidades - desacordos com o processo e procedimento padronizado e as oportunidades de melhoria.
4. Encerramento:
Após concluída a execução da auditoria, a equipe de auditores se reúne para rever as áreas problemáticas, e para determinar as recomendações para corrigir problemas de qualidade. Essas informações irão compor o relatório de Resultados da Auditoria.
Esse relatório é um insumo importante para as reuniões estratégicas realizadas pelas lideranças. Ele ajuda a avaliar os resultados e a definir como implementar as ações de melhoria sugeridas pela equipe de auditores.

Continue navegando