Buscar

Conceitos sobre Oficina, Erro, Brincadeira e Componentes de um Jogo

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa que melhor responde à questão: “O que significa oficina?”.
 
 
Oficina tem origem no latim officina e significa “espaço de construção de conhecimentos”.
 
O termo oficina significa “lugar em que se exerce um ofício”.
 
Oficina é um termo latino que quer dizer “laboratório de pesquisa, ensino e aprendizagem”.
 
Oficina, termo que se origina do latim officina, quer dizer “local em que se exerce um ofício.”
Assinale a alternativa que indica como o erro é visto dentro do trabalho desenvolvido em uma oficina psicopedagógica:
 
 
 O erro é visto como um obstáculo à aprendizagem que deve ser evitado no trabalho desenvolvido nas oficinas, o que se garante mediante orientação adequada por parte do ensinante e rigor no cumprimento de regras previamente estipuladas.
 
O erro é visto como um sintoma que indica problemas de aprendizagem e precisa ser corrigido. Ao se perceber a sua existência, chama-se a atenção do sujeito e se questiona a origem desse erro.
 
 O erro é um indicativo de que o trabalho pedagógico em sala de aula não atingiu seus objetivos. Trabalha-se, então, na tomada de consciência sobre ele para se evitar novas ocorrências, ensinando os procedimentos corretos.
 
O erro é visto como fundamental e natural no processo de conhecer e aprender. Errar e tomar consciência do erro possibilita levantar hipóteses e testá-las, confirmá-las ou não, retomar o caminho, refazer e tentar novamente.
Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas em seguida, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta quanto ao brincar:
( ) Brincar representa uma atividade ocupacional importante para o lazer infantil: distrai, diverte e auxilia na passagem do tempo.
( ) Brincar é uma atividade que participa da estruturação do sujeito, contribuindo para a aprendizagem e para desenvolvimento.
( ) Ao brincar a criança elabora teorias sobre o mundo, sobre suas experiências, seus sentimentos, suas relações, sua vida.
( ) Brincar é um passatempo interessante para a criança, pois ao mesmo tempo que distrai, possibilita experimenta descobrir, inventar, exercitar e conferir habilidades.
 
 
 
V-F-F-V.
 
F-V-V-F.
 
F-V-F-V.
 
V-V-F-V.
Brincadeira é o ato ou efeito de brincar, momento em que a criança se utiliza dos brinquedos para brincar. Ao longo do desenvolvimento infantil a criança brinca de maneiras diferentes. Relacione o tipo de brincadeira com o que a caracteriza e com o comportamento manifesto pela criança. Assinale, em seguida, a alternativa que apresenta a sequência correta:
Tipos de brincadeira:
 
(1) Brincadeira solitária.
(2) Brincadeira em grupo sem interação.
(3) Brincadeira em grupo com interação.
(4) Brincadeira cooperativa.
Característica:
( ) A criança demonstra interesse pelo brinquedo e tem a necessidade de pertencer ao grupo, por isso brinca em conjunto, por exemplo, na montagem de peças de encaixe para construir um carro. Nesse momento, ela compartilha, divide, aguarda, realiza e conversa com outras crianças sobre a brincadeira e a tarefa a realizar.
( ) A criança começa a observar e a se interessar pelo brinquedo e pela brincadeira dos colegas. Tal interesse se manifesta por uma observação fortuita ou por uma observação atentas, em que a criança se mostra absorta e envolvida na brincadeira do outro, contudo sem relação entre eles e sem conversação.
( ) A atenção da criança se prende ao brinquedo e ao ato de brincar. O brinquedo, seus atributos e suas possibilidades são integralmente explorados pela criança, que, geralmente, permanece em silêncio ou falando consigo mesma, brincando com seu brinquedo, isolada e absorta.
( ) A criança se aproxima dos outros para brincar, aproximação que pode acontecer sem conflitos ou com atritos. Ela estabelece diferentes relações que perduram ou acabam rapidamente. No início realiza as atividades que todos estão realizando numa tentativa de se integrar e, gradativamente, envolve-se em uma mesma atividade, sendo mais importante a relação e a conversação 
 
 1-3-4-2.
 
3-2-1-4.
 
4-3-2-1.
 
 4-2-1-3.
Componentes de um jogo são os elementos que o constituem. Relacione os componentes do jogo a sua caracterização. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
 
(1) Participantes ou jogadores.
(2) Instrumentos ou recursos de jogar.
(3) Dinâmica do jogo ou estratégias.
(4) Espaço e tempo.
 
 
( ) Suporte para o ato de jogar, o elemento material que sustenta a ação de jogar.
( ) Local e duração adequados para a efetivação da ação de jogar.
( ) Sujeitos que participam de um jogo, do ato de jogar.
( ) Formas de se jogar o jogo: objetivo a alcançar, regras que organizam as ações de jogar e definem as relações entre os participantes do jogo.
 
 
 
1-3-4-2.
 
2-4-1-3.
 
3-2-4-1.
 
 4-1-2-3.
Leia as afirmativas a seguir quanto ao jogo simbólico e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. Marque, em seguida, a alternativa que apresenta a seqüência correta:
( ) O jogo simbólico aparece na fase que Piaget denomina de período operatório concreto, entre os 7 e os 12 anos, caracterizando-se por transformar o real para satisfazer as necessidades do “eu”. Apresenta-se sob a forma de jogos de ficção, de imaginação e de imitação.
( ) Os jogos simbólicos têm sua presença mais marcante na faixa etária de 2 a 6 anos e se relacionam aos chamados jogos de faz-de-conta: um cabo de vassoura pode se tornar um cavalo; a criança se torna a mamãe, a professora, a fada; um punhado de areia se torna um bolo de chocolate.
( ) O jogo simbólico possibilita à criança a realização de sonhos e fantasias, revela conflitos interiores, medos e angústias, alivia as tensões e frustrações. E uma forma de assimilação do real e um meio de auto-expressão.
( ) Através dos jogos de regras há a possibilidade da imitação de situações vividas pela criança, que podem ser atualizadas, adaptadas, modificadas com a introdução de outros elementos e a criação de cenas diferentes.
 
 
 
V-F-V-F.
 
F-F-V-F.
 
F-V-F-F.
 
F-V-V-V.
Macedo, Petty e Passos apresentam uma proposta para se utilizar em oficinas psicopedagógicas com jogos, que se caracteriza como uma forma de atuação construtivista com jogos, considerados como objetos de conhecimento”. Nessa proposta há quatro etapas. Relacione a denominação das etapas com a sua descrição e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
 
(1) Construção de situações-problema.
(2) Exploração dos materiais e aprendizagem das regras.
(3) Análise das implicações do jogar.
(4) Prática do jogo e construção de estratégias.
 
 
( ) Momento caracterizado pela análise da experiência vivi­da pelos participantes do jogo, feita com a mediação do educador, em que se estabelecem relações entre a expe­riência lúdica e as experiências pedagógicas vividas na escola e as situações vividas no contexto extra-escolar.
( ) Momento em que se joga o jogo até que se esgotem suas possibilidades, ou o interesse pelo jogo. O educador faz in­tervenções a fim de orientar os jogadores na ação de jogar.
( ) Nesta etapa se apresenta o jogo e seu material aos partici­pantes, estimulando-os a explorar e analisar os elemen­tos que o constituem; depois se trabalha a aprendizagem das regras do jogo através de conversação, de uma de­monstração, comentários e o jogo de várias partidas.
( ) Momento em que o educador ressalta, aos participantes, aspectos do jogo que julga importantes e os desafia a ob­servar e analisar esses aspectos. O desafio pode ser oral, por questionamentos, solicitação de justificativas, reto­mada de jogadas ou por representação gráfica.
 
 
 
 
3-2-1-4.
 
1-4-3-2.
 
3-4-2-1.
 
4-3-1-2.
Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro (F) para falso com relação à utilização dos jogos dramáticos e em dramatização nas oficinas psicopedagógicas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
( ) Por meio dos jogos dramáticosé possível estabelecer um espaço e um tempo de criação e imaginação, construção de conhecimentos, expressão, elaboração de sentimentos, domínio e equilíbrio do próprio corpo e de suas possibilidades expressivas, relacionais e motrizes.
( ) A relação entre as oficinas psicopedagógicas e os jogos dramáticos está no fato de que ambos possibilitam o desenvolvimento e a aprendizagem e têm um caráter lúdico.
( ) Na realização de uma oficina com atividades de dramatização, com crianças, o primeiro passo é a escolha de uma peça, que pode ser um drama, uma tragédia ou uma comédia, e a leitura desta, seguida da seleção dos papéis.
( ) Jogos dramáticos são exercícios de criação e expressão curtos, rápidos e objetivos e a dramatização exige um tempo maior de criação, elaboração e de expressão, ensaios, domínio das falas e preparação de figurinos e cenários.
 
 
 
V-V-F-V.
 
 F-F-F-V.
 
V-V-V-V.
 
V-F-V-F.
Assinale a alternativa que apresenta o que há de comum entre propostas de oficinas psicopedagógicas de Torres, Alessandriní e Grassi:
 
 
As propostas de oficinas psicopedagógicas apresentadas pelas três autoras destacam a importância de se trabalhar com artes plásticas e artes cênicas.
 
As propostas apresentam uma estrutura comum organizada em três etapas: sensibilização, desenvolvimento e fechamento.
 
Para as três autoras o momento crucial em uma oficina o inicial, com duração de cerca de 15 minutos, em que o conhecimento será construído e elaborado.
 
As autoras destacam como fundamental a utilização dos jo­gos de regras no início das oficinas psicopedagógicas, mo­mento marcado pelo estabelecimento de vínculos.
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S). São, entre outras, atividades de promoção do fortalecimento dos vínculos das crianças e adolescentes com suas famílias:
I. Participação da família na organização e comemoração de aniversários e outras datas comemorativas, sempre que possível realizada no domicílio da família.
II. Realizações de atividades recreativas e culturais com as famílias, crianças, adolescentes e profissionais do serviço.
III. Realização de “Oficinas de talentos” nas quais as famílias de origem, a criança ou adolescente difundam seus saberes e habilidades específicas (artesanato, brincadeiras, pequenos consertos, aproveitamento de alimentos e materiais, etc.).
IV. Rodas de conversas para pais e filhos, abordando temas levantados pela família, crianças e adolescentes.
 
Apenas I e III.
 
 Apenas III e IV.
 
I, II, III e IV.
 
Apenas II e IV.
Total de 10 questões
Fim de Prova
Plataforma

Continue navegando