Buscar

Atividade orientada EH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Maranhão
Programa de Formação de Professores – ENSINAR
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura
 Disciplina: Embriologia e Histologia
 Professora: Larissa Sarmento Santos
 Acadêmico: 
Embriologia Humana 
Questões
●O EMBRIÃO PRÉ-IMPLANTAÇÃO
1) Defina os termos:
- zigoto
R-É a célula formada apartir da união do espermatozóide  (gameta masculino) com o ovócito  (gameta feminino).
-blastômero
R-São células resultantes da segmentação do ovo fecundado.
- mórula
R- É o primeiro estágio embrionário.
- blastocisto
R- É o estágio de desenvolvimento da blástula, formado por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e uma dupla camada células, o trofoblasto, que é o percurso do córior.
2) Qual a função da zona pelúcida nesta fase?
R- É impedir implantação precoce no oviduto.
3) Defina os seguintes termos de elementos do blastocisto:
- trofoblasto
R-camada celular externa do blastocisto, contribui somente para formação da placenta
- embrioblasto
R- células internas (massa celular interna) que contribuem para formação do embrião e das membranas extraembrionárias
●IMPLANTAÇÃO E FORMAÇÃO DA PLACENTA
4) Descreva sucintamente o processo da implantação do blastocisto no útero, e defino os termos sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto. 
R- Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto. Cerca de 6 dias após a fecundação o blastocisto adere ao epitélio endométrio por ação de enzimas proteolíticas é a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas. Citotrofoblasto- camada celular interna proliferativa do trofoblasto. Siciciotrofoblasto- camada celular externa do trofoblasto. 
●DISCO EMBRIONÁRIO BILAMINAR
5) Onde e como se forma o âmnio
R- O epitélio o assoalho da cavidade amniótico e o hipoblasto o teto da cavidade exocelomica. Células do hipoblasto migram para formar a membrana exocelomica que reveste a superfície interna do citotrofoblasto. Logo se modifica para formar o saco vitelino primitivo. As células extraembrionário que circunda o âmnio e o saco vitelino. Assim, há formação do âmnio disco bilaminar e saco vitelino.
6) Qual a diferença entre o saco vitelínico primário e secundário?
R- saco vitelínico primário é revestido por uma membrana( exocelômica).Enquanto, o saco vitelínico secundário é revestido por células vindas do hipoblasto.
7) Descreva a transformação do mesoderma extraembrionário em pedúnculo placentar e côrio, e define o termo celoma extraembrionário
R- O celoma extraembrionário divide o mesoderma extraembrionário em mesoderma somático extraembrionário e mesoderma esplâncnico extraembrionário. O mesoderma somático, junto ao sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto constituem, então, o córion, que é a parede do saco coriônico. O celoma extraembrionário, então, passa a ser chamado cavidade coriônica, que envolve embrião, saco amniótico e vesícula umbilical, estruturas essas que estão suspensas na cavidade por um pedículo de conexão. Celoma é definido como uma cavidade revestida pela mesoderme. É nessa cavidade que serão alojados os órgãos internos do animal.
●GASTRULAÇÃO – DISCO EMBRIONÁRIO TRILAMINAR
8) O que acontece com células do epiblasto quando ingressam na linha primitiva?
R – As células do epiblastos se separam e entram na cavidade entre epibasto e hipoblasto.
9) O que é a Linha primitiva e o Nó de Hensen (nó primitivo)?
 R- Linha primitiva: definições região de ingresso de células do epiblasto; células sofrem transição epitélial-mesenquimal e preenchem cavidade inferior ao epiblasto; dislocam células do hipoblasto para regiões periféricos ou permanecem na cavidade; ingresso marca formação do endoderma (epitélio revestindo dorsalmente o saco vitelino) e de mesoderma (células mesenquimais que migram entre epiblasto e endoderma) .
Nó de Hensen: (nó primitivo): É o limite anterior da linha primitiva com depressão central .
10) Como se forma o notocorda? 
R- Mesoderma axial após passagem pelo nó de hensen se desloca anteriormente formando o esqueleto axial do embrião. 
11) O que acontece com o hipoblasto no processo de gastrulação?
R- A gastrulação é a etapa de desenvolvimento embrionário com a formação de três folhetos germinativos, (ectoderma, mesoderma e endoderma). As células invaginadas deslocam o hipoblasto que passa a ser chamado de endoderma.
●NEURULAÇÃO
1) Descreva a formação do tubo neural a partir da placa neural
R- A placa neural se expande gradualmente em direção á linha primitiva. No final da terceira semana as bordas laterais da placa neural se tornam mais elevadas e formas as pregas neurais, enquanto a região média deprimida constitui o sulco neural que ,ao se aprofundar, constitui a goteira neural. As pregas se aproximam uma das outras na linha média local onde se fundem. Essa fusão, por sua vez, inicia na região cervical (quinto somito), e prossegue em sentido cefalico ( neural) e caudal. A partir disso se forma o tubo neural. 
2) O que você entende por crista neural? Qual é a sua origem embrionária e o que acontece com ela na fusão das pregas do tubo neural? 
R- A crista neural é um conjunto celular que originais os gânglios do sistema nervoso autônomo e também forma a bainha de nervos e meniges do cérebro. A crista neural se origina da placa neural. Com sua fusão a crista neural se dissocia das suas vizinhas e passa por uma transição de epitelial a mesenquinal ao sair do neuroectoderma por migração ativa e um deslocamento para penetrar o mesoderma subjacente. 
●SOMITOGÊNESE
3) Define o conceito somito. Qual é a parte mesodérmica que dá origem aos somitos?
R- Somito é uma estrutura epitelial transitória que se forma nas primeiras etapas do desenvolvimento embrionário, dispostos de forma regular ao longo dos dois lados do tubo neural e do embrião. O mesoderma praxial segmentado dá origem ao somito.
4) Como o somito influencia na formação dos gânglios dorsais segmentares geradas a partir de crista neural?
R- Os somitos são como uma via de migração das células, que se unem para formar os gânglios dorsais da raiz dorsal. Após o fechamento do tubo neural, elas passam pela transição epitelial mesenquimal e atravessam pelo somito, enquanto outras migram pela região periférica. Isso só ocorre porque as moléculas da matriz extracelular do somito permitem e determinam a rota de migração dos precursores neuronais dos gânglios dorsais e das células da medula adrenal. 
5) Como se forma uma vértebra?
R- Uma vertebra se forma da metade cranial caudal de dois esclerótomos sucessivos. Os miótomos e os nervos espinhais conservam a composição segmentar inicial, enquanto as artérias intersegmentares atravessam os corpos das vertebra. A notocorda degenera, com exceção da região do disco intervertebral, onde será formado o núcleo pulposo.

Outros materiais