Buscar

Relatório de Lab Orgânica Thalita Holanda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – Campus de Quixadá
CURSO: Técnico Subsequente em Química
DISCIPLINA: Laboratório de Química Orgânica
PROFESSORA: Danielle Queiroz 
Thalita Ralinny de Holanda Lima
PRIMEIRA PRÁTICA
DESTILAÇÃO SIMPLES, FRACIONADA E A VÁCUO 
Quixadá – Ce
18/03/2020
PÓS – LABORATÓRIO
a) Considerando a tabela a seguir, quais solventes estão presentes na mistura destilada?
	SOLVENTE
	PONTO DE EBULIÇÃO (ºC – 1 atm)
	Diclorometano
	39,5
	Acetona
	56,6
	Metanol
	64,7
	Hexano
	68,7
	Etanol
	78,0
	Água
	100,0
	Tolueno
	110,6
R. Na Amostra, foi adicionado dois solventes com 50 ml cada. De acordo que a temperatura iria aumentando foi analisado quais solventes estavam na amostra, ao chegar aproximadamente a 56,6 ºC percebeu-se que começou a gotejar no balão de fundo redondo, onde a substância separa foi coletada, assim um dos solventes era a acetona e depois percebeu-se que o outro era a água.
b) Sugira um método para determinar a composição de cada fração na destilação fracionada.
R. Um método seria analisar o ponto de ebulição das substancias que estão sendo separas, quando aparecer vapor na coluna de fracionamento já se sabe que naquela temperatura uma determinada substância está entrando em ebulição, sabendo do ponto de ebulição, se identifica a composição.
c) Como funciona uma coluna de fracionamento?
R. O equipamento é responsável por separar os vapores de diferentes substâncias. Quando dois líquidos estão sendo aquecidos, eles se transformarão em vapor e em seguida, passarão para a coluna de fracionamento. A coluna de fracionamento é composta por bolinhas de vidro ou de porcelana que servem como obstáculo para os vapores que estão passando pela coluna. Por causa do obstáculo, apenas o vapor menos denso vai atravessá-la e passar para o condensador onde sofre a condensação, passando para o estado liquido. 
Ilustração de destilação fracionada
ROTAEVAPORADOR OU EVAPORADOR ROTATIVO
O Rotaevaporador de laboratório, também conhecido como Evaporador Rotativo ou Rotavapor é um equipamento utilizado principalmente para destilação e recuperação de solventes de amostras, ou para secagem de pós. O equipamento promove a separação de substâncias através da evaporação e condensação. 
Este equipamento foi inventado pelo químico americano Lyamn C. Craig, por volta de 1950, na época esse feito revolucionou a ciência da separação.
Esse método de separação é um processo no qual consiste na separação térmica de compostos líquidos através da evaporação em seu ponto de ebulição e consequentemente condensação. O ponto de ebulição irá diminuir utilizando-se vácuo no sistema, desta maneira é possível manter o solvente em uma temperatura baixa e constante. O Evaporador rotativo pode ser utilizado para concentrar amostras sólidas ou líquidas, separar solventes com pontos de ebulição diferentes ou ainda realizar uma destilação simples.
Esse equipamento ele funciona de maneira simples, seu manuseio não é complicado. Primeiro se coloca a amostra em um frasco de evaporação que é colocado no banho de aquecimento. Depois de inserida no frasco a amostra passa pelo processo de rotação horária ou anti-horária, realizando assim a evaporação. Após evaporada a substância removida é direcionada para um condensador, onde em contato com a água refrigerada, volta para o seu estado líquido, sendo coletada pelo frasco de recepção e finalizando a separação. A temperatura deve ser controlada com o auxílio de um termômetro que dependendo da modernização do equipamento já vem marcando a temperatura, caso o equipamento não marque a temperatura basta inserir um termômetro no banho de aquecimento e controlar a temperatura de acordo com a amostra.
O Rotaevaporador possui diferentes aplicações e pode ser usado em diversos segmentos do mercado, especialmente no segmento farmacêutico, biotecnológico, químico, alimentício e cosmético. O conceito de evaporador rotativo se expandiu além dos limites dos laboratórios, sendo utilizado inclusive na cozinha, onde chefes modernos utilizam-se das propriedades de destilação e extração do equipamento para concentração de temperos e mistura de sabores.
REFERÊNCIAS
1. DIAS, Diogo Lopes. "Destilação fracionada"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/destilacao-fracionada.htm. Acesso em 18 de março de 2020.
2. Funcionamento Rotaevaporador. Disponível em: http://mundo.pipetexpress.com.br/como-funciona-o-rotaevaporador-ou-evaporador-rotativo/. Acesso em 18 de março de 2020.
3. Destilação por evaporador rotativo. Disponível em: http://site.cqaquimica.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Destila----o-por-Evaporador-Rotativo.pdf. Acesso em 18 de março de 2020.
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando