Buscar

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto ao sistema processual vigente em nosso pais, no que diz respeito à valoração da prova, é correto dizer ser ele o critério do:
		
	
	sistema da prova legal
	 
	sistema da persuasão racional
	
	Sistema do Livre convencimento
	
	sistema da valoração da prova
	
	sistema positivo
	Respondido em 18/11/2020 21:52:26
	
Compare com a sua resposta: Compêtência para homologação é do STJ. Requisitos a serem observados: art.963
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A respeito da inspeção judicial, indique a assertiva correta;
		
	 
	O juiz poderá ser assistido por um ou mais peritos ao realizar a inspeção judicial;
	
	Concluída a inspeção, o juiz mandará que o advogado do autor lavre auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for útil ao julgamento da causa;
	
	As partes não poderão assistir a inspeção judicial;
	
	A inspeção judicial será realizada por oficial de Justiça de confiança do juiz;
	
	Apenas após a audiência de instrução e julgamento o juiz pode realizar a inspeção judicial;
	Respondido em 18/11/2020 21:57:39
	
Compare com a sua resposta: a) Não, porque há regra para resolver esta situação. O art. 232, CC determina que a recusa ao exame determinado pelo juiz poderá suprir a prova que se pretendia produzir, ou seja, presumirá que o réu é o pai, presunção legal relativa. Também, a Lei 12.004/2009, art. 1º, expressamente determina esta paternidade na recusa à perícia. Portanto, o juiz deverá proferir sentença com julgamento do mérito, conforme art. 487, I, acolhendo o pedido da autora para declarar a existência da relação de parentesco entre as partes. b) Como o réu simplesmente negou o fato constitutivo do direito da autora (ser filha), realizou defesa direta de mérito.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Brenda, atualmente com 20 anos de idade, estudante do 2º período de direito, percebe mensalmente pensão decorrente da morte de seu pai. Sucede, contudo, que ela recebeu uma correspondência do fundo que lhe paga a pensão, notificando-a de que, no dia 20 do próximo mês, quando completará 21 anos, seu benefício será extinto. Inconformada, Brenda ajuizou ação judicial, requerendo em antecipação de tutela a continuidade dos pagamentos e, por sentença, a manutenção desse direito até, pelo menos, completar 24 anos de idade, quando deverá terminar a faculdade. Tal demanda, contudo, é rejeitada liminarmente pelo juiz da 3ª Vara, sob o argumento de que aquela matéria de direito já está pacificada de forma contrária aos interesses da Autora na jurisprudência dos Tribunais Superiores e, ainda, por ele já ter proferido, em outros casos com a mesma questão de direito, diversas sentenças de improcedência. Sobre os fatos descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A decisão acima mencionada, se transitada em julgado, não faz coisa julgada material, na medida em que a ausência de citação do Réu impede a formação regular do processo.
	
	Se a matéria de mérito estivesse pacificada nos Tribunais Superiores em favor da autora, poderia o magistrado, ao receber a petição inicial, sentenciar o feito e julgar desde logo procedente o pedido.
	
	NDA
	
	Mesmo que a demanda envolvesse necessidade de produção de prova pericial, o magistrado poderia se valer da improcedência liminar, tendo em vista a força dos precedentes dos Tribunais Superiores
	 
	No caso de eventual recurso de Brenda, o juízo que proferiu a sentença poderá, se assim entender, retratar-se.
	Respondido em 18/11/2020 21:51:23
	
Compare com a sua resposta: a) Conforme o Art. 357 do CPC não sendo o caso de julgamento antecipado do mérito, deverá o juiz, em decisão de saneamento e de organização do processo, delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios e definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373. b) Nos termos do Art. 385, §1º do CPC, se a parte devidamente intimada para prestar seu depoimento pessoal e advertida da pena de confesso não comparece ou se recusa a depor ou depõe com evasivas o juiz poderá lhe aplicar a pena de confesso, ou seja, admitir os fatos como verdadeiros. Aliás, é essa a função tradicional do depoimento pessoal.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a disciplina das provas e da sentença no Direito Processual Civil, como previsto pelo Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa correta:
		
	
	O Código de Processo Civil admite a possibilidade de o magistrado distribuir o ônus da prova de modo diverso da regra geral, desde que o magistrado o faça no ato da sentença, de forma fundamentada;
	
	Nos casos considerados de baixa complexidade, o Código de Processo Civil admite que a sentença indique o ato normativo pertinente, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida;
	
	Quando o documento que se pretende utilizar como prova consistir em reprodução cinematográfica ou fonográfica, a parte deverá trazê-lo aos autos, devidamente degravados e reduzidos ao formato de termo escrito;
	 
	Não se considera fundamentada a decisão que se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos.
	
	Os meios de prova admitidos pelo direito processual civil são aqueles previstos expressamente pelo Código de Processo Civil, sem qualquer exceção;
	Respondido em 18/11/2020 22:00:50
	
Compare com a sua resposta: A) No caso concreto, tendo em vista que houve julgamento do mérito, opera-se tanto a coisa julgada formal quanto a material. Isso quer dizer que a decisão concessiva, salvo em hipótese de ação rescisória, tornou-se definitiva, não podendo ser objeto de discussão no bojo do processo em que se formou (coisa julgada formal) nem em outro processo futuro (coisa julgada material). B) Não. O reconhecimento da união estável pela Justiça Federal se deu incidentalmente como questão prejudicial. Considerando que a Justiça Federal não é competente para decidir como questão principal acerca da ocorrência de união estável, sua apreciação não é apta a fazer coisa julgada, nos termos do Art. 503, § 1º, inciso III, do CPC/15. Em consequência, a Justiça Estadual poderá decidir de maneira diversa a respeito da configuração da relação de companheirismo.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Nos termos do artigo 487 do Código de Processo Civil de 2015, haverá resolução de mérito quando o juiz:
		
	
	homologar a desistência da ação;
	
	verificar a ausência de legitimidade ou interesse processual;
	
	reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;
	 
	pronunciar a decadência ou a prescrição;
	
	acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem.
	Respondido em 18/11/2020 22:05:59
	
Compare com a sua resposta:

Outros materiais