Buscar

atividade, agenda3 srquirino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Suzana R. Quirino	Desenvolvimento de Pessoas	
Atividade - Agenda 3
1. Releia os casos das organizações "Magazine Luiza", "Fogo de Chão" e "Companhia Vale do Rio Doce" apresentados na agenda 3.
 2. Procure na internet esses e outros casos de empresas que valorizam as práticas de treinamento e desenvolvimento.
Empresas que valorizam as práticas de treinamento e desenvolvimento:
Neodent: 
Treinamento e inovação mantêm crescimento na casa de dois dígitos
Matthias Schupp, CEO da Neodent: “É perigoso cortar o investimento em pessoal porque isso sacrifica o crescimento futuro.” 
A empresa de origem curitibana Neodent, que atua no segmento odontológico, conseguiu um crescimento superior a 10% em 2015 e planeja repetir o resultado em 2016. Segundo o CEO da empresa, Matthias Schupp, os investimentos em funcionários e a inovação são prioridade para a empresa. “É perigoso cortar o investimento em pessoal, isso sacrifica o crescimento futuro”, avalia.
Publicidade
Em abril de 2014, a empresa foi adquirida pelo grupo suíço Straumann, líder global em implantes dentários. Desde então, funcionários de diversos níveis são treinados para enfrentar sem turbulências a transição de uma empresa familiar para uma multinacional. “Oferecemos cursos, treinamentos e workshops para os funcionários se adaptarem a essa nova cultura. Além disso, apoiamos cada empregado em sua formação pessoal. Isso é muito importante porque assim se abrem novas portas”, diz.
Também mantém investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Segundo o CEO, além de profissionais contratados, a companhia mantém vínculo com 26 consultores externos que trabalham em universidades e são responsáveis por pesquisas e pela transmissão deste conhecimento dentro da empresa.
Elektro
A Elektro ficou em primeiro lugar no GTPW 2014, entre as 70 grandes nacionais e multinacionais. A empresa conta com a “Educação Corporativa Elektro”, que é área que visa aprimorar habilidades profissionais.
A empresa também mantém o “Programa Jovens Talentos” e, para a melhoria contínua dos líderes, o “Programa de Desenvolvimento da Gestão Elektro”, em que, a partir de competências organizacionais, são definidas as competências profissionais.
Na área de Qualidade de Vida, destaca-se o “Programa estar Bem Elektro”, cujo objetivo é promover a melhoria da saúde, a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores, além de envolver a participação em atividades coletivas, como torneios e jogos, projetos culturais, como concursos literários, coral, grupos de teatro, ginástica laboral, entre outros.
Há, também, o “Programa de Reconhecimento Top Elektro,” para premiar o esforço do público interno, homenageando colaboradores que se destacaram na prática dos valores da empresa nas categorias: Comprometimento, Empregado Segurança, Destaque Segurança, Voluntariado, Estar Bem, Educador, Inovação e Grandes Ideias e Atendimento.
Caterpillar
A Caterpillar Está em segundo lugar na lista. Um indicador da qualidade da gestão de pessoas é o turnover, que não passa de 1%. Job rotation e avaliação 360º fazem parte das práticas cotidianas do RH.
Na fábrica, os mais de quatro mil colaboradores recebem suporte do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, que oferece cursos presenciais e e-learning, e há investimento em um programa voltado para a segurança e redução de riscos no trabalho.
Medicamentos são distribuídos gratuitamente aos colaboradores e familiares portadores de doenças crônicas, que também recebem acompanhamento médico periódico. Dependentes químicos contam com um serviço específico de reabilitação.
Algar Telecom
a Algar Telecom é um exemplo a ser seguido, com sistema que poderia ser replicado em outras organizações do país. Uma empresa do grupo Algar, fundado em 1930 por Alexandrino Garcia com o propósito e visão de “gente servindo gente”, essa é uma das missões a que se propõe a Algar Telecom, 
criada em 1954. Por lá, os funcionários são reconhecidos como talentos humanos e os trabalhadores chamados de associados.
O modelo de gestão de capital humano da empresa, denominado “empresa rede”, é baseado em valores e processos implementados desde a década de 1990, quando houve a ruptura com o antigo modelo de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. A organização foi reestruturada para adotar “a ideia de colaboração”, tão alardeada nos dias atuais, mas que começou na Algar Telecom lá atrás.
É um modelo de gestão diferente, com papel diferenciado para o gestor e os associados. Aliás, os funcionários são chamados associados porque dá sentido ao pensamento do fundador. Ele dizia que 'o funcionário fica bom quando começa a se sentir dono'.
Dentro da Algar Telecom são estimulados espírito de equipe, engajamento, desenvolvimento profissional e pessoal. Mudaram o conceito da liderança autoritária para a educadora. Eles tem o princípio de autonomia com responsabilidade, é dado liberdade de como fazer com o compromisso de confirmar os prazos. Os associados podem combinar um prazo decisório naquilo que lhes diz respeito, no que impacta suas áreas.
Autonomia
Os associados da Algar Telecom, têm canal aberto com o presidente da empresa. Qualquer um deles pode agendar um horário com ele e será atendido. Há programas como o “Fale com o presidente”, que é trimestral, e o “Conversa de cultura”, bianual, em que todos têm acesso livre para perguntas. Na empresa, há horário flexível e há mais de 20 anos os associados não batem ponto. Cada um tem autonomia para lidar com sua jornada e entregar o que comprometeu dentro dos objetivos.
As ações de gestão da Algar Telecom são estendidas a todo o grupo, com adaptações de acordo com o segmento, especificações e demanda. O modelo seria prova de que é plenamente possível respeitar e cuidar do capital humano sem abrir mão do resultado e da produtividade. Outro diferencial é que adotam dois modelos de participação nos lucros e resultados (PLR): um anual e outro semestral, além de outros programas de reconhecimento com remuneração.
O aperfeiçoamento dos profissionais é preocupação e cuidado constantes da organização. A Algar Telecom tem 3.700 associados. Eles têm reservados por ano R$ 6 milhões para treinamento em todos os níveis. Como exemplo, são R$ 400 mil para a 'Academia de excelência’ destinados para o call center, no atendimento ao cliente.
Esse é o tipo de visão tão propagado por especialistas de mercado como inovadora e de futuro.
O grupo Algar ressalta tê-lo implantado há décadas, e desde então o vem aperfeiçoando. Um modelo que parece ideal para empresas e desejado pelos trabalhadores.
 3. Destaque os conceitos e as práticas de treinamento e desenvolvimento que mais chamaram a sua atenção.
Me chamou a atenção o modelo de empresa rede da Algar Telecom, como os empregados são chamados associados, os programas voltados para equipe, treinamento e desenvolvimento e como a liderança se tornou educadora em vez de autoritária. É interessante como eles dão autonomia para seus colaboradores com horários flexíveis e dispensam “bater o ponto”, nessa empresa eles parecem ter bastante liberdade, mas também, é claro, responsabilidade. O fato também de qualquer um poder falar com o presidente, é interessante, é importante que os líderes tenham uma ideia do que seus liderados precisam. Além disso os associados têm participação nos lucros. Tudo isso ajuda o funcionário se sentir valorizado e participante de um todo. Posso observar que muitas empresas, como essa, já descobriram o quão importante é investir em pessoas, não é um desperdício ou um luxo de grandes empresas, é uma necessidade e um investimento para o futuro da organização, pois é uma via de mão dupla, um funcionário bem treinado, e satisfeito com seu ambiente de trabalho, é um funcionário mais eficiente, eficaz e empenhado e se temos funcionários melhores, logo a empresa será melhor e poderá ter condições de alcançar seus objetivos. 
Fontes: https://blog.softwareavaliacao.com.br/https://www.em.com.br/

Continue navegando

Outros materiais