Buscar

Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Quando bem planejada, qualquer ação tende a ter sucesso e alcançar o objetivo previamente determinado. Assim também ocorre quando há o planejamento de uma aula a ser ministrada. O plano de aula auxilia o professor no seu planejamento. Sobre o plano de aula, analise as seguintes sentenças:
I- O plano de aula representa a relação dos objetivos a serem alcançados ao final de um dia letivo.
II- O plano de aula é a descrição de tudo que será realizado em uma ou mais aulas, bem como do tempo e dos recursos que serão necessários.
III- O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, no qual os tópicos previstos são sistematizados e especificados, tendo em vista uma situação didática real.
IV- O plano de aula consiste em um documento oficial, elaborado pela equipe pedagógica da escola, que deve ser seguido pelos professores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	2.
	Durante o período que compreende os dois primeiros séculos de nossa colonização, a língua portuguesa não fazia parte do currículo. A língua portuguesa era utilizada apenas como um instrumento de alfabetização, sendo que, posteriormente, o latim seria utilizado em ambientes acadêmicos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fatores que contribuíram para tal situação:
	 a)
	Os indivíduos que se escolarizavam não pertenciam à elite.
	 b)
	A língua promovia satisfatoriamente intercâmbio social.
	 c)
	A língua portuguesa era a língua oficial para os estudos.
	 d)
	A língua não tinha muito valor cultural.
	3.
	Na história do ensino formal, podemos perceber que o professor era o detentor do conhecimento, ou seja, ele detinha o conteúdo e o transmitia aos alunos. O ensino era pautado pelas palavras transmissão e recepção, sendo que os alunos eram vistos como sujeitos passivos. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- No ensino formal, os conteúdos e a didática utilizada não podiam ser questionados.
II- No ensino formal, os alunos apenas reproduziam o que tinham visto em sala de aula.
III- No ensino formal, o currículo apresentava as disciplinas, que seguiam uma sequência de conteúdos interdisciplinares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	A palavra currículo, de maneira simplista, significa curso a ser seguido. No entanto, várias questões filosóficas, sociais, culturais e ideológicas estão relacionadas a este termo. Com o decorrer do tempo, as concepções de currículo também sofreram alterações. Sobre as teorias pós-críticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consideram o currículo um produto, um conjunto de conhecimentos a transmitir e que não podem ser questionados. De acordo com essa concepção, o ensino ocorre de forma mecanicista, desvinculado da realidade e sem considerar as experiências dos alunos.
(    ) São influenciadas pela teoria Taylor-fordista e buscam a formação de "operários". A perspectiva do ensino era voltada para a instrumentalização para o trabalho e a escola de certa forma reproduzia o funcionamento da fábrica.
(    ) Passaram a considerar que dentro dos espaços educacionais também havia injustiças e desigualdade social. Assim, as relações de poder e as questões culturais deveriam ser levadas em conta ao selecionar os conteúdos. O currículo, nesta concepção, traduzia as ideologias que circulavam na sociedade em que ele estaria inserido.
(    ) Adotam um viés multiculturalista, em que o currículo deve ter como base o reconhecimento das diversas realidades culturais, considerando o "outro" e seus elementos representacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	Os estudos linguísticos são essenciais para que compreendamos a língua e o seu funcionamento entre os falantes que dela fazem uso. Apesar de a linguística ser uma ciência considerada nova, seus estudos remontam à Antiguidade. Assim, podemos afirmar que o papel do linguista é identificar o funcionamento da língua. Com base nos estudos linguísticos que iniciaram no Brasil na década de 1960, sabemos que a linguística trouxe à escola várias perspectivas sobre a língua. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por meio do estudo da estruturação da língua, em qualquer instância, descobriu-se o caráter social desta. Nessa época, o contexto envolvido na comunicação ainda não obtinha importância.
	 b)
	A língua é viva e dinâmica, sendo que as variações que ocorrem se devem a questões regionais, sociais, econômicas, de faixa etária e de sexo, dentre outras.
	 c)
	Baseados nos estudos da década de 1960, percebemos que não há mais discordância sobre o ensino da língua portuguesa. Gramáticos e linguistas corroboram para um ensino mais focado no uso da língua pelos falantes.
	 d)
	Com os estudos da década de 1960, houve a confirmação de que o modo como se ensinava a língua portuguesa nas escolas estava coerente com as pesquisas realizadas.
	6.
	Por volta das décadas de 50 e 60 no século XX, o ensino passou por grandes transformações e isso se deve, principalmente, à abertura das escolas para todas as classes sociais. Com base no exposto, podemos afirmar que o perfil do docente sofreu algumas alterações, pois, além de haver falta de docentes para atuar em sala de aula, não havia exigência para a qualidade em sua formação. Assinale a alternativa CORRETA sobre o papel do docente neste período:
	 a)
	Grande parte dos ingressantes nos cursos de Letras passa a ser oriunda de classes com domínio satisfatório da leitura e da escrita.
	 b)
	Com a perda de prestígio dos professores, ocorre também uma transformação no perfil dos acadêmicos que ingressavam nos cursos de Letras.
	 c)
	O professor nesse período buscou formas de facilitar o seu trabalho, uma delas foi o deixar o livro didático de lado e complementar o que o livro trazia.
	 d)
	O ensino passa a se apoiar cada vez menos nos livros didáticos.
	7.
	Quando falamos sobre o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX:
I- A criança aprendia as letras e as sílabas de forma isolada.
II- A criança fazia associações pouco condizentes com o uso real da língua.
III- A criança aprendia primeiro as consoantes e depois as vogais e as associava com palavras isoladas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	O mundo de hoje sofre muitas transformações todos os dias. São muitas as mudanças, novidades e inovações lançadas a todo o momento. Quando se fala em educação, podemos dizer que as mudanças obedecem a um ritmo mais lento. São vários os fatores que contribuem para tal afirmação. Com base no exposto, analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre o que contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento:
	 a)
	Os investimentos do governo demoram a chegar ao seu destino. Além disso, há diversos entraves burocráticos, sendo este um dos entraves para mudanças na educação.
	 b)
	Os salários dos profissionais da educação é o que mais contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento.
	 c)
	A inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino é o que desacelera o processo de mudança na educação.
	 d)
	A falta de formaçãocontinuada para os profissionais da educação é o que mais contribui para o crescimento da qualidade da educação.
	9.
	Hoje em dia, o ato de ler não deve ser considerado um mero efeito de decodificar e codificar os signos. O ato de ler supõe uma prática de letramento. Dito em outras palavras, saber ler é, além de uma exigência da sociedade moderna, uma dinâmica experiência existencial. Sobre o processo de codificação e decodificação versus letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino da língua portuguesa estava durante muito tempo pautado na decoreba das regras e sua aplicação, por isso, tinha-se em mente apenas o processo de decodificar e codificar os signos.
(    ) Foi até a metade do século XV que a alfabetização estava associada à ideia de que apenas envolvia o desenvolvimento das habilidades de codificar e decodificar.
(    ) É considerado recente o termo letramento, que surgiu após diversos questionamentos sobre essa forma de estrutura e organização.
Assinale e alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	10.
	O ensino pode ocorrer em diversas situações, sejam elas formais ou informais e os ambientes informais de ensino encontram-se por toda a parte. Alguns exemplos de ambientes informais seriam: um passeio entre amigos e/ou parentes com trocas de experiências e diversão, uma ida à praia com observação da natureza, enfim, toda situação que permite interagir com pessoas e/ou com o mundo que o cerca. Com base no ensino de língua, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por um período extenso de tempo, o ensino formal se restringia às palavras transmissão/recepção.
(    ) No século XX, o ensino se organizava de modo que o professor era o detentor do conhecimento e os alunos o recebiam passivamente.
(    ) Entre as décadas de 1970 e 1980, a memorização dos conteúdos era sinônimo de aprovação e sucesso nos estudos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.