Buscar

Atividade 2 - Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRESTE ATENÇÃO - CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 10 PONTOS.
 
É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o número de linhas, quando exigido, de cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
- envie as respostas junto com as questões.
Atividade:
1. Na atividade 1 vimos o processo produtivo de uma indústria de esmagamento de soja e desenhou-se o MACROPROCESSO desta empresa, a seguir, será apresentado novamente os dados deste processo, o qual possui pontos a serem melhorados e, por isso, deverá passar por uma análise. Atente-se agora para a capacidade produtiva de alguns setores. Leia atentamente os passos deste processo e em seguida, faça o que se pede.
 
a. Início.
b. Pesagem da carga (120 toneladas/hora).
c. Transporte até a área de classificação.
d. Classificação do grão de soja (90 toneladas/hora).
e. Esperar o resultado da classificação.
f. Transporte até a área de descarga.
g. Descarga da soja na moega (60 toneladas/hora).
h. Pré limpeza (200 toneladas/hora).
i. Secagem dos grãos (120 toneladas/hora).
j. Inspeção do teor de umidade.
· Se a umidade estiver acima de 10%, retornar a etapa de secagem.
· Se a umidade estiver igual ou abaixo de 10% seguir para a etapa de pós limpeza.
k. Pós limpeza (200 toneladas/hora).
l. Armazenamento no silo.
m. Fim.
Descrição detalhada das operações:
b. Pesagem da carga: ao chegar na balança o motorista entrega a nota fiscal ao funcionário da balança. Este analisa o documento e faz o lançamento no sistema. Informa ao motorista se a posição do caminhão está correta e realiza a pesagem. 
d. Classificação do grão de soja: ao chegar na área de classificação, um dos funcionários retira sozinho a lona do caminhão. Em seguida outro colaborador realiza as coletas de amostra através do coletor pneumático, em pelo menos seis pontos distintos da carga. Este mesmo funcionário leva as amostras ao laboratório, todas de uma só vez, e as mesmas são submetidas a testes, realizados por um terceiro funcionário, para identificar umidade, avarias, entre outros. Após resultados, o classificador inf
orma os resultados ao funcionário que retirou a lona e este libera o caminhão para descarregamento.
g. Descarga da soja na moega: nesta operação o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Há somente um tombador e dois colaboradores para realizar a descarga. Enquanto um dos funcionários realiza o travamento da parte dianteira do caminhão ao tombador, o outro prende a parte traseira. Após certificar que o caminhão esteja preso ao tombador, o funcionário que amarrou a parte dianteira aciona a plataforma para realizar a descarga. Após tombamento, o funcionário que está operando o tombador deve retornar a plataforma à posição inicial. Feito isto, cada um desprende uma das extremidades do caminhão e um dos colaboradores libera a plataforma à descarga seguinte.
h. Pré-limpeza: após descarregamento na moega, a soja chega às máquinas de pré-limpeza, as quais operam por meio de vibração e sistema de peneira, garantindo que sujidades de maior granulometria sejam separadas da soja.
i. Secagem dos grãos: ao sair das peneiras de pré-limpeza a soja segue para o secador. Para garantir a diminuição de até 5% da umidade, é necessário que o grão percorra todo um caminho, onde é submetido a elevadas temperaturas. Desta forma, a capacidade está relacionada ao sistema e tamanho do secador.
k. Pós limpeza: após secagem, a soja chega às máquinas de pós-limpeza, as quais operam por meio de vibração e sistema de peneira, garantindo que sujidades de menor granulometria sejam separadas da soja.
Pede-se:
a. Determine qual o GARGALO (etapa prioritária) a ser mapeada (0,5). 
O processo mais demorado é a descarga de soja na moega, porque ela consegue suprir somente 60 toneladas/hora.
b. Realize o desenho do estado atual (AS IS) e depois o desenho do estado futuro (TO BE) deste GARGALO, evidenciando a capacidade produtiva em ambos desenhos (3,5).
Desenhe A MÃO o que se pede na letra B e anexe a foto na atividade.
 
Fluxograma 1 AS IS.
Fluxograma 2 TO BE.
Para otimizar o tempo colocamos a descarga da soja na moega feita pelo caminhão basculante, assim precisamos de 1 colaborador para auxiliar na descarga, agilizando 80% de tempo parado em cima da moega.
2. Diferencie indicadores de desempenho de indicadores de resultados (1,0). 
Escreva um mínimo de 5 linhas.
Indicadores de desempenho são as metas, as conquistas que foram planejadas, comparar resultados obtidos com os planejamentos, e indicadores de resultados é uma forma de medir o desempenho de um negócio ou pessoa, ao medir você consegue ter uma noção melhor para alcançar metas especificas, o que precisa ser melhorado e onde precisa.
3. A seguir é exposto o processo do restaurante YZ, o qual realiza atendimentos somente no período noturno, utilizando o sistema self service (3,0). 
Como foi possível perceber na ilustra ção acima, o pedido é anotado no papel, o que pode levar aos seguintes problemas:
1 – Falha na compreensão do que foi anotado pelo garçom (cozinha e caixa);
2 – Erro no sequenciamento dos pedidos (cozinha);
Afim de sanar estes problemas, imagine que você foi contratado pelo dono do restaurante. Como ele está satisfeito com seu modelo de negócios, sugira um redesenho de processos que possa resolver estes problemas, mantendo a base do processo atual.
 Desenhar A MÃO o processo e anexar a foto no arquivo da atividade.
O meu processo começa com atendimento inicial/acomodação do cliente/
entrego o cardápio/anotar pedido no tablet/cliente já paga/pega cupom fiscal/gera uma senha/ao anotar o pedido é enviado um aviso para a cozinha/preparar a opção desejada/avisar o garçom/garçom leva o pedido a mesa ou embrulha para o cliente levar/retira o pedido no caixa com a senha que gerou. 
4. Represente o processo em que você está inserido no seu ambiente de trabalho (Caso não esteja trabalhando no momento, desenhe o de alguma empresa que já trabalhou, ou ainda o da empresa de algum familiar). Antes, descreva qual o segmento da empresa e departamento onde atua (2,0). 
Lembre de representar os símbolos de início e fim, pontos decisórios e as operações. O desenho deverá ser realizado no Software BIZAGI.
Meu processo é referente ao café da manhã de um hotel que trabalhei por um tempo, não consegui baixar o Bizagi, fiz no Paint e dei print (captura) da tela.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais