Buscar

Estudo dirigido estrutura do gene e transcrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR 
COMPONENTE CURRICULAR: PROCESSOS MOLECULARES E GENÉTICOS 
PROF. DENIS DANTAS DA SILVA 
Pontuação – 1,0
ESTUDO DIRIGIDO – Enviar até dia 17/03 às 12h no link em “Atividades”
OBS: Enviar esse arquivo com as respostas (em pdf) no item cadastrado no Bb em “Atividades”
Componentes: Ricardo de Brito Bastos mat:202003692
Aula 4 – Estrutura do gene e transcrição 
Objetivos de aprendizagem 
· Descrever o conceito de gene e suas regiões funcionais;
· Efetuar a síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA;
· Diferenciar o processo de transcrição do processo de replicação;
· Reconhecer as funções dos componentes da maquinaria da transcrição.
· SIGA PASSO A PASSO DOS COMANDOS DA TAREFA
· Assista os vídeos a seguir:
1. https://www.youtube.com/watch?v=BkFVji0BUds
2. https://www.youtube.com/watch?v=Gody8S3STgA&t=3s
· Depois, responda as questões a seguir com base nos vídeos (as respostas devem ser construídas e colocadas logo abaixo de cada questão). 
1. O que é um gene?
R: O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
2. Cite e explique as regiões básicas de um gene.
R: As sequências codificastes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritas em RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final no citoplasma, não sendo representada no produto protéico final. Em muitos genes, o tamanho cumulativo dos exons é muito menor que o de íntrons.
3. O que é o processo de transcrição?
R: A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA. Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase.
4. Cite e explique as fases da transcrição.
R: O processo de transcrição pode ser dividido, em três fases: início, elongação, também chamada de alongamento, e término.
inicio
O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.
Elongação ou alongamento
Na fase de elongação ou alongamento, os nucleotídeos são incorporados a uma fita molde de DNA, e a outra fita de DNA permanece inativa. Os nucleotídeos estão presentes no núcleo livremente e ligam-se à fita molde de uma forma definida, pois as bases nitrogenadas são complementares.
Término
Assim que a fita de RNA está pronta, ela se destaca da fita molde de DNA e se desloca em direção ao citoplasma, onde, em seguida, ocorre outro processo, denominado de tradução (síntese de proteínas). As duas fitas de DNA, então, ligam-se novamente. O afastamento e o encaixe das duas fitas de DNA ocorrem sob ação de uma enzima denominada de RNA-polimerase, que se desloca sob a molécula de DNA durante o processo de transcrição.
5. Cite e diferencie, com base nas funções, as RNA polimerases de células eucarióticas e procarióticas.
R: As polimerases de RNA são enzimas que catalisam a formação de RNA, usando como molde uma cadeia de DNA.
Nos procariotas, uma única RNA polimerase transcreve todos os tipos de RNA , mas nos eucariotas existem três RNA polimerases diferentes:
· RNA polimerase I (Pol I) transcreve genes de rRNA (5.8S, 28S e 18S).
· RNA polimerase II (Pol II) transcreve genes que codificam para pre-mRNA, formado por regiões codificantes e não codificantes. O processamento do pre-mRNA (eliminação de intrões e ligação de exões) originará o RNA mensageiro que será traduzido em proteínas no citoplasma.
· RNA polimerase III (Pol III) transcreve outros RNA funcionais tais como RNA de transferência (tRNA).
6. Observe a imagem de dois modelos de células.
· Com base nos tópicos dos vídeos e nos processos genéticos das células acima, descreva quais diferenças podemos observar nas duas células.
R: procariotos são simples e sem núcleo, e os eucariotos tem núcleo e uma estrutura complexa
Seres Procariotos possuem apenas uma célula, é composto por uma molécula simples de DNA, na hora da transcrição o processo chega a ser simultâneo da tradução por esta tudo muito próximo. 
Em eucariotos, a transcrição acontece no núcleo para depois ser sintetizada a proteína pela tradução no citoplasma. Já em procariotos, não existe núcleo. Os dois processos ocorrem no mesmo meio. -O RNA transcrito em eucariotos passa por uma série de alterações antes de serem completamente formados.
 
7. O que é o processamento do RNAm?
R: Em eucariotas, a molécula de RNA resultante da transcrição tem de ser convertida em RNA mensageiro através de um mecanismo designado por processamento de RNA. Este processo consiste em dois passos: modificação das extremidades e excisão de intrões. Cada extremidade do transcrito primário, ou pré-mRNA, vai ser alterada.
8. Cite as etapas de processamento do RNAm.
R: O processamento dos mRNAs em eucariotos é realizado em três etapas principais:
Adição do cap 5´
Splicing
Adição de cauda de poliadenilato
9. Explique as etapas do processamento do RNAm.
R: A cap 5' é adicionada ao primeiro nucleotídeo do transcrito durante a transcrição. A cap é uma guanina (G) modificada e protege o transcrito de ser quebrado. Ela também auxilia o ribossomo a se ligar ao RNAm e começar a leitura para fazer uma proteína. Imagem de um pré-RNAm com um cap 5' e uma cauda poli-A 3'.
Splicing é o processo de maturação de um pré-mRNA (RNA precursor), nesse processo as regiões não codificantes (íntrons) são retiradas do pré-mRNA, que passa a conter somente as regiões codificantes (exons). O splicing pode ocorrer durante e/ou após a transcrição do pré-mRNA.
Os nucleotídeos contendo a adenina não são codificados pelo DNA e são adicionados posteriormente ao mRNA. ... Após o corte, uma enzima polimerase poli-A, dependente de ATP, acrescenta os nucleotídeos contendo a base adenina na extremidade 3' do RNA.
10. Assista o vídeo de revisão da aula https://www.youtube.com/watch?v=6nxRxoGME_I&t=104s

Outros materiais