Buscar

AVALIAÇÃO I DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A definição da missão da empresa é direcionada através dos planejamentos estruturais organizacionais. Assim, são determinadas metas para alcançar um objetivo proposto. Com relação à missão, analise as sentenças a seguir:
I- A missão da organização é a razão de sua existência na percepção de seus colaboradores e sociedade em geral.
II- A missão é um fator direcionado para a determinação em longo prazo, ou seja, o propósito daqui a dez anos de existência.
III- A missão é a devida realidade da existência do negócio da empresa, executada através de objetivos traçados.
IV- A missão é um roteiro planejado para a determinação dos planos de negócios direcionados para a execução de tarefas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A ética deve ser sempre levada em consideração na tomada de decisão. Embora existam alternativas e caminhos diferentes a serem escolhidos, a ética é o principal elemento para que uma ou outra decisão seja classificada como a mais importante na tomada de decisão. Dessa maneira, podemos, com relação à ética, classificar em três diferentes critérios: utilitário, foco nos direitos e foco na justiça. Sobre esses critérios, analise as sentenças a seguir:
I- O critério utilitário diz respeito à decisão tomada em que seus resultados ou consequências têm como meta o bem para um número restrito de pessoas.
II- O critério como foco nos direitos se refere à tomada de decisão compatível com liberdade e direitos do homem.
III- O critério como foco na justiça se refere à tomada de decisão para o que é justo e imparcial, buscando distribuição equivalente de benefícios.
IV- O critério como foco nos direitos diz respeito à tomada de decisão em que os deveres de cidadania devem ser cumpridos rigorosamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Segundo Lacombe e Heilborn (2008), as decisões gerenciais se encaixam em duas categorias, que foram criadas por Herbert Simon. A primeira é a decisão programada, que é aquela que ocorre com determinada frequência. A segunda é a não programada, que são
decisões novas sobre as quais o gerente não tem dados anteriores para se basear e que, neste sentido, demandam tratamento especial. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- É necessário que os gestores direcionem um tempo maior para as decisões não programadas.
PORQUE
II- Para realizar uma análise são necessários mais dados e um criterioso estudo destes, devido à maior concentração de incerteza e complexidade da decisão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento correto da primeira.
	4.
	As organizações que adotam o sistema aberto observam o ambiente externo quanto às ameaças e às oportunidades. Esse modelo de organização aberta estabelece constante troca com o meio e retira do ambiente externo recursos e insumos, devolvendo-os como produtos e/ou serviços. Dessa maneira, Chiavenato (2003) apresenta alguns parâmetros dessa troca. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Entrada ou insumo.
II- Saída ou produto ou resultado.
III- Processamento.
IV- Retroação.
V- Ambiente.
(    ) Converte as entradas nas saídas.
(    ) É a consequência que deve estar conforme os objetivos do sistema.
(    ) Compara as entradas e as saídas e verifica se estão conforme os padrões preestabelecidos.
(    ) São as informações que dão impulso para que o sistema funcione.
(    ) É capaz de se adaptar e mudar conforme as exigências.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração nas organizações. 5. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
	 a)
	I - V - III - IV - II.
	 b)
	IV - III - I - V - II.
	 c)
	V - I - II - III - IV.
	 d)
	III - II - IV - I - V.
	5.
	Os primeiros registros da comunicação são datados de 8 mil anos a.C. Isso prova como ela é indispensável para a sobrevivência e evolução da raça humana. Para os negócios não é muito diferente, sendo fator de conquista (ou fracasso) para qualquer empresa - independentemente de seu tamanho, segmento de atuação e faturamento. Podemos dizer que a comunicação interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo, que pode acontecer de modo vertical (entre chefes e subordinados) e horizontal (entre profissionais do mesmo nível hierárquico). É de responsabilidade dela, que também é conhecida como Endocomunicação, fazer circular as informações relevantes e autênticas. Assim, o objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores informados sobre as ações, missão, visão e valores da empresa, além da estratégia de atuação no mercado e tudo mais que for considerado relevante. Tendo em vista o alinhamento da equipe de trabalho e, além de tudo, o engajamento de todos na busca por resultados para os negócios.
Para haver sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores e a manter um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante entre todas as partes interessadas. A comunicação é, portanto, um dos principais elementos para o sucesso da organização, mas é possível definir que os principais problemas decorrentes do emissor são:
FONTE: http://gestaodeequipes.com.br/entenda-a-importancia-da-comunicacao-interna-nas-organizacoes/. Acesso em: 15 jul. 2018.
	 a)
	Falta de clareza nas ideias, quando o emissor não tem domínio do que está comunicando e supõe que o receptor poderá aperfeiçoar.
	 b)
	Quando o assunto não é interessante e o receptor se afasta ou se desliga da informação.
	 c)
	Quando o receptor encara as informações como acusações e críticas.
	 d)
	Quando o emissor tem uma audição seletiva e julga coisas mais importantes ou despreza informações, conforme a sua crença e atitudes.
	6.
	No processo de comunicação, há o emissor e o receptor. A cada mensagem recebida, é gerado um feedback para o devido entendimento. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao recebermos regras e procedimentos nas organizações envolveremos o controle do indivíduo.
(    ) A expressão emocional é encontrada em um grupo de pessoas que expressam os sentimentos.
(    ) O feedback é um fator essencial para a comunicação entre os profissionais de uma organização.
(    ) O feedback é o momento em que o emissor recebe o resultado positivo do receptor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	As decisões são direcionadas aos objetivos de longo prazo da organização. Assim, é imprescindível que a alta administração saiba lidar com todos os elementos que compõem a estrutura organizacional. Essas decisões ligam a empresa a seu ambiente externo, uma vez que esta é vista a partir e um sistema aberto. Além disso, esse tipo de decisão determinaas diretrizes e políticas que são adotadas por todos os departamentos. Sobre esse tipo de decisão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Operacional.
	 b)
	Estratégico.
	 c)
	Político.
	 d)
	Tático.
	8.
	A tomada de decisão pode ser qualificada em estilos, que dependem do perfil de quem toma a decisão. Assim como destaca Daft (2010), esses estilos podem ser classificados em quatro, que dizem respeito a: 1) soluções simples e bem definidas; 2) soluções mais complexas e baseadas em grande número de informações; 3) soluções também baseadas em grande número de informações, entretanto, usam mais a criatividade e são mais socialmente orientadas; 4) soluções baseadas pela preocupação com as pessoas envolvidas no processo. Esses quatro estilos referem-se, respectivamente a:
FONTE: DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
	 a)
	Estilo conceitual, estilo comportamental, estilo conclusivo, estilo diretivo.
	 b)
	Estilo diretivo, estilo analítico, estilo conceitual, estilo comportamental.
	 c)
	Estilo comportamental, estilo diretivo, estilo analítico, estilo conceitual.
	 d)
	Estilo analítico, estilo conceitual, estilo comportamental, estilo aleatório.
	9.
	De acordo com Oliveira e Silva (2006), ambiente é o que afeta a organização e que de alguma maneira existe uma reação aos estímulos. Esses estímulos provocados na organização de acordo com os autores são as variáveis, que podem ser: do ambiente externo, do ambiente tarefa e do ambiente interno. Quais são as variáveis do ambiente tarefa?
FONTE: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo; SILVA, Edison Aurélio. Gestão organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo. Saraiva, 2006.
	 a)
	Consumidores, fornecedores, decorrentes, agências reguladoras e grupos de apoio.
	 b)
	Concorrentes, consumidores, insurgentes, agências reguladoras e grupos de apoio.
	 c)
	Concorrentes, decorrentes, emergentes, agências de regulamentadoras e grupos de interesses.
	 d)
	Consumidores, fornecedores, concorrentes, agências regulamentadoras e grupos de interesses.
	10.
	"Gestão do conhecimento é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando criar novo conhecimento, difundi-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, bem como protegê-los contra o uso indevido" (LACOMBE; HEILBORN, 2008, p. 492). Com relação à gestão do conhecimento, a empresa precisa canalizar seus esforços para que o conhecimento seja desenvolvido e apreendido por todos. Segundo Lacombe e Heilborn (2008), no centro da gestão do conhecimento podemos encontrar quatro processos. Sobre a definição dos referidos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organização: identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas para que participem e exponham suas ideias. Nessa fase é preciso vencer as barreiras que impedem a geração do conhecimento, como questões tecnológicas e culturais, por exemplo.
(    ) Geração: depois que a informação foi coletada, esta deve ser organizada e ordenada para poder ser recuperada de forma eletrônica rapidamente.
(    ) Desenvolvimento: seleção do material, pois, quando em excesso, polui a informação e o conhecimento, o que pode dificultar seu uso posterior.
(    ) Distribuição: como as pessoas acessam o material. A organização deve tornar o acesso fácil e encorajar as pessoas quanto ao seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando