Buscar

Materiais de Moldagem Odontologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Materiais de Moldagem
Antes de tudo, é importante analisar:
	Moldagem: Colocar o material manipulado em sua moldeira previamente escolhida , introduzir essa moldeira com o material na cavidade oral do paciente e fazer a técnica adequada de compressão e moldagem e depois de remoção para obter o molde;
	Molde: Produto da moldagem / negativo da anatomia do paciente;
	Modelo: Produto confeccionado no molde, podendo ser de gesso ou resina acrílica.	
Alginato
	É um material de uso muito comum na odontologia, acessível e oferece uma moldagem muito boa mesmo com suas limitações naturais. Normalmente e moldagens mais específicas, como onlays e inlays, o molde de alginato pode deformar ou rasgar, logo essas moldagens seriam mais limitadas ao uso do silicone.
	É um material interessante para o uso de moldagens em crianças, visto que o profissional pode ludibriar a atenção da criança com a mudança de cor desse material a medida que toma presa e ela esquecer que está fazendo uma moldagem.
Silicone
	Material comumente utilizado para moldagens mais pontuais e precisas, como moldagens de cavidades e preparos específicos.
	É um material de maior durabilidade, sendo resistente ao ressecamento com o passar dos dias e o mantimento sem grandes alterações. Pode ser utilizado para moldagens de arcada completa, embora seja bem mais caro por manter a riqueza de detalhes.
	A manipulação pode ser feita a mão, já que o material é mais espesso (desde que manipulado corretamente como manda o fabricante nas medidas de massa e catalisador).
OBS: Para uma moldagem mais detalhada, deve-se usar uma segunda camada de silicone específica no dente que se quer, para que esta possa coletar ainda mais detalhes.
Gesso
	O gesso preenche o molde para que se obtenha o modelo do paciente, sendo mais usado o gesso pedra (tipo III) que é mais difícil de fraturar no ato de retirar a peça do molde.
	Seu uso deve ser sempre seguindo as proporções corretas e manipulação adequada para melhor sucedimento e a copia do paciente que se quer.
Tipos de Moldeiras
São importantes para suas determinadas funções
	Metálica: Retem melhor o material, apresenta maior taxa de sucesso no moldagem;
	Plástica: Acessíveis e prática, contudo quando usada incorretamente pode desprender do material após a moldagem e o material ficar aderido a arcada do paciente e não ao molde. É mais flexível, logo podem se moldar a arcada do paciente;
	Acrílicas: Muito baratas, pouco resistente e passíveis de desprender o material durante a reação de presa do alginato.
Existem moldeiras para arcadas, M-arcadas e elementos dentários isolados.
Tipos de Moldagens
Podem ser:
	Arcada: Convencional;
	M-arcada: Região menor que se quer visualizar; indicada que seja feita com silicone, pois é possível que o alginato rasgue no ato da retirada do molde da boca do paciente;
	Elemento isolado: Após a moldagem da arcada, necessita ser feita a segunda moldagem (com silicone) do elemento dentário que se quer.
OBS: Para manipular deve-se usar uma cubeta flexível (mas não muito) e uma espátula de plástico.
Técnicas de Moldagem
	Após averiguar qual será o procedimento, deve-se escolher o material, separar materiais para seu preparo e conhecer como deve ser feita sua manipulação, segundo as indicações do fabricante. Deve-se respeitar o tempo de presa, para que se possa manipular corretamente o material e posicionar na moldeira que será utilizada (o material deve ter consistência, para que escoe pesadamente), posicionar o paciente 90º e o cabo da moldeira paralelo ao plano sargital. Deve-se aguardar a presa total do alginato (2-4 minutos) e não deixar o paciente deitado, para que não ocorra a deglutição de saliva com resquícios do material ou o escoamento do paciente para a região da garganta, pois causará sensação de sufocamento.
	
Tipos de Próteses
	Cada prótese deve ser feita para cada paciente, formulas perfeitas levam a próteses com aspectos artificiais, logo uma prótese deve apresentar diastemas leves, desgastes, retrações gengivais e leves alterações de cores, desde que essas características sejam compatíveis com a idade do paciente

Outros materiais