Buscar

aula 8

Prévia do material em texto

1.
		A ingestão diária de referência (DRI) é definida a partir de um conjunto de pelo menos quatro valores de referência de ingestão de nutrientes. Sobre esses valores, correlacione as colunas e assinale a sequência correta. 
Coluna I
1. Ingestão Adequada
2. Ingestão Dietética Recomendada
3. Necessidade Média Estimada
4. Limite Superior Tolerável de Ingestão
Coluna II
( ) É o valor de ingestão diária estimado para suprir a necessidade de 50% dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo.
( ) Toma como base as médias observadas da ingestão média de um dado nutriente por uma população/grupo de indivíduos, e que parece sustentar um estado nutricional definido, evidenciado por indicadores de adequação nutricional.
( ) É o nível de ingestão suficiente para alcançar a necessidade diária de um dado nutriente para 97- 98% dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo.
( ) É o nível de ingestão diária de um dado nutriente que, improvavelmente, cause efeitos adversos à saúde para quase todos os indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo.
 
	
	
	
	2, 3, 4, 1. 
	
	
	3, 1, 2, 4.
	
	
	1, 2, 3, 4.
	
	
	4, 2, 3, 1.
	
	
	2, 1, 4, 3.
	
Explicação:
A necessidade média estimada é o valor de ingestão diária estimado para suprir a necessidade de 50% dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo. A Ingestão adequada  toma como base as médias observadas da ingestão média de um dado nutriente por uma população/grupo de indivíduos, e que parece sustentar um estado nutricional definido, evidenciado por indicadores de adequação nutricional. A Ingestão Diétetica Recomendada é o nível de ingestão suficiente para alcançar a necessidade diária de um dado nutriente para 97- 98% dos indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo. Já o Limite Superior Tolerável de Ingestão, é o nível de ingestão diária de um dado nutriente que, improvavelmente, cause efeitos adversos à saúde para quase todos os indivíduos de um grupo de faixa etária e sexo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com base nos seus conhecimentos sobre as DRIs, qual sigla representa o valor do nível máximo tolerável de ingestão?
	
	
	
	RDA
	
	
	UL
	
	
	EAR
	
	
	AI
	
	
	UP
	
Explicação:
Tolerable Upper Intake Level (UL) ou nível máximo tolerável de ingestão: é definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em relação às recomendações nutricionais, pode-se afirmar que a UL (Limite Superior Tolerável de Ingestão) define-se por ser:
	
	
	
	o nível de ingestão ajustado experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada de nutrientes de um grupo de indivíduos aparentemente saudável.
	
	
	o nível mais alto de ingestão continuada de um determinado nutriente que não causará efeitos adversos à saúde da maioria das pessoas.
	
	
	o nível de ingestão recomendada de um nutriente para garantir a totalidade do requerimento de indivíduos saudáveis.
	
	
	o valor mediano para garantir o requerimento de 50% dos indivíduos sadios em diferentes estágios da vida.
 
	
	
	o grau máximo de consumo recomendável para ingestão de nutrientes para grupos de pessoas saudáveis.
	
Explicação:
UL é o grau máximo de consumo recomendável para ingestão de nutrientes para grupos de pessoas saudáveis.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As necessidades e as recomendações de nutrientes estabelecidas pelas Dietary Reference Intakes (DRI) configuram-se como um conjunto de valores de referência para ingestão de nutrientes a serem utilizados no planejamento e na avaliação de dietas de indivíduos e de populações saudáveis. O nutricionista solicita seu acompanhamento e auxílio na discussão de duas situações a fim de emitir um relatório/parecer sobre a alimentação e realizar intervenção nutricional.
Situação A: Banco de dados com média de ingestão de nutrientes de três recordatórios alimentares de 24h (coletados em dias alternados) de 50 pacientes ambulatoriais.
Situação B: Valores médios de ingestão de nutrientes de três recordatórios alimentares de 24h (coletados em dias alternados) de um paciente do ambulatório.
Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Para a realização do planejamento dietético na Situação A, devem ser utilizados os valores de referência específicos das RDA (Recommeded Dietary Allowance), quando disponíveis.
( ) Para a realização da avaliação da adequação de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da EAR (Estimated Average Requirement) em ambas situações, quando disponíveis.
( ) Para a realização da avaliação da meta de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da AI (Adequate Intake) na situação B, quando a EAR não estiver disponível.
( ) Para a realização da avaliação do nível mais alto de ingestão diária de nutrientes com risco de efeitos adversos à saúde na situação B, devem-se utilizar os valores de referência da UL (Tolerable Upper Intake Level).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
	
	
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	
	F ¿ V ¿ V ¿ F.
	
	
	F ¿ F ¿ V ¿ F.
	
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F.
	
	
	V ¿ F ¿ V¿ V.
	
Explicação:
FALSO - Para a realização do planejamento dietético na Situação A, devem ser utilizados os valores de referência específicos das RDA (Recommeded Dietary Allowance), quando disponíveis.
VERDADEIRO - Para a realização da avaliação da adequação de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da EAR (Estimated Average Requirement) em ambas situações, quando disponíveis.
VERDADEIRO - Para a realização da avaliação da meta de ingestão alimentar, devem-se utilizar os valores de referência da AI (Adequate Intake) na situação B, quando a EAR não estiver disponível.
FALSO - Para a realização da avaliação do nível mais alto de ingestão diária de nutrientes com risco de efeitos adversos à saúde na situação B, devem-se utilizar os valores de referência da UL (Tolerable Upper Intake Level).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São valores de referência de ingestão de nutrientes: ingestão adequada, necessidade média estimada e limite superior de ingestão tolerável. Sobre a necessidade média estimada, é correto afirmar:
	
	
	
	É o nível médio de ingestão diária de nutrientes que causa efeito adverso à saúde.
	
	
	Refere-se ao menor nível de efeito adverso observado para um determinado nutriente.
	
	
	Baseia-se na ingestão experimentalmente derivada da ingestão média de um referido nutriente, por um grupo populacional.
	
	
	É utilizada para o estabelecimento da ingestão dietética recomendada.
	
	
	É o nível médio de efeito adverso não observado para um determinado nutriente.
	
Explicação:
A necessidade média estimada é utilizada para o estabelecimento da ingestão dietética recomendada.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os novos valores de referência para ingestão de nutrientes (DRIs) incluem o conceito de Recomendação Média Estimada - EAR, que:
	
	
	
	deve ser utilizada como meta de ingestão alimentar de indivíduos.
	
	
	é utilizada para estabelecer uma RDA.
	
	
	é estimada para atender 98% dos indivíduos saudáveis.
	
	
	é obtida pelo cálculo da RDA + 2 DP.
	
	
	é utilizada para avaliar e planejar a ingestão alimentar apenas de indivíduos.
	
Explicação:
EAR é utilizada para estabelecer o RDA.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O que podem indicar valores habituais de consumo abaixo do EAR?
	
	
	
	Expressam grande probabilidade de inadequação,
	
	
	Não expressam  perigo e sim normalidade.
	
	
	Expressam que os indivíduos estão saúdáveis e sem risco
	
	
	Expressam que os indivíduos estão em risco pois estão ingerindo limites tóxicos de nutrientes
	
	
	Expressam que os indivíduos apresentam uma dieta equilibrada com ingestão adequada
	
Explicação:
 Para indivíduos, EAR e UL são as categorias de referência mais adequadas paraa avaliação de dietas, enquanto RDA ou AI devem ser utilizadas como metas de ingestão. Valores habituais de consumo abaixo do EAR expressam grande probabilidade de inadequação, e acima do UL, risco de desenvolvimento de efeitos adversos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considerando a IDR, é correto afirmar que:
	
	
	
	as recomendações de nutrientes a partir da IDR foram elaboradas a partir de estudos referentes à população brasileira e à norte-americana; por isso, podemos ter confiança ao recomendar tais valores a nossa população.
	
	
	na avaliação da adequação do consumo alimentar de um indivíduo, é preconizada a comparação mediante a ingestão dietética recomendada (RDA).
	
	
	na avaliação de adequação da dieta, caso a ingestão dietética esteja entre a necessidade média estimada (EAR) e a ingestão dietética recomendada (RDA), haverá risco de inadequação, e provavelmente, a prescrição ainda deve ser aumentada.
	
	
	o limite superior tolerável de ingestão (UL) é o valor máximo de recomendação de nutrientes sem risco de apresentar efeitos adversos à saúde, e, portanto, apenas os médicos podem fazer suplementação com base nesses valores de referência.
	
	
	se a ingestão de um determinado nutriente estiver acima da ingestão dietética recomendada (RDA) e, ao mesmo tempo, um número expressivo de dias tiver sido avaliado por meio de um inquérito dietético, é provável que a ingestão esteja inadequada.
	
Explicação:
Na avaliação de adequação da dieta, caso a ingestão dietética esteja entre a necessidade média estimada (EAR) e a ingestão dietética recomendada (RDA), haverá risco de inadequação, e provavelmente, a prescrição ainda deve ser aumentada.

Continue navegando