Buscar

ESTUDO DE CASO CLINICO DOENÇA DE CROHN

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO CLINICO
Dados do paciente:
Paciente: JGF Sexo: masculino Idade: 54anos,
Deu entrada na Emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no dia 24/04/19 com relato de dor em região abdominal lado direito, com fistulas abertas, e eliminação de secreção fedida 
Encontrasse lucido, hidratado, 
Analise do caso clinico:
Paciente relata em sua anamnese (informações retiradas do prontuário)
Diagnosticado anteriormente com BK (Tuberculose-Bacilo de Koch), tendo realizado o tratamento por mais de 8 meses, sem melhora para seu quadro clinico.
Tendo já realizado biopsia, onde obteve o diagnóstico de Colite Inespecífica, vindo a fazer tratamento sem resultado para melhora do seu quadro clinico. 
Possui Hérnia Inguinoescrotal. 
Doença de Crohn
Obs.:
Em relato do próprio, no dia que estivemos no Hospital, que passou por vários médicos, até que obteve o resultado (diagnostico) que o mesmo era portador de Doença Crohn (Enterite Regional –CID-10-K50). Após ser informado da sua doença a mais ou menos 2 anos, vem em intensa luta para realização do tratamento.
Dados relativos a Doença de Crohn:
Doença de Crohn é uma Síndrome que afeta o Sistema Digestivo e tem como principal sintoma Dor Abdominal associada a diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver nutrientes. É uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas seu maior acometimento é o Ílio terminal (parte inferior do intestino delgado), e o Colón um processo inflamatório de extrema invasão, compromete todas as camadas da parede intestinal; mucosa; submucosa; muscular e serosa; são células imunologicamente ativas que agridem o aparelho digestivo. Também pode apresentar manifestações como dores articulares; aftas; lesões na pele, tipo pioderma gangrenosa (ferida com aparência de um vulcão) e eritema nodoso (doença que provoca ligeira lesão vermelha na subepiderme) e inflamação dos olhos chamada uveíte, e também pode ocorrer perfuração no intestino que pode drenar para a região perineal, vagina, bexiga, com presença de fezes na urina.
Após análise do caso clinico do paciente JGF
 Diagnostico de Enfermagem
Risco de infecção associado a doença crônica, com fator de risco para alteração na integridade da pele.
Integridade da pele prejudicada, associado a imunudeficiencia, relacionado a excreções e secreções externas definidas por matéria estranha perfurando a pele.

Continue navegando