Buscar

Marcio Ferreira - ATIVIDADE MICRONUTRIENTES

Prévia do material em texto

Disciplina: Nutrição Animal
Professora responsável: Valéria Ana Corvalã dos Santos
ATIVIDADE MICRONUTRIENTES
1. Descreva como são classifcadas as vitaminas e principais fontes.
As vitaminas são classificadas de a cordo com a solubilidade: 
· Vitaminas lipossolúveis 
· Vitaminas hidrossolúveis 
 LIPOSSOLÚVEIS •
 Solúveis em lipídeos e solventes o rgânicos 
 Associam-se a fração lipídica dos alimentos 
 Absorvidas por mecanismo similar à absorção dos lipídeos 
 Armazenam-se no mesmo local que as gorduras.
· Vitamina A = retinol 
· Vitamina D = calciferol 
· Vitamina E = tocoferol
· Vitamina K = quinonas
 HIDROSSOLÚVEIS 
 • So lúveis em água Absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistem a circulatório, Excesso de vitaminas hidrossolúveis é excretad o na urina , Vitaminas do Complexo B 
 B1 = Tiamina 
 B2= Riboflavina 
 B3 =Niacina ou Ácido nicotínico 
 B5 = Ácido pantotênico 
B6 = Piridoxina
 B7= Biotina 
 B9 = Ácido fólico 
B12 = Cianocobalamina 
 • Vitamina C
 Ácido ascórbico
Fontes vitaminas lipossoluveis
Vitamina A
Todos os animais exigem vitamina A. A vitamina A não é encontrada nos alimentos como vitamina, mas como caroteno. Os Carotenóides são a forma inativa Vit. A, sendo: beta-caroteno, encontrados nos tecido s vegetais (folhas verdes, frutos e tubérculos amarelos). O Retinol e Retinal é a forma ativa da Vitamina A, sendo encotrados nos tecidos ou produtos de origem animal.
Vitamina d
Existem dois compostos: 
 O ergocalciferol, também denominado de Vitamina D2, tendo como precursor o esgosterol, de origem vegetal. 
 O Colecalciferol também denominado de Vitamina D3 tem como p recursor o colesterol ou esqualeno, sendo dependente s da luz ultravioleta (hv) para síntese.
A Vitamina D2 p ode ser encontrada nos fenos, palhadas, capins verdes. A Vitamina D3 é encontrada nas gorduras animais;
Vitamina E
São encontradas diversas fo rmas de Vitamina E ou Tocoferol (to cos = na scimento e pherein = transportar), porém a -tocoferol é a forma mais comum e biologicamente, a mais ativa.
fontes de Vitamina E 
 Fontes Primárias (óleos vegetais)= amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc. Fontes secundárias = sementes, grãos inteiros, e os vegetais de folhas verdes.
Vitamina k
Existe várias formas de Vitamina K:
· vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona) encontrado nos vegetais; 
· Vitamina K2 (menaquinona) 75% é sintetizada por bactérias no trato intestinal de ruminantes; 
· Vitamina K3 (menadiona) composto sintético, pode ser convertido em K2 no trato intestinal.
Fontes de Vitamina K = Melhores fontes , folhas de forrageiras; Outras fontes sao, sementes de oleaginosas, aveia, trigo integral; 
• Outra fonte de Vitamina K2, é a flora bacteriana do jejuno e do íleo.
Vitaminas hidrossolúveis
Todas as Vit. do Complexo B são coenzimas e ligam-se a um nucleotídeo ou grupo fosfato 
• São sintetizadas pelos microrganismos ruminais 
 Vitamina B1 (Tiamina) ocorre síntese microbiana em condições normais, porém sua síntese é limitada quando há baixos níveis de CHO, N e S. 
Vitamina B2 (Riboflavina) importante coenzima nos sistemas adenina flavina dinucleotídeo (FAD). Na carência de Riboflavina, ocorre te ndência para irritação da pele, cobertura pilosa fraca e fotofobia.
Vitamina B3 (Niacina) coenzimas NAD e NADP,participando do metabolismo de CHO’s, Proteínas e Lipídeos. O suprimento de niacina o corre quando ele está presente na dieta, quando o Triptofano é convertido nele ou quand o há síntese ruminal. 
 Vitamina B5 (Ácido pantotênico) faz parte da estrutura da Co-A atuando em reações envolvendo ácido acético ou ácidos graxos . 
Vitamina B6 (Piridoxina) enzimas contendo Piridoxal, responsáveis pelas reações com aminoácidos. Nos sintomas de carência (que são raros, pois há síntese no trato igestivo) ocorre dermatite e crescimento deficiente.
 Vitamina B7 (Biotina) participa de reações de carboxilação na síntese de AG, conversão do piruvato a oxaloacetato, importante no ciclo da uréia. Influência sobre a dureza e conformação dos cascos. 
Vitamina B9 (Ácido fólico) importante no metabolismo de compostos de 1 carbono. Os sintomas de deficiência são pouco observados, pois são sintetizado pelas bactérias do trato digestivo. Maiores deficiências, podem provocar inúmeros tipos de anemia. 
 Vitamina B12 (Cobalami na) a adenosilcobalamina e m etilcobalamina são formas naturais da vit. B12, encontrados nos tecidos vegetal e a nimal; a c ianocobalamina é a Vit. B12 artificial, contém 4,5 % de co balto. Suas funções estão relacionadas ao m etabolismo das Proteínas, carboidratos e lipídeos, síntese de purinas e pirimidinas e m etabolismo do propionato.
 VITAMINA C (ÁCIDO ARCÓRBICO) 
 
O ácido ascórbico funciona nas reações de oxi- redução,a maioria dos animais podem sintetizar acido arcorbico apartir da glicose.
 
2 .Descreva como são classificados os minerais e principais fontes.
Os minerais são classificados em:
 1. Macrominerais, sendo necessários a o organismo em quantidades relativamente altas, são macrominerais: Fósforo (P), Cálcio(Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Potássio (K), Sódio (Na), Cloro (Cl). 
2. Microminerais, sendo necessários ao organismo em quantidades relativamente baixas, são microminerais: Zinco (Zn), Cobre (Cu), Cobalto (Co), Iodo (I), Selênio (Se), Cromo (Cr), Manganês (Mn), Ferro (Fe)
Podem ser obtidos atraves da planta forrageira ou atraves de suplementaçao mineral fornecido a cocho.
Uma das principais fontes eo fornecimento a vontade no cocho de sal mineral .
2. Como é determinada a biodisponibilidade.
A biodisponibilidade pode ser considerada como uma medida da habilidade de um determinado suplemento suportar os processos fisiológicos do animal”. O e lemento precisa passar pe los p rocessos de digestão, absorção e transporte até ficar disponível para exercer suas funções. Porém existe a interação entre os elementos minerais, n a qual o excesso de um pode favorecer ou prejudicar a absorção de outro mineral, assim, as relações existentes podem ser de antagonismo ou sinergismo.
3. Qual as funções das vitaminas, como são absorvidas e armazendas
As vitaminas, tal como os minerais, têm funções chave como cofatores de
enzimas ou elementos reguladores. Processos metabólicos são desencadeados ou controlados por vitaminas. As quantidades requeridas de vitaminas são muito pequenas, mas vitais para o animal e a concentração correta
na dieta pode otimizar o desempenho animal. as lipossolúveis precisam formar micelas para serem absorvidas pelas células dos enterócitos, já no interior dessas células formam quilomicrons, vão para os vasos sanguíneos (sistema portal) e vão até o fígado onde podem ser armazenadas. Agora, as hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. A diferença grande é que as lipossolúveis precisam formar micelas com lipídeos para serem absorvidas.
4. Qual as funções dos mineiras, como são absorvidas e armazendas
FUNÇÕES DOS MINERAIS NO ORG ANISMO
· Estrutural : os minerais como o Ca, P, Mg e o F, exercem e stas funções no tecido ósseo, já o P e S como componente de proteínas mu sculares, também exercem função estrutural. 
· Fisiológica: a p resença d o Na, K, Ca, Mg n os tecidos e líquidos corporais garantem o equilíbrio osmó tico, o ba lanço ácido -básico e a permeabilidade das membranas, caracterizando as funções fisiológicas. 
· Catalítica: os minerais podem atuam em a tividades catalíticas d e sistemas enzimáticos e hormonais co mo f orma integral oufa zendo pa rte de estruturas como metaloenzimas. Ex: presença do Cu em enzimas como ceruroplasmina e tirosinase. 
· Reguladora: os minerais como Ca, Zn e I, têm sido encontrados em processos de regulação na replicação e diferenciação celular.
CÁLCIO - Absorção Pouco do Ca é absorvido no Rúmen, sendo, de maneira geral ab sorvido no intestin o delgado (duodeno e jejuno). A ef iciência de absor ção depende da disponibilidade no alimento e do excesso de oxalato em algumas forrageiras (Ex.: Setaria spp .)
FÓSFORO –Absorção: principalmente no intestino delgado; quando o animal está na fase de crescimento o P é rap idamente retirado d o sangue e fixado nos osso s e d entes. Após puberdade a entrada e retirada do P ocorre pelas necessidades. A ef iciência da absorção d epende: n ível de P n a dieta (quanto menor, ma ior a eficiência ); fon te e tipo de P (principa lmente pela solubilidade); idade do animal; outros mine rais como Fe, Al e Mg que formam complexos insolúveis; Parasitas no intestino prejudicam a absorção
MAGNÉSIO – absorção: principal local é no int estino grosso (em be zerros) e no retículo-rúmen nos animais adultos, por processo de absorção ativa. Sua solubilidade diminui em pH ruminal próximo a 7,0. Compete com o nível de K;
NaCl – absorção: a maior parte o corre no ID e é transportado pelo epitélio através de “bombas” (sistema ativo), também é absorvido no Rúmen e entra pela saliva.
FERRO (Fe) – Abso rção: principalmente no Intestino delgado , absorvido como Fe++ (ferroso) n o ID , e após a bsorção é oxidado a férrico (Fe+++) transportado pela proteína plasmática transferrina. O Fé é altamente conservado (pouco excretado)

Continue navegando