Buscar

Metodologias para pesquisa em educação Semana 5 2021

Prévia do material em texto

Metodologias para pesquisa em educação Semana 5 2021
Nota 10/10
Q 1. Muitas são as questões que envolvem a pesquisa e os pesquisadores e cada uma delas deve ser rigorosamente analisada de forma crítica. 
 
I – Não há neutralidade em nenhuma pesquisa, tão pouco em seus pesquisadores, ou mesmo naqueles que serão pesquisados. Assim, há sempre muitos interesses em jogo e, ainda que as abordagens metodológicas sejam guiadas pelos princípios éticos, é na abordagem qualitativa que precisamos estar mais atentos.  
 
porque 
 
II - Ao pensar em um processo de investigação científica o pesquisador precisa questionar-se permanentemente sobre o porquê da investigação, para quê servirá essa pesquisa, como divulgará seus dados e o quê espera encontrar, uma vez que irá adentrar a intimidade da vida das pessoas, individualmente ou em grupo. 
Resposta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Q2. Ao longo da história, a medicina era exercida sem que os pacientes pudessem decidir sobre os procedimentos médicos, não havia o princípio da autonomia para os pacientes, ainda que, desde o Século V a.C, o juramento de Hipócrates valorizasse o sigilo médico e os princípios da beneficência. Contudo, foi após a Segunda Guerra Mundial que, diante de procedimentos realizados pelos nazistas nos campos de concentração foram criados códigos mais rígidos e fundamentados na ética e esses são considerados importantes marcos históricos para a ética em pesquisa com seres humanos. 
Resposta: 
Com 10 princípios éticos que envolvem a preservação do homem, seu consentimento voluntário em qualquer procedimento e pesquisa temos o código de Nuremberg
Q3. Cortella (2005), ao discutir o significado da Ética na produção do conhecimento destaca aspectos que, para ele, são indissociáveis e, dessa forma, compõem o real sentido do conceito. Destaca que há “três grandes questões éticas que orientam (mas também atormentam, instigam, provocam e desafiam) as nossas escolhas: Quero? Devo? Posso?” 
Nessa perspectiva, alguns valores precisam ser ressignificado pelos pesquisadores em suas pesquisas, mas acima de tudo, por qualquer ser humano e quaisquer situações da vida. 
Analise as assertivas a seguir tendo como ponto de apoio as ideias que integram o conceito de ética nessa perspectiva: 
 
I. A ética é um conceito compreendido apenas junto ao ser humano porque pressupõe escolhas e só os humanos têm condições para decidir e opinar. 
II. Um conceito indissociável da ética é a liberdade e, somente aqueles que são livres podem exercer a ética, humanos e animais sob o jugo da opressão não podem ser julgados pela ética. 
III. A integridade é o cuidado de manter-se inteiro frente às decisões e os atos, assim, não é possível, na perspectiva da ética que uma pessoa aja de uma forma como indivíduo e de outra como profissional. 
IV. A humanidade na perspectiva da ética nunca é pensada individualmente, mas numa coletividade, na convivência, pois ser humano é manter a integridade digna da vida coletiva. 
V. Uma relação que precisa ser observada no conceito de qualidade tem nos aspectos quantitativos sua maior referência, pois se há muito quantitativamente, então pode se afirmar que há qualidade, contudo se há pouco tem-se apenas privilégio. 
Resposta 
I, III, IV e V. 
Q4. Pesquisar pressupõe uma relação indissociável da ética, por isso há processos rígidos e cuidados essenciais quando envolve seres humanos. 
Quando um pesquisador inicia seu projeto de pesquisa precisa considerar alguns passos no que se relaciona à ética. Primeiro identificar se a pesquisa envolverá humanos, caso afirmativo, após cumprir todas as exigências previstas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e submeter seu projeto à aprovação desta comissão. 
Como enviar o projeto ao Conep? 
 Resposta: A Plataforma Brasil foi criada para servir como espaço para o acompanhamento dos projetos ali submetidos, é coordenador pelo Conep e tem a participação dos CEPs registrados. 
Q5. Tendo em vista a relevância dos processos de análise e aprovação de projetos para pesquisas com seres humanos, existem alguns procedimentos e exigências aprovados por resolução, sem os quais um projeto não poderá ser realizado. 
Analise as assertivas a seguir visando identificar os procedimentos necessários para que uma pesquisa com seres humanos possa ser realizada. 
 
I. O TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é o documento que o pesquisador assina e apresenta às pessoas que participarão da pesquisa para que leiam e saibam dos riscos que estão correndo ao participar da pesquisa. 
II. Os CEPs - Comitê de Ética em Pesquisa são os órgãos vinculados ao Conep, com sede nas diversas universidades que analisam os projetos em relação à integridade física e emocional dos participantes, assim como sua dignidade, saúde e segurança. 
III. Cadastrar os projetos juntamente com o TCLE e outros documentos no site do comitê de ética escolhido para que determinada universidade e respectivos especialistas possam analisar os riscos diversos que a pesquisa poderá trazer à comunidade, fazendo valer os princípios éticos. 
IV. Todo projeto cuja pesquisa envolverá seres humanos deve passar por análise para que os pesquisadores autorizados possam analisar se os princípios éticos estão garantidos, para isso os projetos são encaminhados, via Plataforma Brasil ao Conep que faz a distribuição dos projetos para os comitês (CEP) mais próximos. 
 
Diante das assertivas qual a alternativa correta? 
Resposta: II e IV