Buscar

Prévia do material em texto

Título: Iniciação da Criança nas atividades rítmicas e expressivas na primeira infância
Objetivos: Ao final da sequência de atividades as crianças deverão ser capazes de reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas; realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados.
Descrição: 
Brincadeiras de corda, brincadeiras de roda, habilidades motoras de correr com um e com os dois pés, saltar, agachar, girar e equilíbrio, ritmo e expressividade.
Tempo total da aula: 50 minutos
Local: Quadra esportiva
Faixa etária: 6 a 7 anos
Materiais auxiliares: Cordas
Desenvolvimento:
Parte Inicial:
Duração: 10minutos
No primeiro momento, começamos com aquecimento. Pedimos para que as crianças fiquem em círculo no meio da quadra. Em seguida, serão realizados movimentos de giro de pescoço para frente, para trás e para os lados. Bem como movimentos nos ombros, braços, punhos, tornozelos e quadril, todos para frente e para trás, para que dessa forma lubrifiquem as articulações. 
Em seguida, explicaremos as regras e objetivos de cada brincadeira e a distribuição do espaço que utilizaremos para realizá-las. Ao final da aula, faremos uma roda de conversa para avaliar se os objetivos da aula foram alcançados. 
Parte Principal: 
Duração: 30 minutos
Primeira Brincadeira: Pular corda
Músicas “Um homem bateu na minha porta” e “Pimenta, pimentinha, pimentão”.
Utilizando uma corda, as crianças darão sequência de pulos: em um pé só; com os dois pés; farão giros ao ritmo da música que será cantada por todos. Essa brincadeira será realizada de forma individual e coletiva, para que possamos observar o desenvolvimento de cada um, seja de forma individual ou em grupo.
Durante a brincadeira, observaremos se o ritmo do movimento da corda é condizente com as capacidades de saltar de cada participante. E as orientaremos, no caso de ajustes serem necessários.
Segunda Brincadeira: Brincadeira de roda
Músicas “Ciranda, cirandinha”,” Atirei o pau no gato” e “Pingo o pingo ô maninha”.
Começamos explicando como será a brincadeira.
Em seguida, formaremos um grande círculo e orientaremos que elas deem as mãos, para que possamos dar início a brincadeira. Em círculo e de mãos dadas, ao som e ao ritmo da música, elas começarão a girar, fazendo o que diz a letra da música. Por exemplo: Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. Ou seja, darão uma volta completa e outra até metade do círculo.
O objetivo dessa brincadeira é fazer com que as crianças socializem com outras crianças, interajam com a letra da música, desenvolva suas capacidades motoras, rítmicas e expressivas através das letras das músicas.
Parte Final (avaliação): 
Duração de 10minutos
Conversaremos com as crianças sobre o objetivo da aula e a importância de cada exercício utilizado. Avaliando, todos os aspectos relacionados a inclusão de todos participantes, na vivência das brincadeiras e com a experimentação de todas as funções existentes. Faremos observações quanto ao desempenho e o ajuste rítmico dos participantes, individualmente ou dentro do grupo. Lembrando que essas observações feitas anteriormente, devem ser focadas em torno das variações de ritmo, expressividade corporal, coordenação motora, relações socioemocionais, tanto a nível individual como coletivo.