Buscar

Outubro Rosa

Prévia do material em texto

2
 
 
 
OUTUBRO ROSA
 
 
 
  
 
INDAIATUBA - SP
2020
Sumário
 
Introdução	5
1. Movimento Outubro Rosa	6
2. Outubro Rosa e Políticas Públicas	7
3. Projeto de Promoção e Prevenção a Saúde – Outubro Rosa	7
3.1. Projeto Escolar – Prevenção	8
Conclusão	9
Bibliografia	10
Introdução
 Este trabalho tem como premissa apresentar o conceito do Outubro Rosa, bem como o programa de promoção e prevenção à saúde da mulher no que tange ao câncer de mama.
O câncer é uma doença de auto custo, que tem um grande impacto na vidas das pessoas diagnosticadas e dos familiares. Diante disto é de suma importância que tenhamos políticas públicas com o olhar voltado para esta temática.
Casos de câncer de mana, não irá afetar apenas a saúde da pessoa diagnosticadas, mas também a autoestima e o psicológico. 
É por isto que temos que ter uma mobilização em massa para que possamos prover ferramentas que irão promover e prevenir problemas relacionados a esta temática, uma vez que o acesso a saúde é um dos itens da nossa constituição Federal no artigo 6º de 1988.
1. Movimento Outubro Rosa
Criado em 1990, O intitulado Outubro Rosa é um movimento internacional que tem como objetivo promoção e prevenção do câncer de mama de colo de útero. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) esta data é muito importante pois além de promover a saúde e a conscientização sobre a doença proporciona também maior acesso aos serviços de diagnósticos e tratamentos que irão contribuir ara a redução do índice de mortalidade.
Segundo Gutiérrez (2017), o movimento do outubro rosa teve início nos Estados Unidos e posteriormente foi expandido para o mundo todo, e no Brasil o Estado de São Paulo foi a primeira cidade a qual aderiu o movimento no ano de 2002, sendo que a partir do ano de 2010 o INCA iniciou a sua participação no movimento, proporcionando a promoção do tema, disponibilizando materiais informativos tanto para profissionais da área da saúde, para empresas privadas ligadas a saúde e para a população.
No Brasil, segundo dados da pesquisa Câncer no Brasil – A jornada do paciente no sistema de saúde e seus impactos sociais e financeiros, a estimava de casos de câncer é grande, sendo que cerca de 600 mil novos casos de câncer surgem no brasil, dentro esses números cerca de 10% é de Mama e cerca de 3% do colo de útero como mostra a Figura 1.
Fonte: Câncer no Brasil – A jornada do paciente no sistema de saúde e seus impactos sociais e financeiros, 2017.
2. Outubro Rosa e Políticas Públicas
A propagação da campanha do Outubro Rosa tem vários enfoques que levaram o poder público brasileiro a declarar o combate ao câncer de mama como uma prioridade, passando a integrar o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o qual foi lançado pelo Ministério da Saúde nos anos 2000. 
Segundo o INCA (2020), as estratégias definidas para o controle do câncer de mama no Brasil incluem: o diagnóstico e o rastreamento precoce, ações de prevenção e promoção a saúde da mulher, sendo estas de competência da Atenção Básica em Saúde segundo as diretrizes do Ministério da Saúde.
Para a OMS (2007), o protocolo para o câncer de mana tem início com a prevenção, onde as políticas públicas têm um papel muito importante principalmente no quesito econômico e acesso a saúde, a fim de prover um método mais efetivo e a longo prazo na prevenção do câncer. Os próximos itens são: diagnóstico rápido o tratamento e promoção à saúde.
É muito importante que as políticas publicas tenha um olhar voltado para a prevenção e promoção da saúde principalmente em casos de câncer, onde segunda dado levantados pelo Ministério da Saúde e o INCA (2020), no Brasil o câncer de Mama acomete cerca 20,9% das mulheres que foram diagnosticadas com câncer, se trabalharmos na prevenção e promoção a saúde, com o diagnóstico no início da doença o custo público com o câncer poderá ter uma economia relevante..
Segundo o site Saúde Business (2019), em 2017 foi feito um estudo idealizado para INTERFARMA onde foi contatado que o Brasil gastou cerca de R$ 68,2 bilhões com o câncer no Brasil. O estudo listou os gastos com medicação, hospitalização, cirurgias, morte prematura e aposentadoria por invalidez. O valor gasto pelo SUS segundo dados do DATASUS foi estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões.
3. Projeto de Promoção e Prevenção a Saúde – Outubro Rosa
Nós como profissionais da área da saúde, temos como obrigação o apoio a rede pública de saúde e aos nossos pacientes que promover a saúde e o bem estar de todos, de forma igualitária, sem distinção de grupo social, religioso ou filosófico.
O projeto terá 1 etapa onde estaremos promovendo a educação na saúde para os jovens da rede pública de ensino.
Neste sentido, apesar de o protocolo de saúde visar mulheres acima dos 35 anos ou que já tenha casos de diagnósticos de câncer na família, os jovens são o futuro da humanidade, e temos que prover a eles ferramentas para o desenvolvimento social.
3.1. Projeto Escolar – Prevenção
É importante envolver os jovens nos problemas da sociedade, para isso é importante termos programas de saúde na escola, onde podemos desenvolver habilidades nos jovens para dar suporte aos outros, mas também ter um olhar voltado para eles e promover o auto cuidado.
A proposta é realizar palestras gratuitas e lúdicas nas escolas municipais de ensino Médio e com parceria com os docentes da matéria de Educação física promover ações com a participação dos alunos.
As palestras serão oferecidas mensalmente por uma equipe multidisciplinar que contaria com:
· 1 profissional de fisioterapia
· 1 profissional de saúde
· 1 profissional de psicologia
· 1 profissional de estética
Serão feitas 10 sessões de palestras, sendo aplicada 1 por mês, durante 10 meses, e com a ajuda dos próprios alunos poderão apresentar trabalhos voltados a esta temática. Os alunos poderão fazer trabalhos como jogos, peças, jograis, vídeos entre outros para apresentarem aos colegas.
As palestras podem ser feitas pelos próprios professores, e os materiais podem ser diversos e podemos pedir para os próprios alunos estudarem a temática de montarem jogos, peças, jograis entre outros para apresentar aos colegas.
Ao final do programa, podemos abrir uma apresentação para a sociedade, com uma feira de profissões, onde os alunos irão apresentar a temática do Outubro Rosa na visão das diversas profissões.
Conclusão
Conforme as pesquisas realizadas e de acordo com o INCA (2020), o câncer de mama é o grande “vilão” nos casos de diagnósticos em mulheres, sendo gasto altas somas nos programas de promoção, prevenção e procedimentos médicos e hospitalares.
É por isso que educar a sociedade sobre esta temática é muito importante, pois um diagnóstico no início da doença será a grande diferença para o bom resultado dos procedimentos médicos. 
Nosso objetivo com o projeto é fornecer ferramentas para os indivíduos frente a esses problemas, para que possamos dar suporte uns outros, tendo em vista de esta doença não afeta apenas o físico, mas também o emocional das pessoas.
Bibliografia
GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de & ALMEIDA, Ana Maria de. (2017). Outubro Rosa. Acta paul. Enferm. 30(5). São Paulo. Recuperado de https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000500001. Doi 10.1590/1982-0194201700065.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Confira as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/confira-recomendacoes-do-ministerio-da-saude-para-o-rastreamento-do-cancer-de-mama. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/diretrizes-para-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama-no-brasil. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DASILVA. Divulgação de estratégias de prevenção ao câncer de mama marcam Outubro Rosa no INCA. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/divulgacao-de-estrategias-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-marcam-outubro-rosa-no-inca. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Divulgação de estratégias de prevenção ao câncer de mama marcam Outubro Rosa no INCA. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/divulgacao-de-estrategias-de-prevencao-ao-cancer-de-mama-marcam-outubro-rosa-no-inca. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE – Advocacia Geral da União. 2020. Outubro Rosa: histórias de superação de quem venceu a doença. Disponível em: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/outubro-rosa-historias-de-superacao-de-quem-venceu-a-doenca. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
INTERFARMA - Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. 2017. Câncer no Brasil, a jormanda do paciente no sistema de saúde e seus impactos sociais e financeiros, disponível em: https://www.interfarma.org.br/public/files/biblioteca/cancer-no-brasil-n-a-jornada-do-paciente-no-sistema-de-saude-e-seus-impactos-sociais-e-financeiros-interfarma.pdf. Acesso em 10 Novembro de 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Prevention. Geneva, 2007. (Cancer control: knowledge into action: WHO guide for effective programmes). Recuperado de: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43743/9241547338_eng.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 de Novembro de 2020.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OUTUBRO ROSA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
INDAIATUBA 
-
 
SP
 
2020
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OUTUBRO ROSA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
INDAIATUBA - SP 
2020

Mais conteúdos dessa disciplina