Buscar

MAPA Governança em TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade MAPA
	Acadêmico (a):
	DAIANE DA SILVA MORAES
	R.A
	 1876586-5
	Curso:
	TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	Disciplina: GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Pesquise sobre uma das bibliotecas de boas práticas que foram citadas em nossa disciplina e em seguida redija um texto apresentando os principais aspectos e características do modelo pesquisado. Seu trabalho deve conter no mínimo uma página e no máximo duas. Além disso, é importante apresentar ao menos uma citação (direta ou indireta) que embase o texto apresentado.
Biblioteca escolhida:
ISO/IEC 20000 
Conforme a ISO (2005), A ISO/IEC 20000 é o primeiro padrão internacional formal, desenhado especialmente para o Gerenciamento de Serviços de TI. A norma foi publicada em 15 de dezembro de 2005. É baseada no ITIL, IT Infrastructure Library, conjunto de melhores práticas para Serviços de TI e sucedeu a norma britânica BS 15000. A ISO/IEC 20000 se divide em duas partes: a ISO 20000-1, que trata da especificação para a gerência de serviços de TI e a ISO/IEC 20000-2 que trata do código de prática para a gerência dos serviços de TI. A certificação é baseada nos requisitos da primeira parte da norma.
A ISO/IEC 20000 adota a metodologia conhecida como Plan-Do-Check-Act (PDCA) para os processos de planejamento e implementação de serviços, que consiste de quatro tarefas básicas:
 Plan – planejar: estabelece os objetivos e processos necessários para entrega dos serviços com qualidade.
 Do – fazer: implementa os processos estabelecidos no plano.
 Check – avaliar ou checar: monitora e estabelece métricas para os processos visando confirmar se eles estão sendo executados com qualidade.
 Act – agir: toma ações que visam à melhoria contínua dos processos e dos resultados gerados por estes.
As empresas que adotam a ISO20.000 e o cumprimento de seus requisitos (que é baseada na ITIL), tem uma cultura voltada a gestão de serviços de TI e melhora continuada na adequação dos processos e demonstra que a organização possui controles adequados e procedimentos aptos a entregar, a um custo efetivo, qualidade nos serviços de TI sendo hoje um diferencial competitivo.
Dentre os principais aspectos que levam uma empresa a buscar a certificação à norma estão:
· Satisfazer as demandas dos clientes por serviços de TI de alta qualidade e com um custo adequado;
· Trabalhar a constante eficiência nos processos;
· Retorno econômico e consistência dos serviços de TI;
· Atender requerimentos internacionais e comprovar a aderência à norma através da certificação;
· Gerar vantagem competitiva através de serviços consistentes e com custo adequado e incentivar a cultura de melhoria contínua de serviços.
Não é à toa que cada vez mais vemos vagas de emprego solicitando profissionais certificados em ITIL e ISO/IEC 20000. Não é à toa que cada vez mais vemos concorrências públicas exigindo empresas e profissionais da empresa certificados em ISO/IEC 20000. A certificação para empresas é apenas uma maneira de atestar que os requisitos exigidos pela norma são implementados. Para os profissionais é uma maneira de atestar um conjunto de conhecimentos mínimos necessários para ajudar as empresas em que esses profissionais irão atuar a entregar serviços de qualidade e custos reduzidos. (Professor PIETRO GUEDES, 2015, Online, Linkedin, Artigo Como a certificação ISO/IEC 20000 pode ajudar empresas e pessoas?)

Outros materiais