Buscar

Exercício introdução a biofarmacia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO: INTRODUÇÃO À BIOFARMÁCIA
1) Defina Biofarmácia
É o ramo da farmacologia responsável por estudar a influência de fatores físico-químicos e biológicos, assim como, as características farmacocinéticas e farmacodinâmicas do fármaco visando o entendimento do efeito terapêutico após sua administração. Tornando-se possível, através desta ciência, identificar quais medicamentos podem ser intercambiáveis.  
2) Qual é a importância da biodisponibilidade e bioequivalência para a clínica?
A biodisponibilidade é responsável por medir a quantidade do medicamento, contida em uma fórmula farmacêutica, que chega à circulação sistêmica de acordo com a velocidade na qual ocorre sua absorção. Geralmente, medicamentos administrados por via oral, possuem uma biodisponibilidade menor do que a dose ingerida devido ao efeito de primeira passagem, onde eles reduzem a biodisponibilidade. Sendo importante para clínica exatamente para que haja um entendimento do quanto da dose será necessário para cada paciente, de acordo com suas condições (insuficiência renal, hepática, etc)
Visto que a bioequivalência consiste na demonstração da equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio (s) ativo (s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental, torna-se de suma importância para clínica a partir do momento que há possibilidade de intercambiar para algum medicamento mais barato e com mesmo efeito.
3) Quais os fatores interferem a biofarmácia?
As vias de administração que, dependendo de qual seja, modificam a biodisponibilidade
4) Quais as principais vias de administração de medicamentos?
Oral, sublingual, percutânea, retal, intravenosa, intramuscular, nasal e intratecal 
5) Qual é a via que apresenta 100% de biodisponibilidade?
Intravenosa
6) Qual é a importância do tempo de meia vida?
Possibilitar que se obtenha uma boa estimativa do tempo gasto para que o fármaco seja removido do organismo 
7) Qual é a diferença entre um medicamento similar, genérico e de referência?
Os medicamentos de referência - também conhecidos como “de marca" - são aqueles que possuem eficácia e segurança cientificamente comprovadas. Geralmente são produtos inovadores, com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os genéricos são medicamentos que apresentam princípio ativo idêntico a um medicamento de referência, o que é assegurado por testes apresentados à Anvisa. Portanto, os medicamentos genéricos podem substituir os de referência prescritos pelo médico.
O medicamento similar é identificado pela marca ou nome comercial e possui o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência. A diferença entre eles está relacionada a alguns aspectos, como: Prazo de validade do medicamento; Embalagem; Rotulagem; Tamanho e forma do produto. 
Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”. 
8) Quais os fatores físico-químicos que afetam os efeitos farmacológicos?
Solubilidade, tamanho da particula, pKa do fármaco, clearance metabólico e coeficiente de partição

Continue navegando