Buscar

Sintomas e Diagnóstico de Abscessos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sintomas
Os sintomas de um abscesso podem variar de acordo com a área atingida, porém mantém as seguintes características independente da região:
· Manifestação de um nódulo — uma elevação na pele ou em qualquer tecido, caracterizado pelo aumento do volume na região;
· Dor ao toque;
· Inchaço;
· Calor;
· Rubor;
· Edema.
A cor do abscesso varia entre rosa escuro e bastante avermelhado. Em quadros intensos, o paciente pode enfrentar casos de febre, ínguas, suor, calafrios e mal-estar geral.
Os abscessos podem evoluir durante o tempo que não é realizado os tratamentos necessários. Caso ocorra alguma das condições abaixo, o paciente deve consultar o médico com urgência:
· Se o nódulo continuar a crescer e se tornar maior do que 1 cm de diâmetro;
· Se o abscesso se tornar ainda mais doloroso;
· Se a ferida estiver próxima da área retal ou da virilha;
· Se demonstrar febre alta;
· Se estrias vermelhas surgirem a partir do abscesso.
Uma exceção a grande parte dos sintomas são os abscessos tuberculosos, chamados “abscessos frios”.
Como é feito o diagnóstico do abscesso?
Abscessos externos podem ser diagnosticados a partir da observação visual de um dermatologista, pois são facilmente percebidos através da pele. Os internos, no entanto, dependem do auxílio de exames de imagens para obter o diagnóstico concreto. Nesse caso, o clínico geral será o responsável pelo primeiro contato com o paciente, que irá direcionar ao médico especialista de acordo com a região atingida pela doença.
Um dos exames necessários consiste na coleta de uma amostra de pus do abscesso do paciente. A análise permite a identificação de bactérias específicas que causam a doença.
Se o paciente apresentar mais de um abscesso na pele, o médico pode requisitar um exame de urina para medir os níveis de glicose do indivíduo para diagnosticar corretamente se há presença de diabetes. Diabéticos são propensos a adquirir abscessos e devem receber tratamento imediato.
Se os quadros de abscessos forem recorrentes, o médico pode requisitar exames laboratoriais para testar se as bactérias estão produzindo toxinas que atingem as células brancas do corpo, impedindo a cura.

Outros materiais