Buscar

Avaliação discursiva Comportamento, clima e cultura organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comportamento, Clima e Cultura Organizacional (RHU19)
	
	
	
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Abraham Maslow iniciou o estudo da motivação humana. Seu estudo contribui sobremaneira para uma visão das necessidades humanas, conforme se vê na hierarquia que propôs. Maslow parte dos seguintes pressupostos, que segundo ele compõem qualquer prévia no estudo de necessidades humanas. Assim, formulou-os da seguinte maneira:
I- Qualquer comportamento motivado é um canal pelo qual diversas necessidades podem ser expressas ou satisfeitas simultaneamente, portanto um ato pode ser resultado de diversas motivações.
II- O estudo da motivação deve concentrar-se nos objetivos finais das pessoas e não em seus objetivos intermediários, que nada mais são do que meios para atingir os objetivos finais.
III- As necessidades humanas estão hierarquizadas segundo o seu valor. Assim, a manifestação de uma necessidade se baseia, geralmente, na satisfação prévia da outra mais importante ou premente.
IV- As necessidades humanas foram representadas na conhecida "pirâmide de Maslow", que estabelece a hierarquia entre cinco tipos básicos de necessidades, sendo as da base da pirâmide as que primeiramente se manifestam e, a partir do seu atendimento, as necessidades mais elevadas vão surgindo.
Disserte sobre as necessidades propostas por Maslow, ordenados da base para o topo.
	Resposta Esperada:
Necessidades fisiológicas - relacionadas à subsistência, cujo não suprimento compromete o equilíbrio biológico do homem, como, por exemplo, alimento, água, repouso e sexo.
Necessidades de segurança - surgiriam após estarem razoavelmente satisfeitas as necessidades fisiológicas. A estabilidade no emprego e o desejo de possuir seguros diversos são exemplos desse tipo de necessidade.
Necessidades de afeição e participação - uma vez que as necessidades fisiológicas e de segurança estejam razoavelmente atendidas, o indivíduo tende a buscar o desenvolvimento de relações afetivas com outras pessoas.
Necessidades de estima - todos os indivíduos, exceto alguns casos patológicos, sentem necessidade de possuir autoestima, ou seja, de ter uma autoavaliação positiva. A satisfação de tais necessidades baseia-se, principalmente, na constatação individual da capacidade de realização e no respeito demonstrado por terceiros.
Necessidades de autorrealização - o homem só pode ser feliz quando realiza o seu potencial. A pessoa deseja sempre se tornar mais do que é e vir a ser tudo o que pode ser. Esse tipo de necessidade tem a peculiaridade de não se extinguir, não poder ser plenamente atendida, uma vez que o potencial de uma pessoa é algo dinâmico, que vai crescendo à medida que ela alcança realizações significativas.
	2.
	Ter inteligência emocional faz parte das competências comportamentais. Ser inteligente emocionalmente é saber administrar o que sentimos, de forma que nossas emoções não dificultem nossos relacionamentos. Essa competência vem tornando-se mais importante nas organizações, principalmente em cargos de lideranças. Cite e descreva três formas que auxiliam no processo de desenvolvimento da inteligência emocional.
	Resposta Esperada:
1. Analise seu próprio comportamento: avalie suas próprias atitudes durante o dia a dia. Autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional.
2. Domine as suas emoções: não deixe que os seus sentimentos te dominem. Controle-os! Evite tomar decisões impulsivas das quais irá se arrepender. Uma forma de preservar a calma e o equilíbrio é desenvolver o hábito de meditar no trabalho.
3. Aprenda a lidar com as emoções negativas: a vida é feita de bons e maus momentos. Saber lidar com as emoções negativas é essencial para que você não se deixe abalar por elas facilmente. Aprenda a lidar com fracasso e decepções de forma positiva e desenvolva a sua resiliência.
4. Aumente sua autoconfiança: a autoconfiança é essencial.
5. Aprenda a lidar com a pressão: o estresse e a pressão são coisas inevitáveis dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, é essencial que você saiba lidar com essas situações de muita pressão de maneira eficaz e sadia.
6. Não tenha medo de se expressar: não confunda controle de emoções com repreensão de emoções. Expressar o que você está sentindo ou pensando é essencial. Isso porque, quanto mais você segura esses sentimentos dentro de si, maior será o estrago quando eles vierem à tona de uma única vez.
7. Desenvolva a empatia: tão importante quanto compreender os próprios sentimentos, é essencial que você se coloque no lugar dos outros. As pessoas ao seu redor também possuem emoções, e cabe a você tentar compreendê-las para melhorar seus relacionamentos interpessoais.
Parte inferior do formulário

Continue navegando