Buscar

Disciplina Teoria do Treinamento Desportivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação da Disciplina
Disciplina: Teoria do Treinamento Desportivo (TED01)
Nota: 6.5
1.O método competitivo é realizado a partir de atividades que simulem as competições. Sobre esse método de treinamento, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O método competitivo representa a mobilização máxima das potencialidades físicas e psíquicas do atleta. ( ) O método de jogo é realizado apenas com os jogos mais tradicionais, como voleibol, basquetebol, futsal e futebol. ( ) A melhor parte do método competitivo fica a cargo da limitação de uma direção por parte do atleta no processo de execução do exercício. ( ) A simulação cria condições emocionais favoráveis ao atleta, acirrando a rivalidade, favorecendo mudanças funcionais no organismo do atleta. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
	
	A) Alternativa: F-F-V-F
	
	B) Alternativa: V-V-F-F
	
	C) Alternativa: V-F-F-V
	
	D) Alternativa: F-V-F-V
2. Um programa de treinamento é composto pelo Microciclo, Mesociclo e pelo Macrociclo. A partir disso, relacione as colunas com o ciclo e suas respectivas características. 1.Microciclo 2.Mesociclo 3.Macrociclo ( ) Varia de 3 a 14 dias. ( ) É dividido em controle, aperfeiçoamento, competição, intermediário, pré-competitivo e transição. ( ) Cada sessão deve conter exercícios para o desenvolvimento da velocidade, da força rápida, da técnica e da coordenação. ( ) Período total de treinamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A) Sequência: 3-2-1-1
	
	B) Sequência: 2-1-3-2
	
	C) Sequência: 2-1-2-3
	
	D) Sequência: 1-2-1-3
3. Complete a afirmação abaixo: Referente ao Ciclo Olímpico, Platonov (2004) argumenta que a estrutura da preparação plurianual dos desportistas de elite destaca os ciclos de ________ anos, o que se deve à necessidade de organizar uma preparação gradual para os Jogos Olímpicos. Nesse caso, os objetivos e o conteúdo de cada etapa anual do ____________ estão relacionados com a execução de objetivos intermediários pré-determinados pelo objetivo da preparação dos desportistas para _________ principais do quadriênio. 
	
	A) dois – macrociclo – os treinamentos. 
	
	B) quatro – macrociclo – as competições. 
	
	C) dois – microciclo – os treinamentos.
	
	D) quatro – microciclo– as competições. 
	
	
4. Os desportos são classificados em sete grupos, a divisão é realizada através dos objetivos do treinamento. Com relação aos grupos de classificação do desporto, analise as afirmações e assinale a alternativa correta. I. 3° grupo: desportos que necessitam do aperfeiçoamento da força e da velocidade de uma habilidade. Ex.: Levantamento de peso. II. 6° grupo: desportos que necessitam do aperfeiçoamento da atividade do sistema nervoso central (SNC) sem estresse e alto envolvimento físico. Ex.: Judô. III. 4° grupo: desportos que necessitam do aperfeiçoamento de uma habilidade realizada em uma competição com oponentes. Ex.: Boxe. IV. 1° grupo: desportos que necessitam do aperfeiçoamento da coordenação e da execução perfeita de uma habilidade. Ex.: Ginástica artística. V. 2° grupo: desportos em que é preciso atingir uma força superior, caso dos desportos cíclicos. Ex.: Levantamento de peso. Assinale a alternativa correta:
	
	A) As alternativas II, III e V estão corretas
	
	B) As alternativas I, IV e V estão corretas
	
	C) As alternativas I, II e III estão corretas
	
	D) As alternativas I, III e IV estão corretas
5. Os modelos de treinamento surgiram na Grécia antiga, em que se acreditava na transformação do indivíduo num perfeito desportista. Os atletas eram submetidos a treinamentos intensos, que duravam meses. A partir disso, analise as afirmações abaixo e relacione o método de treinamento com seu princípio: 1) Tradicional 2) Contemporâneo 3) Treinamento em bloco 4) Integrador 5) Cargas seletivas ( ) É dada ênfase principalmente para a velocidade. O ciclo anual dura em torno de 52 semanas, dividido em duas etapas iguais, ou seja, 26 semanas. ( ) A programação é compreendida por uma primeira determinação da estratégia, do conteúdo e da forma de estruturar o processo de treinamento. ( ) Leva em consideração as condições climáticas, calendário de competições e leis biológicas. ( ) O planejamento deve ser fundamentado na resposta adaptativa do organismo de cada atleta, sendo que em atletas de alto nível o pico do desempenho pode ser atingido entre 2 a 8 meses. ( ) Esse ciclo tem como base uma estrutura de 52 semanas, dividindo em preparação, treinamento e competições. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
	
	A) Sequência: 1 – 3 – 5 – 2 – 4
	
	B) Sequência: 3 – 5 – 2 – 1 – 5
	
	C) Sequência: 5 – 2 – 1 – 4 – 3
	
	D) Sequência: 2 – 4 – 5 – 3 – 1
6. Sobre os princípios de treinamento, identifique as alternativas a seguir com verdadeiro (V) ou falso (F):
 
( ) O princípio da adaptação provoca adaptações no organismo de uma pessoa, tornando-a mais apta para realizar determinadas atividades.
( ) A utilização correta desses princípios proporciona uma organização de conteúdos, meios, métodos e componentes do treinamento.
( ) O princípio da individualidade biológica revela que cada pessoa é diferente da outra. Porém, quando nascem gêmeas, possuem o mesmo genótipo.
( ) O princípio da sobrecarga está relacionado ao desempenho que sofrerá aumento se os atletas realizarem trabalhos de capacidade máxima contra cargas de trabalho que são menores que as normalmente encontradas
	
	A) Alternativa: F-V-F-V
	
	B) Alternativa: F-F-V-F
	
	C) Alternativa: V-V-F-F
	
	D) Alternativa: V-V-V-F
7. Sobre a velocidade, assinale a alternativa que exemplifica corretamente a velocidade geral e específica:
	
	A) A velocidade geral é a capacidade de desempenhar qualquer tipo de movimento de maneira rápida. Por sua vez, a velocidade específica é a capacidade de realizar um exercício a uma velocidade consideravelmente alta
	
	B) A velocidade específica é a capacidade de chegar a maior velocidade possível. Por sua vez, a velocidade geral é a capacidade de manter uma velocidade pelo maior tempo possível
	
	C) A velocidade específica é a capacidade de desempenhar qualquer tipo de movimento de maneira rápida. Por sua vez, a velocidade geral é a capacidade de realizar um exercício a uma velocidade consideravelmente alta
	
	D) A velocidade geral é a capacidade de chegar a maior velocidade possível. Por sua vez a velocidade específica é a capacidade de manter uma velocidade pelo maior tempo possível
8.Complete a afirmação a seguir:  O planejamento no treinamento desportivo é um processo metodológico e de caráter científico, que tem como objetivo o auxílio ao ___________ para que alcance o alto nível de ___________ e de ___________ . Um plano de treinamento bem estruturado possibilita ao atleta ter direção, sentido e um alvo para o qual deve ser realizado.
	
	A) treinador – dificuldade – desempenho
	
	B) atleta – treinamento – desempenho
	
	C) treinador – treinamento – competição
	
	D) atleta – dificuldade – competição
9.Com relação à velocidade específica, analise as alternativas e assinale a correta:
	
	A) Capacidade de decisão, no menor tempo possível, quanto aos passes potenciais exequíveis
	
	B) Capacidade de realizar um exercício a uma velocidade consideravelmente alta
	
	C) Capacidade de desempenhar qualquer tipo de movimento de maneira rápida
	
	D) Capacidade de ajuste rápido das possibilidades cognitivas, técnico-táticas e condicionais
10. As habilidades esportivas podem ser classificadas em três grupos de exercícios. Relacione cada grupo com suas atividades específicas: 1. Cíclicos 2. Acíclicos 3. Acíclicos combinados ( ) lançamento de disco / arremesso de peso ( ) natação / ciclismo ( ) patinação artística / saltos no atletismo ( ) boxe / esgrima ( ) ginástica artística / saltos ornamentais ( ) corrida / cross country A alternativa que apresenta a sequência correta é:
	
	A) Sequência  2 – 1 – 3 – 2 – 3 – 1
	
	B) Sequência 2 – 3 – 2 – 1 – 3 – 1
	
	C) Sequência 1 – 3 – 2 – 3 – 1 – 2
	
	D) Sequência 3 – 2 –1 – 1 – 2 – 3

Continue navegando