Buscar

Banco de leite humano 5

Prévia do material em texto

BANCO DE LEITE HUMANO
Universidade Salgado De Oliveira 
Curso: Nutrição 
Alunas: Larissa Laís e Tafnes Rebecka
O QUE UM BANCO DE LEITE HUMANO?
É um centro especializado e obrigatoriamente ligado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (cerca de 75% das suas atividades) e execução das atividades de coleta do leite excedente, do processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano, conforme prescrição do médico ou nutricionista (BANCO DE LEITE HUMANO, 2008).
Ressalta-se que é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vedada a comercialização dos produtos de sua responsabilidade. Segundo Heck (2007), a responsabilidade técnica do BLH somente deve ser atribuída ao profissional nutricionista, enfermeiro, médico, bioquímico ou engenheiro de alimentos, sendo que, normalmente, na prática clínica, fica sob a responsabilidade de enfermeiro ou nutricionista.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO BLH 
Fornecer leite humano ordenhado pasteurizado aos prematuros e recém-nascidos de baixo peso e doentes internados em unidades hospitalares;
 Prestar assistência a gestante, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno;
 Executar as operações de controle clínico da doadora;
 Desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 
TIPOS DE BANCO DE LEITE 
Para fins esquemáticos o BLH poder ser dividido em três tipos: 
 Tipo Francês: Caracteriza-se pela coleta de leite a domicílio. São estabelecidos horários prévios para coleta e recolhimento do leite ao Banco que deve ser realizado no menor tempo possível . O número de doadoras deve ser proporcional à demanda e o seu tratamento exige uma atualização constante. Deve-se ter controle de:
Tipo Brasileiro: Caracteriza -se pela coleta realizada no próprio Banco de Leite, que é uma unidade isolada, integrada a um hospital de Pediatria e (ou) Maternidade. As doadoras comparecem para a doação do leite. Não há serviço externo de coleta. 
Tipo Misto: É constituído de um Banco de Leite (tipo brasileiro) dotado de um sistema de coleta externa (tipo francês). O veículo -coletor deve dispor de 3 áreas, no seu interior
 DEVEM SER CONSIDERADAS APTAS PARA DOAÇÃO AS NUTRIZES QUE ATENDEM AOS SEGUINTES REQUISITOS:
Ser saudável;
Não usar álcool ou drogas ilícitas;
Não fumar mais que dez cigarros por dia;
Estar amamentando ou ordenha LH para o próprio filho ; 
Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de LH;
Realizar exames ( Hemograma completo, VDRL, anti-HIV ) quando o cartão de pré-natal não estiver disponível ou a nutriz não tiver realizado pré-natal 
Se for o caso, entre em contato com o banco de leite mais próximo de sua casa ou ligue ao 136, para obter maiores informações de como e quando doar.
Vale lembrar que todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais. 
 RECEPTORES 
Prematuros;
Bebês Desnutridos;
RN de baixo peso;
Portadores de deficiências imunológicas;
RN infectados, especialmente com enteroinfecções .
CONTRAINDICAÇÃO À AMAMENTAÇÃO
Mulheres diagnosticadas com câncer de mama que estiveram ou estão em tratamento estão contraindicadas à amamentação, bem como as portadoras do vírus HIV e HTLV, pois o risco de transmissão do vírus é elevado, ainda que em uso de medicação. Se a amamentação foi iniciada, por falta de informação da mãe, esta deve ser suspensa imediatamente; quanto maior o tempo de amamentação, maior será o risco de transmissão do vírus para a criança. Se este for o caso, procure por atendimento médico para avaliação e orientações de como a criança deverá ser alimentada.
COMO FAZER A DOAÇÃO?
Atente-se ao preparo e higienização do frasco para guardar o leite materno a ser doado;
 Tome cuidados de higiene antes de iniciar a coleta;
Se possível, escolha um local tranquilo para retirar o leite; 
Retire, guarde e armazene o leite corretamente;
Vale lembrar que todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais. 
Em caso de dúvida, ligue para o Banco de Leite Humano mais próximo ou para o 136, para obter informações sobre a maneira mais segura de como e quando fazer a doação .
COMO FAZER PARA RECEBER A VISITA DO BLH NA SUA CASA?
O primeiro passo para ser atendida pela equipe de coleta é entrar em contato com o BLH mais próximo por telefone. Você receberá todas as orientações necessárias para a coleta e armazenamento do leite humano ordenhado, além de realizar um cadastro de doadora do BLH. Por isso, antes de contatá-los, tenha em mãos os últimos exames realizados no seu pré-natal.
Após o contato telefônico com o BLH, um médico avaliará os seus dados e, uma vez considerada apta como doadora, a equipe entrará em contato com você sempre na véspera da visita. A cidade é dividida em zonas que serão visitadas ao menos uma vez por semana. A cada visita, a doadora receberá novos frascos esterilizados vazios e entregará a sua doação de leite.
Todo transporte é realizado em caixas isotérmicas e com gelo reciclável e controle de temperatura, mantendo assim a qualidade do seu leite.
O banco faz um cadastro da doadora com seus dados pessoais, informações sobre pré-natal e sobre o hábito de vida da doadora. Antes de começar a doar, a nutriz aprende como coletar o leite e recebe materiais como gorro, máscara, etiquetas e frascos de vidro esterilizados com tampa plástica.
CONCLUSÃO
O Banco De Leite Humano é um serviço eficaz no âmbito das políticas públicas da amamentação, que na atualidade possui uma regulamentação técnica a fim de contribuir com a prevenção de doenças e mortalidade neonatal. Além de promover o incentivo a doação do excedente lático, garante a qualidade do leite distribuído para os receptores tornado - se assim fundamental para o recém-nascido.
Referências
https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-do-banco-de-leite-humano-blh
https://rblh.fiocruz.br/doacao-de-leite-humano-0
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/resolucao-no-171-de-4-de-setembro-de-2006/
https://rblh.fiocruz.br/pagina-inicial-rede-blh

Continue navegando