Buscar

formativaTB1 (1) (1)

Prévia do material em texto

Grupo:Bruna Jackeline, Luiza Bruna; Maides Vitória, Maria Clara Siqueira, Maria Eduarda Figueiredo, Mariana Santana, Mariana de Fátima, Natália Guedes, Sabrina Nobre 
Formativa tuberculose
1.Hemoglobina: indica a gravidade da anemia 
VCM: classificar a anemia. Microcíticas e hipocrômicas (VCM<80 fL e HCM <28pg ou CHCM<32g/dL), normocíticas e normocrômicas (VCM entre 80 e 100 fL e HCM entre 28 e 32pg), macrocíticas (VCM> 100fL)
HCM e CHCM: são índices eritrocitários geralmente paralelos ao VCM
RDW: coeficiente de variação do VCM, avalia as hemácias em relação ao seu tamanho (anisocitose). Valores acima de 14,6% são considerados elevados.
Ferritina sérica: mulheres- 20-150 ng/mL. Homens- 30-20 ng/mL
Ferro sérico: mulheres- 50-170 ug/dL Homens- 65-175ug/dL
2. As manifestações mais comuns na anemia são tontura, desmaios, fadiga, palidez, taquicardia e hipotensão postural
3. no caso de Arnaldo possui uma anemia normocítica normocitose presumidamente secundaria a doença crônica diagnosticada que e a tuberculose o tratamento da tuberculose e , assim, o manejo essencial para a correção dessa anemia.
4. O sintomático respiratório é definido como uma pessoa com tosse por um período de tempo maior ou igual que 3 semanas. 
5. - Baciloscopia do escarro: utilizada no sintomático respiratório ou para acompanhamento e controle de cura; desde que executada corretamente em todas as suas fases, permite detectar de 60% a 80% dos casos de TB pulmonar ativa em adultos. A pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente – BAAR, pelo método de Ziehl-Nielsen, é a técnica mais utilizada em nosso meio.
- Teste rápido molecular: indicado prioritariamente para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. Utilizado para detecção de DNA dos bacilos do complexo M. tuberculosis e triagem de cepas resistentes à rifampicina pela técnica de reação em cadeira da polimerase (PCR). A sensibilidade do teste em amostras de escarro de adultos é de cerca de 90%, sendo superior a baciloscopia.
- Cultura para micobactéria: nos casos pulmonares com baciloscopia negativa, a cultura do escarro pode aumentar em até 30% o diagnóstico da doença. A identificação da espécie é feita por métodos bioquímicos e fenotípicos ou por meio de técnicas moleculares.
6. O Tratamento Diretamente Observado tem como principal função o monitoramento e o apoio as pessoas em tratamento com TB, assim, diminuindo o abandono e consequentemente, fazendo com que o paciente tenha êxito ao tratamento. As ações da atenção básica são: 
- Avaliação: perguntar como tem sido o tratamento, tirar dúvidas.
- Identificação e encaminhamento de problemas psicossociais ou econômicos
- Apoio emocional 
- Informações gerais sobre o tratamento.
7. As vantagens são o contato mais direto do acompanhamento, diminuição do abandono, acompanhamento tratamento domiciliar diretamente observado dos doentes (TDO), maior é a notificação da doença, melhor a adesão (boa adesão é essencial para cura da tuberculose), desenvolvimento do PTS- projeto terapêutico singular que organiza o tratamento levando em consideração toda singularidade do indivíduo e da família. Além dos núcleos de apoio á saude da família (NASF) que devem ser inseridos nos cuidados aos pacientes fazendo o manejo, aumentando a adesão ao tratamento e reduzindo os casos de abandono.
O tratamento é todo realizado na atenção básica com exceção dos casos de tuberculoses multirresistentes, extra pulmonares que são realizado em outros níveis de atenção.

Continue navegando