Buscar

Atividade historia da medicina caio henrique buzati

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-De acordo com o tema dado em sala de aula sobre o Pensamento Vitalista, descreva com as suas palavras as definições; concepções e importância para a História da Medicina.
 O vitalismo pode-se ter início com Hipócrates que é considerado o pai da medicina, esse dizia e acreditava que que havia na natureza dos seres vivos um duplo dinamismo que os fazem crescer e se movimentar, um princípio vital que seria a alma, algo que atuaria através do cérebro, nutrindo e animando o corpo. Portando, hipócrates pode ser considerado o pai do pensamento vitalista, já que esse pensamento é a crença de que os organismos vivos são fundamentalmente diferentes dos objetos inanimados por conterem algum elemento metafísico ou por serem governados por diferentes princípios desses objetos. 
2-De acordo com o tema dado em sala de aula sobre Empirismo Anátomo- Fisiológico, clínico e anatomofisiológico, descreva com suas palavras as definições; concepções e importância para a História da Medicina.
R: Denomina-se empirismo o conhecimento adquirido através de experiências, baseado nas percepções que nossos sentidos apreendem do mundo exterior, e esse conhecimento está presente na história da medicina desde os primórdios da humanidade.A medicina primitiva busca explicar os acontecimentos por meio de causas sobrenaturais e místicas. Haviam feiticeiros, sacerdotes, médicos e outros indivíduos que eram considerados sagrados e sobrenaturais pois agiam de maneira a curar os doentes. A história da medicina em todo o seu percurso teve influências religiosas e sobrenaturais, é cultural do ser humano relacionar suas crenças e princípios com sua saúde emocional ajudam e servem para cada paciente de maneira individual no tratamento por isso são essenciais esses conhecimentos empiricos que hoje possuímos, e isso explica um dos motivos da medicina empírica ser tão importante.
3-De acordo com o tema dado em sala de aula sobre A concepção mecanicista do
Universo e o Conhecimento Científico do Homem e da Enfermidade, descreva com as suas palavras as definições; concepções e importância para a História da Medicina.
 A concepção mecanicista é uma concepção totalmente oposta ao vitalismo, sendo uma filosofia que busca explicar todos os fenômenos naturais, jamais atribuindo a
esses explicações sobrenaturais, com uma abordagem de uma intervenção terapêutica ativa no processo fisiológico humano. Assim, as causas das doenças e enfermidades eram relacionadas com a condição de vida de cada um e o corpo humano era um objeto a ser estudado.A medicina na concepção mecanicista utiliza o método experimental e tudo isso contribuiu para com a evolução da medicina, ao passo que as doenças foram deixadas de serem vistas com desdém aos indivíduos acometidos pelas enfermidades, aos poucos foi-se levando conhecimento à população.

Outros materiais