A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ANA%20MARIA%20NUNES%20DA%20SILVA

Pré-visualização | Página 1 de 1

ANA MARIA NUNES DA SILVA
RA:0508358 TURMA: PEDAGOGIA
RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL.
 
 
 
 INTRODUÇÃO.
O presente relatório está destinado a disciplina de Orientação e Práticas de Ensino Fundamental.
Este documento tem por objetivo retratar as dificuldades que os encontram para desenvolver suas aulas síncronas e assíncronas no novo modelo hibrido de ensino.
Ainda vivemos em um ano atípico onde tivemos que nos afastar do convivo social e tomar os devidos cuidados para evitar o contagio em massa do covid19. 
E por consequência disso os educadores mais umas vez tiveram que reencontrar meios práticos para facilitar a compreensão dos ensinos hibrido e remoto pois o esperado para o ano de 2021 era o retorno das aulas presenciais.
E através de reuniões que foram realizadas pela web foi organizado o desenvolvimento das atividades para o ano letivo e maneiras de melhorar o ensino facilitando a aprendizagem para os educandos.
RELATÓRIO DE ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
 
No dia 23 realizei a entrevista com a professora Maria Terezinha Ávila Manzzini que atua no ensino fundamental, que e formada em Pedagogia/Alfabetização, e é Pós Graduada em Gestao Escolar Supervisão e Orientação e atua no Ensino Fundamental, há quase 15 anos. 
Quanto a organização do retorno as atividades para o ano letivo de 2021e também se as aulas seriam presenciais ou remotas ou se haveria combinação entre as duas modalidades com a forma hibrida de ensino. A educadora relatou em sua entrevista que o retorno as atividades letivas por enquanto está sendo de forma remota, e juntamente com as aulas síncronas e assíncronas.
Enquanto as especificações recebidas foi a obrigatoriedade para ministrarem as aulas ao vivo, pois no ano de 2020 não era exigido, porque até então não saberiam ao certo se haveria retorno das aulas presenciais ou não.
Sobre as ações de acolhimento que foram realizadas para as crianças e seus familiares foi a atualização dos números de telefone, e juntamente foi organizado turmas separados por grupos no whatsapp onde posteriormente serão postados vídeos de boas-vindas e a apresentação do corpo de docentes da escola, será solicitado também para que as crianças compartilhem suas fotos e vídeos de apresentação de cada um para interação entre todos.
 Quanto ao desenvolvimento do seu planejamento para o ano de 2021 foi realizado de forma individual ou coletivamente e também recebeu orientações da equipe escolar e da SEDUC, através de reuniões que foram realizadas pela web com o departamento pedagógico da SEDUC, onde foram passadas orientações vigentes para este ano, com as atualizações da curricular e as novas ferramentas web que seriam utilizadas no decorrer do ano letivo.
A educadora revela que houve uma reunião por vídeo chamada com o grupo de professores e a equipe diretiva da escola, para definição de como seria o planejamento do ano letivo de acordo com a realidade de cada um dos educadores e também dos educandos. 
Sobre sua rotina de trabalho e as atividades que seriam propostas ela deixa claro que possui horários pré estabelecidos para administração de suas aulas, e que seu planejamento e realizado de acordo com que foi proposto pela matriz curricular e a carga horaria exigida pela mesma.
E sobre os materiais que são utilizados para suas atividades e os recursos tecnológicos ela deixa claro que seu principal recurso tem sido o aplicativo de mídia whatsapp pois apesar de todos os alunos terem acesso à plataforma Google Sala de Aula, não são todos que conseguem trabalhar e se utilizar da plataforma como ferramenta de ensino. Para ilustrar suas aulas faz uso de vídeos, com imagens editadas, livros no formato PDF, jogos na plataforma Wordwall,... ´´enfim, a gente tem que ir sempre em busca de artifícios que chamem a atenção os alunos e não torne a aula maçante e cansativa demais para eles.`` revela a educadora.
E os espaços e ambientes que utiliza para suas rotinas pedagógicas e o desenvolvimento de suas para sua turma são as ferramentas de mídias e plataforma Google Classroom, vídeo chamadas pelo Google Meet e espaços que são preparados nos cômodos de sua casa. 
Sobre a avaliação das atividades e realizada através de devolutivas (fotos que são enviadas do caderno pelas famílias pelo whatsapp) e assim através dessas atividades e feito o controle da aprendizagem da criança.
A respeito das crianças que não fazem a devolutiva das atividades ou não possuem acesso à internet as estratégias utilizada pela escola e a disponibilização de materiais físicos (xérox) para que os educando não sejam prejudicados em sua aprendizagem em sua aprendizagem. 
 Em relação as interações e as intervenções pedagógicas, a professora explicou que esses momentos, infelizmente, não estão acontecendo como deveriam, ela também itera que a questão da tecnologia por vezes também acaba afastando ela de seus alunos , porque nem sempre os alunos/ pais tem condições de participar das atividades ao vivo, ou de acompanhar o andamento das atividades em determinado tempo pos muitas vezes alguns pais trabalham no horário marcado para as aulas ao vivo.
E também a respeito das interações realizadas com as famílias no início deste ano foi somente através de whatsapp, não consegui ainda fazer reunião por vídeo chamada (Meet).
 E os maiores desafios do trabalho pedagógico encontrados pela educadora nesse ano letivo de 2021 e para que todos alunos tenham acesso e o modo de ensinar e aprender que estamos vivendo no presente ano.
Sobre a sugestão para melhorar a qualidade da aprendizagem de seus aluno ela sugere a participação das famílias se faz cada vez mais necessária para que a criança se sinta segura e confiante para realiza suas atividades. Sem as famílias jamais conseguiriam ter sucesso no nosso fazer pedagógico.
Além das questões apresentadas, a professora complementou a entrevista dizendo que somente considera este modelo de aulas remotas como um "caminho de ida sem volta". A pandemia só acelerou o que já se havia prevendo, com o advento da tecnologia. E que todos foram pegos de "surpresa" e tiveram que se adaptar com às mudanças. Ainda complementa que ´´Para uns está sendo bem difícil, mas vejo como algo que faz parte da nossa condição humana e profissional, sempre temos algo para aprender e evoluir. ``
Quando questionada se o ano de 2020 para o ensino foi perdido ela responde que não pensa assim, pois para quem passou por 2020 sem aprender nada então não viveu. Foi um ano difícil mas foi um ano de muitas mudanças e toda mudança gera aprendizado em algum aspecto da vida, por mínimo que seja. Então ela jamais irá considerar um ano letivo perdido.
 CONCLUSÃO:
Ao concluir esse relatório percebo que ainda estamos passando por obstáculos para as aulas online.
 E que os professores por diversas vezes tendem que superar suas inseguranças e anseio para que seus alunos se sintam motivados a aprender. 
E também muitas vezes contam com o apoio dos familiares dos educando para que seus esforços não tenham sido em vão.
Outra principal dificuldade e a falta de acesso à internet que muitas crianças sofrem mas para isso eles apresentam inúmeras soluções como a distribuição de materiais impressos para as mesmas.