Buscar

Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	No processo de administração salarial realiza-se o enquadramento salarial, que é a análise realizada através de um quadro dividido em cargos, pontos de avaliação, salário atual, salário proposto e, por último, um quadro informativo sobre a diferença em porcentagem dos aumentos salariais que acontecem durante o período. Sobre o enquadramento salarial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Determina a aprovação ou não do trabalhador no período de experiência.
	 b)
	O enquadramento salarial é responsável pela maior parte das demissões realizadas nas empresas.
	 c)
	Um dos principais objetivos do enquadramento é a adequação de cargos e salários dos colaboradores a partir de informações do mercado.
	 d)
	É utilizado apenas para demonstrar informações sobre salários praticados na área administrativa da empresa, excluindo o pessoal da produção.
	2.
	A remuneração estratégica trata de várias formas de remunerar os funcionários, proporcionando valorização aos colaboradores no sentido de uma evolução individual e no cumprimento das metas estabelecidas. Para isso, existem alguns aspectos importantes a serem verificados para a sua aplicação. Para a aplicação de um sistema de remuneração estratégica, são necessárias algumas análises. Sobre essas análises, analise as seguintes sentenças:
I- É considerado o grau de instrução do principal executivo da empresa, que geralmente é o diretor presidente.
II- É analisada a cultura da empresa no contexto em que ela está inserida no mercado.
III- É analisada a situação econômica financeira da empresa, antes da aplicação da remuneração.
IV- É analisado se há a presença de empreendedores visionários, capazes de liderar pessoas e que portanto, justifique um sistema de remuneração estratégica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A implantação de um sistema de remuneração nas organizações tem seus objetivos e vantagens, tanto para a organização como para seus funcionários. O sistema de remuneração tradicional apresenta alguns objetivos, como a equidade nas relações de trabalho e o equilíbrio interno e externo na política de remuneração. Considerando o porquê de uma organização implantar um sistema de remuneração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a organização definir o valor do salário a pagar quando vai admitir um funcionário.
(    ) Para a organização decidir se deve ou não conceder ajuste salarial quando solicitado pelo funcionário.
(    ) Para a organização saber se está pagando salários muito acima do que deveria, correndo o risco de perder ótimos profissionais.
(    ) Para a organização saber se está pagando salários muito abaixo do que deveria, afetando diretamente os custos organizacionais.
(    ) Para a organização motivar e estimular os colaboradores ao crescimento e atingimento de melhores resultados organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V - F.
	4.
	Segundo especialistas, com a economia nacional instável, a melhor opção para as organizações é adotar um programa de remuneração variável. Empresas inteligentes e de sucesso têm investido cada vez mais em novas formas de remuneração, sendo a tendência atual a remuneração variável. Sobre a remuneração variável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A remuneração variável se apresenta sob a forma do pagamento mensal ao funcionário, além daqueles estabelecidos por lei, como o 13º salário.
	 b)
	O Programa de Remuneração por lucros ou resultados não apresenta vínculo com o desempenho das metas atingidas, sendo assim, não faz parte do sistema de remuneração variável.
	 c)
	O Programa de Remuneração por Resultados é um poderoso instrumento de comunicação das metas e objetivos da empresa, incentivando a identificação de oportunidades para melhorar o desempenho de cada área e o desenvolvimento dos negócios.
	 d)
	A remuneração variável consiste em um conjunto de diferentes formas de avaliar os funcionários, remunerando-os de forma fixa com base nas metas preestabelecidas.
	5.
	A última etapa do desenvolvimento de pessoas consiste na avaliação do programa de treinamento. A organização deverá sempre avaliar o retorno das ações de treinamento que foram implementadas. Sobre a avaliação do programa de treinamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alguns indicadores que podem ser avaliados após a realização de atividades de treinamento são: melhor relacionamento entre funcionários e familiares, aumento do índice de acidentes no trabalho, aumento do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.
	 b)
	Indicadores de aspectos organizacionais e de recursos humanos não têm relação com a avaliação do programa de treinamento, assim não faz sentido verificá-los após a realização de atividades de treinamento.
	 c)
	Os elementos de avaliação são restritos ao próprio programa de treinamento, logo, os custos, o tempo, a produtividade, a qualidade e a satisfação do funcionário não estão relacionados com a avaliação do programa de treinamento.
	 d)
	A avaliação serve para averiguar a eficácia do treinamento, isto é, para saber se o treinamento alcançou os objetivos desejados e se os funcionários envolvidos obtiveram ganhos em conhecimentos, adquiriram novas habilidades ou mudaram suas atitudes.
	6.
	Os exames médicos são realizados com os funcionários das empresas, em geral, para comprovação de sua plena saúde para o exercício do cargo que está ocupando ou ocupará. A partir desta ideia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O funcionário pode assumir o novo cargo, independentemente de ter passado no exame admissional ou não.
	 b)
	Os únicos exames exigidos por lei são os exames periódicos.
	 c)
	A audiometria é realizada para a comprovação da plena capacidade de visão do colaborador.
	 d)
	A empresa deve exigir a realização dos exames admissionais na entrada de um novo funcionário na empresa.
	7.
	Existem alguns fatores relevantes que devem ser considerados para a definição das estratégias de remuneração. Cultura, filosofia, perfil e estilo da organização e dos principais executivos são aspectos que devem ser levados em consideração no momento de se implementar um sistema de Remuneração Estratégica. Sobre os aspectos a serem considerados na implementação de um sistema de remuneração estratégica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A organização deve comparar sua filosofia de gestão com outras organizações da região e nas mesmas áreas de negócios e de recursos humanos, verificar se os programas de incentivos de outras organizações têm chance de funcionar nela.
	 b)
	A organização deve bancar uma política de remuneração mais flexível e alinhada com seus objetivos de negócios, independentemente de sua situação econômico-financeira, tendo condições ou não, a prioridade é aplicar essa política.
	 c)
	A organização deve sempre aceitar mudanças e correr riscos, sem considerar seu estágio de desenvolvimento ou idade organizacional da empresa, pois esses fatores não possuem relação com a implementação do sistema de remuneração estratégica.
	 d)
	A organização deve considerar a cultura da empresa com relação à aceitação e disposição para correr riscos, se vale a pena ser mais flexível e ágil na definição das remunerações, de modo a alcançar melhores resultados.
	8.
	Um dos subsistemas da gestão de pessoas é a provisão de pessoal, que se dá por meio do processo de recrutamento e seleção de pessoas. Embora essas atividades sejam, muitas vezes, confundidas como o mesmo processo, elas possuem atividades distintas que as diferenciam. Sobre as atividades de recrutamento e seleção, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Recrutamento.
II- Seleção.
(    ) Tem como propósito identificar candidatos com potencial para preencheruma vaga.
(    ) Escolher, entre vários candidatos recrutados, aquele que melhor atende aos requisitos do cargo.
(    ) Escolher a pessoa certa no menor tempo possível, de modo a atender às expectativas da empresa, do cliente ou da área solicitante.
(    ) Manter pessoas recrutadas para quando houver abertura de uma vaga, a empresa ter candidatos já recrutados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	I - II - II - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	9.
	As provas de conhecimento ou de capacidade visam medir aquilo que o indivíduo aprendeu no decorrer de sua vida, por meio de cursos e treinamento ou pela prática. As provas de conhecimento ou de capacidade podem ser classificadas quanto a sua forma de aplicação, quanto à área de conhecimento abrangida e quanto a sua elaboração. Sobre a classificação das provas de conhecimento ou de capacidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Forma de aplicação.
II- Área de conhecimento abrangida.
III- Forma de elaboração.
(    ) Conteúdos gerais ou específicos do cargo.
(    ) Oral, escrita ou de realização.
(    ) Tradicional ou objetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	10.
	Durante o processo de seleção de pessoas para a contratação de profissionais na organização, são aplicadas provas de conhecimentos ou de capacidades orais, escritas e de realização. Sobre essas provas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São aplicadas provas escritas, para verificar essencialmente a ortografia e a concordância que o candidato tem ao redigir um texto.
	 b)
	São realizadas provas orais, para que o candidato possa expressar seu conhecimento sobre o cargo ou área que irá exercer.
	 c)
	São aplicadas provas escritas, para que o candidato dê sua opinião sobre a empresa em que possivelmente irá trabalhar.
	 d)
	São aplicadas provas para que o candidato se sinta desconfortável no processo, sendo este um critério de eliminação.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Outros materiais