Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO 2

Prévia do material em texto

Disc.: SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA   AVALIANDO APRENDIZADO 2
	Aluno(a):
	Matríc.: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	17/05/2021 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em 1834 o Ato Adicional faz a descentralização da educação, cada província passa a ser responsável por sua própria educação. Naquele momento o ministro do Império reclamava a necessidade da criação do cargo de Inspetor de Estudos. Em seu relatório faz uma advertência cujo conteúdo é muito atual. A realidade da educação, naquele momento e hoje é expressa 
		
	
	no fato de que a supervisão necessita trabalhar com muitos monitores para cumprir seu objetivo.
	
	pelo caráter de inspeção da ação supervisora. 
	 
	pela  estratégia que vai contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem é o estabelecimento nas escolas, de uma supervisão permanente.
	
	no processo de ensino e aprendizagem caminhar para o sucesso, pois atualmente, o professor alcançou a autonomia necessária.
	
	pelo fato de que na  escola é necessário que o professor absorva a função de docência e também de supervisão.
	Respondido em 17/05/2021 18:49:40
	
Compare com a sua resposta: a) Saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais. b) Os saberes das relações interpessoais são aqueles voltados ao desenvolvimento das relações entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os saberes pedagógicos envolvem ações relativas ao currículo, atividades didáticas, planejamento e Educação continuada de professores.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Considerando o Plano de Ensino da disciplina e o contrato de aprendizagem estabelecido, analise as afirmações abaixo que elucidam esses temas:
I - O resgate histórico e social da função do supervisor/orientador pedagógico no país é um dos nossos objetivos de estudo, no sentido de melhor identificar as características da função e seu caráter mediador e formador do ambiente escolar.
II - Com base no conhecimento das tarefas desenvolvidas por esse profissional, abordamos a formação necessária para a atuação na função e suas intervenções nas organizações escolares, no sentido de ressaltar sua tarefa como agente integrador no processo ensino aprendizagem.
II - É foco de estudo a implementação de políticas educacionais e a garantia da execução das tarefas pedagógicas são destaque no plano de ação elaborado pelo supervisor/orientador pedagógico, no sentido de enfatizar o planejamento das ações, organizado pelo supervisor/orientador pedagógico como um processo de institucionalização de suas atividades diárias.
É correto o que se afirma em
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas. 
	
	III, apenas.
	 
	I, II e III.
	Respondido em 17/05/2021 18:55:33
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que pressupõe
		
	
	Procedimentos de supervisão que busque o cumprimento do currículo, tal e qual foi planejado.
	
	A cooperação e troca de saberes e experiências que contemple de forma radical as diretrizes curriculares.
	 
	atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação.
	
	O compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com cada grupo em particular, analisando cada um e fazendo educação que contemple a maioria.
	
	A avaliação dos processos separando alguns grupos e integrando e orientando outros, através de estudos.
	Respondido em 17/05/2021 18:56:04
	
Compare com a sua resposta: a) Saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais. b) Os saberes das relações interpessoais são aqueles voltados ao desenvolvimento das relações entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os saberes pedagógicos envolvem ações relativas ao currículo, atividades didáticas, planejamento e Educação continuada de professores.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Segundo Christov (2008), são saberes fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica
		
	
	os saberes providenciais.
	
	os saberes dialógicos e artificiais.
	
	os saberes da gestão e pedagógicos.
	
	os saberes plurais e heterogêneos
	 
	os saberes pedagógicos e saberes das relações interpessoais.
	Respondido em 17/05/2021 19:00:47
	
Compare com a sua resposta: Supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação. (inadequado) Supervisão escolar ¿ supõe supervisão tanto dos serviços administrativos como pedagógicos, confundindo as ações com as do Diretor (gestor). (inadequado) Coordenação ¿ uma das condutas supervisoras, significa trabalhar para que os elementos funcionem de modo articulado. Quando a nomenclatura se refere a turno, está abordando o caráter administrativo e pedagógico de um determinado turno. Quando trata de uma área ou disciplina, está se referindo às articulações possíveis entre conteúdos e métodos de ensino no âmbito de uma determinada área ou disciplina. (adequado se acompanhado do pedagógico)
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Supervisão Pedagógica tem uma ação política, pois deve perceber seu fazer
		
	
	percorrendo o caminho político partidário.
	
	auxiliando ao professor na tomada de decisões.
	 
	relacionado ao contexto social, político, econômico e educacional.
	
	complementando os objetivos implícitos na sociedade.
	
	direcionado ao desenvolvimento de políticas.
	Respondido em 17/05/2021 19:01:07
	
Compare com a sua resposta: a) O fazer do Supervisor pedagógico deve estar em sintonia com o contexto social, político, econômico e educacional, voltado ao trabalho para consciência dos direitos e deveres políticos, de todos os atores envolvidos na escola. b) Quando em suas ações acaba, ingenuamente, inculcando a ideologia dominante e recalcando as aspirações individuais e sociais.

Continue navegando