Buscar

Trabalho pronto lideranças e processos de gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL
ANÁLISE CRÍTICA
Disciplina: Liderança e Processos de Gestão
Artigo/Caso: Gestão de conflitos: a oportunidade de aprendizagem através da exploração de divergências.
Autor(es) do Artigo/Caso: Ana Flávia Assis; Adriana Straub.
Autor da Análise Crítica: Bruna Soares Slayfer
 Trata-se de um artigo, composto por pesquise bibliográfica sobre a gestão de conflitos no ambiente de trabalho, dando ênfase ao gerenciamento desses conflitos, com o objetivo principal auxiliar os gestores na administração de pontos discordantes entre os colaboradores de uma equipe de trabalho, inclusive usando utilizando as ideias obtidas nas discussões em benefício da cooperação. 
 O artigo explica a importância de os gestores serem desenvolvedores de habilidades em compreensão de pessoas, em colocar-se no lugar delas, administrar os conflitos de forma que sejam que sejam encaradas como propulsores de mudanças. Dividas em tópicos, aborda os conceitos de conflitos, a comunicação e sua importância, as formas de gerenciamento, papel da liderança, o impacto nas organizações e por fim, as considerações finais sobre conflitos. 
 Na disciplina de Liderança e Processos de Gestão, é fundamental aprendermos sobre como os conflitos podem ser causadores de mudanças positivas, tendo em vista que conflitos são inevitáveis, precisamos estar capacitados para gestar um ambiente de crescimento, com relações saudáveis, principalmente em organizações com alta competitividade, os conflitos são mais comuns, aprender a gerencia-los é imprescindível. Quando a equipe entende que é na troca de opiniões contrárias que crescemos na evolução de ideias, começam a criar relações interpessoais mais saudáveis, compreendendo que a participação de todos é ponto fundamental para os resultados, formando um ambiente com mais respeito as individualidades dos outros e humildade. Assim como a reportagem feita por Norberto Chadad, colunista da revista VOCÊ S/A, fornecida como pesquisa de dado complementar para analise, esclarece o papel da liderança nos conflitos. 
 A parte mais importante desse artigo é, nós como líderes, entendermos o nosso papel em meio aos conflitos na equipe, e como ele é fundamental na administração desses conflitos para um ambiente saudável de constante crescimento. É primordial deixar claro e afinado os objetivos da empresa, para que assim, em meio a um conflito, saber se posicionar na equipe para solucionar da melhor forma, que é por meio negociação. 
 Entendendo que conflito é algo natural e inevitável, é necessário gerar reflexões sobre temas controversos, não sendo encarado como algo nocivo. Sendo assim, para se transformar em algo positivo para a organização, a ordem é encorajar a manterem um nível constante de contestação, para que o grupo seja ativo, criativo e autocrítico. Dessa forma, eles terão um olhar sobre os conflitos, mais livres e empáticos. 
 Foi de extrema importância o artigo para essa disciplina, agregando também a outras, pois trata-se de uma questão real presente diariamente, e o capital humano constitui o maior ativo de uma organização. Me avalio de forma bem mais preparada para lidar com o tema.

Continue navegando