A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE III - Copia

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIDADE 3
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADE
PLANO DE ATIVIDADE
	AUTOR
Ana Claúdia 
	CAMPO DE EXPERIÊNCIA
· Traços, sons, cores e formas
· Corpo, gestos e movimento
	INDICAR O GRUPO ETÁRIO
 Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11meses).
	OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
	CONTEXTOS PRÉVIOS
Para essa atividade é necessário que a professora apresente vídeo, livro, recortes de revistas que fale e mostre detalhando cada espaço da escola interno e externo, relatando cenas do cotidiano vividadas por todos que ali estão ou trabalhem, para que as crianças possam redescobrir lugares que costumam passar dentro da escola, comtemplando cada detalhe.
A partir desse contexto o professor irá pedir para a criança usar a imaginação e criar com a modelagem de massinha ou desenho uma cena ou objeto que mais gostaram dentro da escola.
	MATERIAIS
· Vídeo, livro, recote de revista, massinha de modelar, lapiz de pintar, papel, forminhas de modelagens. 
	ESPAÇOS
Para essa atividade o professor deverá resevar a biblioteca da escola para realizar a atividade.
	TEMPO SUGERIDO
Aproximadamente 2 hora.
	PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR
· Quais as expressões das crianças ao vê o vídeo? Elas conseguiram ver semelhanças com sua escola, comparando com algum lugar?
· Durante a realização da atividade, que tipo de relação as crianças fazem com o que foi visto no vídeo, na história ou nas imagens ilustrativas dos recortes de revista?
· O que foi mais comentando pelas crianças? Elas consideraram recorrer o vídeo para aperfeiçoarem suas ideias?
· Quais estratégias corporais as crianças utilizaram para modelar suas obras? Consideraram refazer passos quando encontravam incoerências quanto ao que queriam representar?
	ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE)
1- Levar e acomodar as crianças na biblioteca, falar com elas sobre a atividade que irão realizar.
2- Comece lendo o livro, com pausas mostrando cada ilustração que o livro tem, instigando as hipoteses que as ilustrações nos convidam a fazer.
3- Em seguida mostre as crianças as figuras ilustrativas e pergunte sobre elas , peça para que elas descrevam o que estão vendo na imagem, detalhando cada figura.
3 - Convide as crianças para assistir um pequeno vídeo de uma escola que mostre o seu espaço físco e sua rotina diária, chame a atenção delas para cada detalhe dos diferentes ambientes.
4- Proponha que as crianças falem sobre suas proposições sobre o vídeo, investigando junto a elas, o que elas mais gostaram e o que consideram fazer parte da rotina dentro da sua escola.
5- Comente com as crianças sobre as imagens ilustrativas dos livros e dos recortes, falando sobre o autor do livro de como ele criou aquelas imagens, destacando a pintura, o formato de cada objeto, todos os detalhes que compõem aquelas imagens, propondo que elas criem algo assim como o autor criou para compor aqueles ambientes visto no livro . Através da massa de modelar ou da pintura com lapis de cor, eles possam criar ou fazer algo que chamou a sua atenção dos locais descritos ou visto nas apresentações.
6- Em seguida leve as crianças para o espaço onde estão disponiveies os materiais como ,lapiz, giz, papel, massinha, formas de modelagens. Envolva o grupo dizendo que agora eles iram criar o seu cenário oferecendo sempre apoio na manipulação dos materiais de modelagem e projetando comentários instigantes sobre os lugares e objetos apresentados.
7- Quando todas as crianças do grupo terminarem seus desenhos ou modelagens reúna-as e inicie um dialógo para que partilhe suas criações e ideias ao final fotografe todas as atividades.
	FINALIZAÇÃO
Oriente as crianças quanto a organização dos materiais e recolham as esculturas ou desenhos para serem guardados em um local na sala de aula.
REFERÊNCIA:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>
<http://novaescola.org.br>