Buscar

Gestão de Op em saúde Dissertativa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As características da logística nos serviços da saúde trazem grandes desafios ao desenvolvimento de modelos e métodos que considerem a alta complexidade de seus processos e situações. Assim, devem-se considerar aspectos como a descrição e estrutura das instituições de saúde, configuração de informações das situações em que os pacientes se encontram, controle de estoque e a relação com sua demanda. Diante desse contexto, alguns questionamentos são pertinentes para a logística nos serviços da saúde como: quais as dificuldades encontradas na logística hospitalar? Como avalia o papel da logística nos hospitais? Quais as áreas favorecidas com a organização e integração dos sistemas de logística e cadeias de suprimentos?
Para responder a estes questionamentos, pesquise sobre os processos logísticos relacionados aos serviços de saúde, bem como as complexidades envolvidas neles.
A logística hospitalar é muito importante dentro do hospital pois ela deve fazer gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os de consumo, satisfazendo a demanda dos clientes com o menor custo possível. Deve ser feito de modo que possibilite a proteção da vida ou recuperação da saúde dos pacientes melhorando o atendimento, baixando os custos e mantendo a boa reputação da instituição. Os principais pontos são organização, coordenação e planejamento. 
As dificuldades encontradas na logística hospitalar são: Evitar desperdícios, mantendo em estoque somente o que será utilizado, listas de produtos que são mais utilizados, a dificuldade aos processos burocráticos de compra, entrega e reposição de produtos, bem como o gerenciamento dos estoques.
Como avalia o papel da logística nos hospitais? Ela é uma ferramenta muito útil e importante pois sem os suprimentos não possibilidade de prestar um bom atendimento com isso os funcionários, a entidade e o paciente sofrem, pois quando falamos de saúde também falamos de vida a serem salvas. 
Quais as áreas favorecidas com a organização e integração dos sistemas de logística e cadeias de suprimentos? Todas as áreas se beneficiam, pois para aquisição de produtos é necessário ter a cadeia de suprimentos e a logística, desde a faxineira ao cirurgião. Se bem a cadeia de suprimentos for bem elaborada, com compras em quantidades certas e um bom relacionamento com fornecedores é possível conseguir redução de custos que muitas vezes os diretores acham possível somente com cortes e custos de procedimentos.

Continue navegando