Buscar

Gestão de Carreiras

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Carreiras (ADG05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:669867) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31643884
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o mercado competitivo, as empresas estão investindo cada vez mais em programas de treinamento corporativo e no desenvolvimento de capital humano para se destacar. Estes se referem ao aprimoramento de habilidades e competências tanto no âmbito pessoal quanto no profissional de cada colaborador. Estes treinamentos ajudam a aumentar a produtividade, aprimorar as habilidades e as competências de cada equipe para obter os resultados almejados. Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A empresa, ao estruturar a carreira dos seus funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.
PORQUE
II- Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-la.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	2.
	Um termo muito comum na literatura moderna é "networking", que é traduzido como rede de relacionamentos. Autores indicam, aliás, que a formação de um network qualificado e sua manutenção é um dos melhores apoios na construção de carreira no mundo atual, complexo e interligado. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, "networking" não significa resguardar nomes de pessoas de que iremos precisar futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos.
II- Muitas pessoas não fazem uso do "networking", porque o correto é trabalhar discretamente, sem muito contato entre as pessoas.  
III- O "Networking" deve ser interativo, isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, complementando-se.
IV- "Networking" é uma atividade atribuída exclusivamente ao gerente de recursos humanos das empresas, por sua experiência e conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	A "Carreira em Rede" tem como característica principal um conjunto de várias opções para cada posição da empresa, portanto, muitas possibilidades de encarreiramento. Dessa forma, há permissão à pessoa para estabelecer sua trajetória a partir de critérios estabelecidos. Dentro desse contexto, sobre a "Carreira em Rede", analise as seguintes sentenças:
I- Trajetórias profissionais ilimitadas, fora das organizações (a trajetória da carreira em rede é desvinculada das empresas).
II- Impossibilidade de escolha, pois na "Carreira em Rede" não há opções de escolha da trajetória.
III- Apresenta a possibilidade de múltiplas escolhas de trajetória, porém são demarcadas, conduzindo para a alta gerência.
IV- O caminho é único e preestabelecido pela empresa, restando à pessoa muitas opções de interferência. Portanto, há poucas opções, e a pessoa tem que seguir sua própria definição de carreira, com apoio do RH da própria organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	De acordo com o professor Tim Hall (2002), no modelo Proteano de carreira há uma clara ruptura com relação aos modelos mais tradicionais de encarreiramento. Sobre as características desse modelo de encarreirramento, assinale a alternativa CORRETA que caracteriza a carreira proteana:
FONTE: HALL, D. T. The study of careers. Careers in and out of organizations. Thousand Oaks:
Sage, 2002.
	 a)
	A responsabilidade da gestão da carreira recai exclusivamente na área de RH da empresa, pois cabe a ela o desenvolvimento do plano de cargos e salários.
	 b)
	A carreira é formada pelo amadurecimento do indivíduo através de experiências, aquisição de novas habilidades e aprendizados ao longo da vida.
	 c)
	Desenvolvimento é atender às expectativas da empresa; portanto, a empresa se torna a carreira.
	 d)
	A carreira é gerenciada pela organização.
	5.
	A Carreira sem Fronteiras surgiu na obra The Boundaryless Career: a new employment. Nesse trabalho os autores apresentam modelos de empregabilidade práticos, efetivos e adequados ao novo mundo corporativo. Sobre as características da Carreira sem Fronteiras, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	Desvalorização das fronteiras do atual empregador.
	 b)
	O profissional aceita a oportunidade de carreira independente de ter família ou não e vislumbra um futuro com fronteiras.
	 c)
	É de livre trânsito pelas fronteiras que delimitam diferentes organizações.
	 d)
	Dependência da organização e informações internas.
	6.
	Para Lawler III (apud DUTRA, 1996) existem dois tipos de diferenciação na construção de um modelo de carreira: baseado no trabalho executado pelas pessoas (job-based) ou baseado na capacitação das pessoas (skill-based). O modelo de carreira job-based é de fácil aplicação, mas apresenta quatro limitações. Dentro desse contexto, a respeito dessas limitações do "job-based", assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de
pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
	 a)
	As pessoas são as mais importantes e o cargo que ocupam não é levado em consideração.
	 b)
	O nível hierárquico é o mais importante, sendo que quanto mais elevado o cargo, mais valorizada é a pessoa.
	 c)
	O cargo é o mais importante e as pessoas são valorizadas pelo cargo que ocupam.
	 d)
	A flexibilidade é o mais importante, sendo que existe estímulo ao envolvimento das pessoas com o seu desenvolvimento.
	7.
	A respeito das carreiras, muito tem sido pesquisado a respeito e os especialistas apontam que a partir da Revolução Industrial surgiu o modelo mais tradicional de carreira, com uma série de características específicas que se acentuaram com o passar do tempo e o surgimento de outras formas de carreira.
A respeito das "Carreiras Tradicionais", assinale a alternativa que melhor representa a característica da carreira tradicional:
	 a)
	Dependência da organização.
	 b)
	Progressão linear horizontal, vinculado à participação de ações de RSE - Responsabilidade Social Empresarial.
	 c)
	Instabilidade profissional.
	 d)
	Independência em relação à organização, o funcionário muda de maneira inesperada.
	8.
	A carreira caleidoscópica é uma nova forma de encarreiramento, criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando aspectos pessoais, profissionais e familiares. Segundo Scalabrin (2008), as decisões de carreira envolvem a atenção de três grupos de necessidades: autenticidade, balanço e desafio. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A autenticidade se caracteriza pela necessidade de encontrar acordo entre o trabalho e suas aptidões pessoais.
(    ) O balanço se caracteriza pela busca de trabalhos que permite ao indivíduo tempo vago para si e para a família.
(    ) A necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar inspiração no trabalho caracteriza o grupo do desafio.
(    ) A necessidade que aponta para a busca de um trabalho que esteja relacionado as suas aspirações e motivações é conhecida comodesafio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Scalabrin (2008) e Guedes (2009) abordam em seus estudos as pesquisas realizadas por
Lisa A. Mainiero e Sherry E. Sullivan, que questionam sobre por que as pessoas estão deixando as organizações e construindo novas formas de carreira. Dentro desse contexto, assinale a seguir a alternativa CORRETA, portanto, a que melhor representa a "Carreira Caleidoscópica":
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em
Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2009.
SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo
sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	 a)
	As pessoas procuram maneiras alternativas de gerir suas carreiras, para valorizar e harmonizar diferentes aspectos de suas vidas, como as amizades e a família.
	 b)
	Na carreira caleidoscópica, o encarreiramento do indivíduo é definido por um conjunto de atores, que engloba a empresa e suas relações sociais.
	 c)
	A carreira caleidoscópica satisfaz principalmente a necessidade de ascensão salarial rápida, embora ela desequilibre a vida pessoal.
	 d)
	Este tipo de carreira é pouco dinâmica, pois não é diretamente administrada pelo indivíduo.
	10.
	Um dos modernos modelos de carreira é a ?Proteana?, desenvolvida por Tim Hall, em 1976, e oriunda da lenda de Proteu. Neste padrão de carreira, muito moderno e atual, há mudanças profissionais frequentes, grande autonomia e autogerenciamento. Sobre a lenda de Proteu, que deu origem a esse encarreiramento, analise as afirmativas a seguir:
I- A principal habilidade que Proteu tinha era a capacidade de disfarçar, fugir das atividades profissionais em caso de necessidade.
II- Proteu tinha como principal habilidade a prática de proteger as carreiras dos soldados romanos, quando em guerra.
III- Proteu tinha como principal habilidade a aptidão de se transformar sucessivamente em quaisquer animais e até mesmo em elementos como água e fogo, conforme a necessidade.
IV- Proteu apresentava a capacidade de assumir compromissos no lugar de outras pessoas como principal habilidade. Dessa forma, Proteu conseguia aproveitar somente o melhor das atividades profissionais, levando o crédito pelo trabalho alheio.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.

Continue navegando