Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE III educação fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE III
Assista à reportagem do programa do Esporte Espetacular – Globo “A importância da Educação Física Escolar” Parte 1 (Realidade Brasileira).
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=p0dGXsK595k
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=GbZuZfmnZ5o&t=2s (Realidade Inglesa)
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=PvzGzjEnnDg (Realidade EUA)
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=-_iXFBtPW4E (Realidade Japonesa)
Baseado nos conceitos abordados nos vídeos, responda aos seguintes questionamentos:
A) O que é motivação à prática da atividade física e do esporte?
Resposta:
A motivação em atividade física e do esporte é a capacidade do professor em estimular os alunos a participar das aulas e atividades propostas no projeto político pedagógico da escola, proporcionando atividades capazes de despertar a iniciativa ao aprendizado e aprimoramento dos praticantes.
Observo que o processo de ensino e aprendizagem do esporte tornou fundamental para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, e por conta disso, torna-se essencial que os professores sejam capazes de conhecer seus alunos, destacando suas potencialidades e limitações.
Todavia, sei que a Educação Física é um excelente motivador e influenciador para as atividades esportivas, sei que muitas camadas sociais desfavorecidas não apresentam oportunidade, e por conta disso, estão sujeitas a piores condições de vida, principalmente pela falta de políticas públicas concretas.
B) Faz parte do processo de ensino aprendizagem o professor usar procedimentos para motivar os alunos? 
Resposta:
Ao professor cabe sempre usar procedimentos para motivar os alunos a tarefa de proporcionar uma prática coerente com as diversas características de seus alunos como os aspectos físicos, psicológicos e vivências anteriores, proporcionando ao professor a oportunidade de motivar os alunos bem como uma melhor assimilação dos conteúdos.
C) O esporte é conteúdo na Educação Física escolar? O processo de Educação Física garante que todos os brasileiros tenham acesso ao esporte?
Resposta:
O esporte como conteúdo de Educação Física Escolar precisa ser refletida, e como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, deve ser analisado nos seus variados aspectos para determinar a forma que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de caracterizá-lo como “da escola”, onde está a serviço da instituição educacional ou de valores educativos, e não “na escola”, que está a serviço da instituição esportiva. O esporte é conteúdo na Educação Física escolar pois o esporte da escola priorizar o coletivo, a criatividade, a brincadeira e a compreensão pelos alunos de suas próprias possibilidades e limitações, onde as regras são flexíveis de acordo com os interesses e necessidades dos alunos. Logo, acontece a busca pela participação coletiva, sem se importar com gesto técnico, havendo uma inclusão já que não prioriza o melhor nem o mais capaz.
Na escola, onde o principal objetivo para a prática esportiva deve ser o educacional, é importante que haja uma relação entre a prática motora com o conjunto das motivações dos alunos, alcançando os objetivos propostos de maneira mais fácil. 
Esse processo acaba por propor o acesso ao esporte apenas quando no ambiente escolar, por muitas vezes a falta de estrutura nos bairros próximos onde os alunos moram não são suficientes para instigar a imersão no esporte e por outras vezes a situação econômica das famílias, acaba por sugerir o início da vida profissional logo ao término do ciclo escolar na maioria das vezes. A prática de esportes fornece aos alunos uma experiência enriquecedora e motivadora que além de divertir, passam a ser vista como uma promotora de aprendizagem, permitindo os alunos entender melhor alguns conceitos que antes não foram assimilados, tirar dúvidas, revisar e reforçar o que foi visto dentro da sala de aula.
De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (LDB 9394/96), a Educação Física deve estar presente em todo o Ensino Básico, sendo componente curricular obrigatório da Educação Infantil ao Ensino Médio (LDB, art. 26, § 3º).
Conforme a lei a cima diz todos deve ter acesso a Educação física é um componente curricular obrigatório, porem sabe que não é a realidade de todos e que nem todas as escolas brasileiras possuem estruturas apropriadas para aulas de educação física para a aplicação dos esportes.
É relevante que todos os alunos tenham a oportunidade de vivenciar experiências esportivas.
O esporte é um fenômeno sócio-cultural. Sua prática é direito de todos. Tem-se no jogo, o vínculo cultural, e na competição, a manifestação da aptidão. O esporte tem também o papel de agregar na formação e interação dos seres humanos, desenvolvendo valores como ética moral e cooperação.
O Esporte além de ser conteúdo curricular, pode se apresentar na escola como extracurricular, quando é apresentado de forma específica ao aluno, através de determinada modalidade, suas regras e conteúdos técnicos e táticos. Sua exigência é diferente de um clube esportivo, onde são selecionados os mais hábeis, seja por sua capacidade física ou técnica, cujo objetivo final é a formação de atletas profissionais. (CAMBRAIA, 2010).
 O esporte no sistema de educação é tão forte e presente que não é o esporte da escola e sim o esporte na escola, que é o alvo e o conteúdo da Educação Física Escolar (DARIDO, 2003). 
A prática do esporte nas aulas de Educação Física garante que todos tenham acesso, criando grande importância na formação do aluno. Sua função deve ser oposta ao alto rendimento e ao desempenho. Deve focar na aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento dos aspectos físicos e mentais, bem como inclusão e socialização.

Outros materiais