Buscar

Avaliação III discursiva DIDÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Quando falamos em avaliação, surgem diversos dilemas e tipos de avaliar. Para tanto, a avaliação é um instrumento no qual o professor deve buscar subsídios para sua autoanálise e avaliar o aluno em sua plenitude. Disserte sobre como o professor deve avaliar a competência do aluno.
	Resposta Esperada:
*Cabe ao professor avaliar e verificar o desempenho dos alunos no sentido de buscar solucionar problemas, os quais são utilizados conhecimentos já adquiridos e que estejam em construção. *Neste instrumento de avaliação por competência, o professor verifica, analisa e reflete cada ação realizada pelo aluno em sua totalidade. *Assim, o professor consegue dentro do processo de ensino e aprendizagem verificar os saberes e os fazeres desenvolvidos a partir da aquisição do conhecimento.
	2.
	Para a Pedagogia, podemos determinar que ela historicamente possui uma caminhada que envolve a todos e que deixou e deixa muitas marcas, relacionadas à sua estrutura, metodologia, estratégias e formas de avaliar. Para tanto, dentro da Pedagogia Progressista, encontramos a Tendência Progressista Libertadora, do grande educador Paulo Freire. Assim, disserte sobre a filosofia da Pedagogia Libertadora e como ela é desenvolvida na atualidade.
	Resposta Esperada:
Com relação a esta pedagogia, seu fundador é Paulo Freire, educador, que  apresenta nesta pedagogia uma educação ?não formal?, em que a educação deixa de ser vista como um mero repasse de conteúdos, mas que envolve os alunos em sua totalidade, sejam jovens e adultos, dando a possibilidade de buscar sua identidade, mesmo fora de sua idade escolar. A Pedagogia Libertadora possui em seus conteúdos a base em temas geradores, em que os temas são retirados do dia a dia dos alunos, levando-os à reflexão com a ajuda do professor. A relação do professor com o aluno se dá através do diálogo, em que a construção do conhecimento torna-se uma das bases do desenvolvimento do trabalho.
Os problemas, nesta tendência, tomam uma forma de alavanca, que motiva a aprendizagem do aluno, a partir de sua realidade.