Buscar

Sistemas Corporais A1

Prévia do material em texto

Sistemas Corporais A1
Curso de Biomedicina - Fapa
Nome: Keila Rosa do Santos
Matrícula: 202025659
	No organismo humano, a morte celular se apresenta de duas formas: por apoptose ou necrose. A apoptose é a morte celular programada, já a necrose é a morte celular acidental, ocasionada por uma lesão, seja interna ou externa. 
	A apoptose pode trazer diversos benefícios para o organismo, uma vez que ela é um processo natural do corpo. Podemos observá-la em processos como a regressão do útero no período pós parto, ou até mesmo na regressão da mama após a lactação. [ref 1]
	Há gasto de ATP (energia) na apoptose, porém não ocorre inflamação no processo da morte celular. Esse tipo de morte é algo limpo e necessário, pois ela pode atuar até mesmo no processo de defesa, eliminando corpos indesejáveis no organismo e podendo reparar erros no DNA na fase embrionária. 
	Até hoje a apoptose é estuda por diversos profissionais da saúde, a fim de aprofundar o conhecimento sobre esse processo e desvendar casos em que a apoptose não é realizada. Outro estudo relevante sobre isso é sobre a proteína p53 que induz a apoptose no DNA, reparando os erros que se encontram nele e que poderia ser usada contra o câncer. 
	O processo da necrose no organismo não é algo natural. Ela não apresenta gasto de energia e gera inflamação no local. É algo irreversível e degenerativo. A necrose não apresenta benefícios para o organismo, pois ela não afeta somente uma célula – como a apoptose pode fazer – mas sim um conjunto delas. Há vários tipos de necrose, tais como: de coagulação, liquefação, caseosa e gordurosa. Quando se identifica algum sintoma de necrose é necessário procurar ajuda médica urgentemente. 
Referências
1. TESTON, R. V.P; NATALI, M.R.M. Apoptose: benefícios e prejuízos da morte celular programada. Arq. Apadec: 24 – 28, 2003.
2. https://www.rededorsaoluiz.com.br/sintomas/necrose

Continue navegando