Buscar

PCC PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 
 GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
MARCELA OLIVEIRA MONTALVÃO
PCC da disciplina Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Porto velho - Rondônia
2021
SUMÁRIO
1. OBJETIVO...............................................................................................2
2. INTRODUÇÃO...........................................................................................2
3. RELATÓRIO E OBSERVAÇÃO........................................................3
4. CONCLUSÃO.................................................................................5
5. REFERÊNCIAS................................................................................................5
 
1. OBJETIVOS
· Observar e coletar dados.
· Elaborar um texto sobre o tema “Desenvolvimento infantil” tendo como base o que foi estudado durante as aulas desta disciplina, com o material fornecido para base dessa pesquisa e por fim relacionando com uma criança que eu conheço.
 
2. INTRODUÇÃO
 A presente pesquisa tem como finalidade refletir sobre o tema “Desenvolvimento
Infantil” levando em consideração os estudos exercidos na disciplina de Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.
 Nesse sentido pude refletir como a “primeira infância”, fase da infância que vai do nascimento até completar 6 anos é de extrema importância para o desenvolvimento infantil, é a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida. Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulos e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. Nasce um adulto mais saudável e equilibrado, e floresce uma sociedade com os mesmos valores.
 Posteriormente, foi realizada a observação de uma criança do meu meio comum e tal observação teve como resultado uma produção textual que visa analisar e relacionar o que foi observado nessa criança, com o conteúdo das aulas da disciplina tanto com o material fornecido para base dessa pesquisa.
 Para isso, essa Proposta de Prática Curricular foi dividida em tópicos com o propósito de melhor organizar as informações, sendo estes: objetivo, introdução, relatório e observação, conclusão, além das referências utilizadas para a produção do documento.
3. RELATÓRIO E OBSERVAÇÃO
 
 No dia 01 do mês de maio observei Helena, que tem 2 anos e vive com mãe, pai e uma irmã de 13 anos, e tem um outro irmão mais velho que vive em outa residência.
 Helena está no Estágio Pré-Operatório conforme é denominado por Piaget, e é observado o aparecimento da linguagem ao se comunicar com membros de sua família aos quais ela reconhece e demostra afeto, carinho ou irritação já de forma específica.
 Tendo de fato a interação e a comunicação como as consequências mais evidentes da linguagem em sua rotina.
 Ela claramente distingue a figura materna das restantes das pessoas que se relaciona, estabelecendo com ela uma relação privilegiada e também aprecia interações com adultos presentes na sua casa; Já consegue distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares, por exemplo, ela sentiu mais estranheza comigo do que com os irmãos que estavam presentes, com os quais ela tem mais familiaridade, e gosta de imitar e copiar os comportamentos que observa dos adultos que a cerca.
 Helena manipula e utiliza objetos com as mãos com facilidade, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha; e já começa a apresentar moderadamente um controle esfíncteres, avisando quando quer ir ao banheiro ou informando quando não quer.
 E ainda as birras são uma da forma mais comuns dela chamar a atenção – geralmente relacionando com a frustração e com sua incapacidade de se comunicar de forma mais eficaz, por exemplo, quando ela queria mudar o desenho e ninguém entendeu o pedido ela chorou copiosamente até compreenderem e realizarem seu desejo.
 Ao observar a criança pude notar bastante da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento infantil: Piaget sugere que as crianças passam por quatro estágios diferentes do desenvolvimento mental, são eles: Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Sua teoria se concentra não apenas na compreensão de como as crianças adquirem conhecimento, mas também na própria natureza da inteligência. Para ele, as crianças só podiam aprender aquilo para qual estavam preparadas a assimilar.
 Também pude notar pontos referentes a teoria de Erikson. Nessa teoria é valorizado o papel do meio social na formação da personalidade do indivíduo, a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial. Segundo Erikson, existem oito estágios psicossociais ou oito idades em que ocorre o desenvolvimento. Cada estágio ou idades atravessa uma crise entre uma vertente positiva e uma negativa. Um estágio está conectado ao outro, os primeiros influenciam os posteriores, observando que os cinco primeiros estágios formam a identidade, e em todos os estágios existem conflitos para serem resolvidos, resoluções que influenciarão a vida futura.
Observei em Helena, o segundo estágio (Autonomia, vergonha e dúvida), onde a criança passa ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar, a partir desse grande passo ela passou a tentar fazer mais atividades sozinha, como tentar se vestir, calçar os calçados e ajudar a juntar os brinquedos que por si só vira uma grande brincadeira do aprendizado. Ao permitir que a criança aja com alguma autonomia, sem super protegê-la, ela vai adquirir autoconfiança e sentirá que consegue controlar a si mesma e o mundo ao seu redor.
4. CONCLUSÃO
 Ao realizar essa pesquisa pude notar que realmente o desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão, e que por isso é importante entender a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar, investir com atividades lúdicas e com alguma autonomia para ajudar no seu processo de aprendizagem a e seu desenvolvimento ao longo da infância e apoiando em cada estágio dela.
5. REFERÊNCIAS
 Estudos feitos nas aulas de Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.
 A IMPORTÂNCIA da primeira infância. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/a-primeira-infancia/#importancia 
Acesso em: 25 de maio de 2021.
A TEORIA de Erikson. Portão Educação
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/a-teoria-de-erikson/50424/
Acesso em: 25 de maio de 2021.
TEORIA de Piaget. Portal Educação
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/teoria-de-piaget/45255
Acesso: 24 de maio de 2021

Mais conteúdos dessa disciplina