Buscar

EXERCICIO AVALIATIVO DE PRATICA TRABALHISTA - DEFESA

Prévia do material em texto

_
	
CURSO DE DIREITO
	Disciplina: Pratica Trabalhista
	Pe8ríodo
	Turno
	
	Professor: Luciane Marques Ribeiro
	8º
	M/N
	
	Aluno: Glaucilane Ribeiro Gomes
	NOTA
	
	Data: 12/05/2021
	Nº de cópias
	
	
	
	Avaliação: Exercício 02
	VALO R
	5,0
pontos
	
1 Observe o seguinte caso: Joaquim Neves ajuizou ação em desfavor da empresa Encomenda Express LTDA na 15ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ação distribuída sob o número 0001.002.004-2020, alegando fazer jus ao recebimento de horas extras por extrapolação da jornada, aduzindo que todos os dias fazia duas horas extras além do seu horário de trabalho, que era de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira, com uma hora de intervalo para repouso e alimentação. Apesar de fazer o pedido de horas extras, Joaquim deixou claro em sua peça que não tinha controle de jornada feito pela empresa, eis que o mesmo era motorista e prestava serviços externamente. Foi admitido em 02.10.2013, dispensado em 05.08.2018, ajuizou a ação em 10.12.2020, pleiteando as horas extras decorrentes de todo o período laborado. A empresa reclamada ficou temerosa ao receber a ação, pois passa por dificuldades financeiras, estando com todas as contas bancárias negativas e dividas em aberto.
Diante da leitura do caso acima, elabore a peça cabível em favor empresa Encomenda Express LTDA.
 EXCELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 15ª VARA TRABALHISTA DE BELO HORIZONTE
(10 linhas) 
Autos do processo: 0001.002.004-2020, 
A empresa Encomenda Express Ltda ,já qualificada nos autos da RECLAMAÇÃO TRABALHISTA em epígrafe, em que lhe move Anderson Marcos da Silva, vem presença de V. Exa., por seu procurador abaixo assinado, instrumento de procuração anexo, apresentar DEFESA, ante os fatos e 
fundamentos a seguir expostos:
1 – Da gratuidade da justiça 
Art. 790. Nas Varas do Trabalho, nos Juízos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal  Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos  obedecerá às instruções que serão expedidas pelo Tribunal Superior do   Trabalho.  
 § 4o O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar  insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo.
2 - DAS ALEGAÇÕES DO RECLAMANTE 
Alega o reclamante que prestou serviços como motorista para a reclamada, sendo admitido em 02/10/2013 e dispensado em 05/08/2018. Neste sentido, o reclamante alega fazer jus ao recebimento de horas extras por extrapolação da jornada, pois segundo este, todos os dias fazia duas horas extras. Entretanto, alega que prestava serviços externamente e que não fazia controle de jornada feita pela empresa.
3- DA PREJUDICIAL DE MÉRITO DE PRESCRIÇÃO BIENAL  A reclamante foi dispensada do trabalho em 05/08/2018 e ajuizou ação para pleitear seus supostos direitos apenas em 10/12/2020 .
Conforme Estabelece o artigo 11 da CLT, que o empregado poderá ajuizar ação para reclamar direitos oriundos do contrato de trabalho até dois anos após a extinção do contrato e, tendo o reclamante ajuizado a ação apenas em 10/12/2020, tem-se que o lapso temporal de dois anos foi ultrapassado. 
Estabelece ainda o artigo 487, II do CPC que no caso de declaração de prescrição, o feito deve ser extinto com resolução do mérito.
 Face ao exposto requer a extinção do feito com resolução do mérito em razão da ocorrência de prescrição bienal.
4- MÉRITO
4.1 DA AUSÊNCIA DE HORAS EXTRAS
O reclamante alega fazer jus ao recebimento de horas extras por extrapolação da jornada, aduzindo que todos os dias fazia duas horas extras. Contudo, alega que prestava serviços externamente e que não fazia controle de jornada feita pela empresa.
Estabelece o art. 818, l da CLT, que o ônus da prova incumbe ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito. 
Assim,Segundo o art. 62, inciso I, da CLT, “os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho” não são abrangidos pelo regime da CLT, que estabelece regras acerca da duração da jornada de trabalho,ou seja,não incidirá horas extras para aquele que desenvolve jornada externa
Face ao exposto requer que seja reconhecida a improcedência do pedido do reclamante .
5- DOS PEDIDOS
Ante ao exposto,pede :  
5.1 A extinção do feito com resolução do mérito em razão da ocorrência de prescrição bienal.  
5.2 Julgar improcedente o pedido do pagamento referente as horas extras.
 
6- REQUERIMENTOS
Face ao exposto, requer-se:
5.1. A produção de prova oral, consistente em depoimento pessoal das partes e oitiva de testemunhas, bem como juntada de documentos, com a intimação da reclamante para carrear aos autos.
 5.2. Requer a concessão dos benefícios da gratuidade da justiça ao reclamado.
 5.3 Requer a condenação do reclamante a pagar custas, despesas processuais e honorários advocatícios, no percentual de 5 a 15%, nos termos do artigo 791 A CLT. 
Nestes termos, Pede deferimento.
Local… Data…
Advogado… OAB…
Endereço…, Telefone…, E-mail…

Continue navegando