Buscar

APS- Análise de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campus Salvador 
	Curso: 
	Biomedicina 
	Turno: Matutino 
	Disciplina: 
	Análise de Alimentos
	 
	Professor (a): 
	Lídia Eloy Moura 
	Aluno (a): 
	Bruna Batista Brito 
	Data 
	06/04/2021 
	METODOLOGIA: APS
 
Artigo 1: “PRINCIPAIS AGENTES MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS DE EXPOSIÇÃO HUMANA”, disponível em: http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/943/438 
1. Quais são os possíveis agentes mutagênicos/carcinogênicos aos quais o homem está exposto diariamente devido a seus hábitos de vida e de comportamento?
R: O presente estudo destacou os principais agentes mutagênicos e carcinogênicos aos quais o homem está exposto, e são eles: a dieta, seja pela própria composição dos alimentos, pelo seu preparo, uso de temperos, corantes ou de contaminantes alimentares; fatores ambientes, por meio dos efluentes industriais, agrotóxicos, produtos químicos, derivados de petróleo ou a radiação solar; além do consumo de drogas, via ingestão do álcool, tabaco, drogas ilícitas ou medicamentos que podem levar a mutações induzidas no DNA ou até mesmo o desenvolvimento do câncer. 
Artigo 2: “O PERIGO DA CONTAMINAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES COM SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS PARA OS PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTE”. Disponível em http://taurus.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/119764/1/ppec_2186-2964-1-PB.pdf. 
2. Quais são as substâncias ilícitas mais comumente encontradas nos suplementos alimentares?
R: As principais substâncias ilícitas encontradas nos suplementos alimentares são: os sintéticos derivados da testosterona (esteroides anabolizantes); a cafeína, no qual sua ingestão de até 12g/ml é permitida no esporte, porém doses superiores foram proibidas; e a efedrina, que é um simpatomimético, estruturalmente parecida com a anfetamina.
Artigo 3: “Segurança alimentar”, disponível em: http://www.revista-fi.com/materias/54.pdf 
3. Quais são as principais estratégias utilizadas para produzir alimentos seguros?
R: Para produzir alimentos seguros, é preciso o controle do desenvolvimento e processamento desses produtos, sendo a temperatura, o pH e o tempo de cozimento dos alimentos os principais fatores que irão inibir o crescimento microbiano, além das boas práticas durante a produção, manipulação, distribuição, estocagem e venda dos alimentos, a fim de garantir alimentos que não contenham microrganismos em quantidades significativas ou que esses estejam inativados e livres de toxinas para que não causem doenças nos indivíduos que os consumirem. Além disso, o uso de conservantes e agentes antimicrobianos tem papéis fundamentais na segurança dos alimentos, sendo escolhidos com base no seu espectro microbiano, nas propriedades químicas e físicas, tanto do alimento quanto do conservante, nas condições de manuseio, processo e estocagem do alimento. Ademais, também são aplicados os métodos de conservação por tratamento térmico, são eles: pasteurização, esterilização, sous-vide e altas pressões hidrostáticas. 
4. Quais são as ferramentas de gestão da qualidade disponíveis para a segurança dos alimentos?
R: São elas: as BPF (Boas Práticas de Fabricação), PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional), MRA (Avaliação de Riscos Microbiológicos), Gerenciamento da Qualidade (Série ISO), TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) e o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Outros materiais