Buscar

Trabalho Pontos de Conflito

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
ENGENHARIA DE TRÁFEGO
Trabalho A2
Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia de Tráfego, ministrada pelo Prof.º Larry Rivoire Junior, e elaborada pelos seguintes alunos: Leonardo Duarte, Luiz H. Carvalho, Marina Dreyer e Pedro Figueredo.
PORTO ALEGRE
2020
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	3
2.	MAPA DE LOCALIZAÇÃO	4
3.	IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE CONFLITO	5
4.	FASE DE OBRAS	6
4.1.	PLANTA BAIXA	6
4.2.	DESVIOS	7
5.	CONCLUSÃO	8
1. INTRODUÇÃO
Com o crescente desenvolvimento das cidades e municípios é notório o aumento das adversidades no trânsito, como congestionamentos, tempo de deslocamento excessivo e acidentes. Estas inconformidades são tratadas como “Pontos de Conflitos” de uma rodovia, que são definidos como locais que apresentam as maiores taxas de acidentes de trânsito, ou seja, pontos de alto risco. Normalmente estão relacionados a locais como interseções, trechos em curvas ou trechos com visibilidade precária. Comumente associado aos pontos com maiores acidentes viários.
O estudo de tráfego viário objetiva proporcionar fluidez no trânsito para os seus usuários, sejam estes, pedestres, ciclistas, o condutor ou os passageiros de um veículo, visando aumentar a segurança de todos os usuários da malha viária. Neste trabalho, abordaremos os pontos de conflitos do cruzamento da Av. dos Estados com a Av. Ceará, situados na zona norte da cidade de Porto Alegre/RS.
2. MAPA DE LOCALIZAÇÃO
Na figura a seguir, temos o cruzamento da Avenida Ceará com a Avenida dos Estados, zona norte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Figura 1: Mapa de localização da Trincheira da Ceará
3. IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE CONFLITO
Rotograma: Pontos de conflito antes e depois da construção da trincheira
4. FASE DE OBRAS
A trincheira da Ceará objetiva a melhoria do fluxo dos veículos que trafegam da região do aeroporto e da BR-116 em direção à área central de Porto Alegre, reduzindo os congestionamentos na Avenida dos Estados e na Avenida Farrapos.
Esta obra foi idealizada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação, SMOV, na cidade de Porto Alegre/RS, para melhoria da mobilidade urbana no período da Copa do Mundo do ano de 2014, a ordem de início da construção foi assinada em dezembro de 2012, com previsão de término em 18 meses. A obra iniciou de fato em janeiro de 2013 e em fevereiro do mesmo ano teve início os desvios de trânsito na região, porém apenas em março de 2020 que ocorreu a inauguração da trincheira para os usuários da via.
No item 4.1 - PROJETO DO NOVO ACESSO À AV. CEARÁ, é apresentado as mudanças decorrentes da obra no local. Para as alterações na rodovia, foi necessário os desvios no trânsito que são aparentes no item 4.2 – DESVIOS, além das placas de sinalização necessárias para segurança do fluxo viário, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, Cap.I, Art. 1, § 2°:
“O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.”
4.1. PROJETO DO NOVO ACESSO À AV. CEARÁ
Figura 2: Acesso da Avenida dos Estados para Avenida Ceará
4.2. DESVIOS
Os desvios e as placas de sinalização temporária de obras na pista, estão em anexo.
5. CONCLUSÃO
	
Identificação dos locais críticos
Elaboração da lista dos locais
Coleta de dados de acidentes
Tabulação dos dados
Investigação dos fatores contribuintes dos acidentes
Análise dos boletins
Quadro sintético dos acidentes
Diagrama de acidentes
Diagrama de condições
Estudo "in loco"
Consulta à comunidade
Recomendações para projetos de engenharia
Diagnóstico Final
Tratamento do local crítico
Projetos conceituais de engenharia
Seleção de projetos
Elaboração dos projetos executivos
Avaliação econômica
Implantação dos novos projetos
Monitoração dos projetos implantados

Continue navegando