Buscar

Prova AV01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova AV01
2.(2,0 pontos) José Cândido, 60 anos, natural do Rio de Janeiro, solteiro, com ensino fundamental incompleto, pedreiro, morador de Maricá, procurou atendimento devido a quadro de disfagia e nódulo na região cervical esquerda. Tabagista há 20 anos (2 maços/dia). Realizou biópsia da orofaringe que evidenciou carcinoma. Foi encaminhado ao Serviço de Oncologia onde realizará tratamento de radioterapia associada a quimioterapia. Na primeira consulta no ambulatório de nutrição, José Cândido chegou acompanhado de uma sobrinha, apresentando disfagia, odinofagia, diminuição do apetite, comendo alimentos de consistência pastosa e líquidos. Na anamnese alimentar, você nutricionista deste ambulatório, identificou que José Cândido normalmente ingere no desjejum: café com açúcar e pão francês com margarina; colação: não faz; almoço: sopa em pedaços; lanche (às vezes): café com açúcar e pão francês puro; jantar: ovo, macarrão ou sopa. Na avaliação antropométrica, a estatura aferida foi 1,56 m, peso atual 43 Kg, sendo que o peso há 3 meses era 47 Kg. Cite 2 indicadores nutricionais que você utilizará na avaliação de José Cândido, descrevendo o diagnóstico nutricional
Através dos Indicadores Nutricionais- Medidas Antropométricas e Avaliação Dietética, foi constatado uma perda de peso de 4kg (8,51%) em apenas 3 meses (IMC Atual= 17,69Kg/m²-Baixo Peso), seguida de uma desnutrição acentuada, aferida através do método retrospectivo com a baixa ingestão de Macro e Micronutrientes em sua alimentação, não ingere frutas ou legumes, e é tabagista há mais de 20 anos.
3.(1,0 ponto) Conforme sua solubilidade no sistema digestório, a fibra alimentar pode ser classificada em solúvel e insolúvel. Pesquisas apontam que dietas ricas em fibras reduzem o risco de doenças como diverticulite e câncer colorretal. Explique o efeito das fibras (solúveis e insolúveis) sobre o volume das fezes.
Fibras solúveis- aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume fecal. Age na regularização do trânsito intestinal, tanto na constipação quanto na diarreia.
Fibras insolúveis- formam misturas com pouca viscosidade ao serem adicionadas à água. Essas fibras atuam principalmente aumentando o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal e evitando a constipação intestinal. Quando comparadas às fibras solúveis, apresentam uma menor fermentação.
4.(2,0 pontos) Paciente de 53 anos, diabético, hipertenso e com insuficiência renal crônica (IRC), procura atendimento em ambulatório de nutrição. Os exames revelam: ureia=54 mg/dL, creatinina= 1,8 mg/dL, taxa de filtração glomerular= 52 mL/min; EAS: proteinúria 5g/24 h; antropometria: peso= 60 Kg, estatura= 1,73 cm. Com base no caso:
a) calcule o Índice de Massa Corporal (IMC) e classifique. b) calcule a quantidade de proteínas total (g) que o nutricionista deve fazer. Considere IRC + Proteinúria > 3g/24h (aumentar 1g AVB para cada grama excretada).
IMC= 20.06 kg/m² ( Eutrofia)
Prot. totais= g x peso= 0,8x60=48g + 5g(proteinúria)= 53g
5.(1,0 ponto) Em pacientes graves com COVID-19, a Nutrição Enteral (NE) é a via preferencial. As Diretrizes da AMIB/BRASPEN sugerem iniciar com um aporte calórico na fase aguda mais baixo, entre 15 a 20 kcal/kg/dia e progredir para 25 kcal/kg/dia após o quarto dia dos pacientes em recuperação. Essa orientação visa evitar a ____________________________ e a deficiência de___________________ que pode contribuir para o retardo no desmame ventilatório de pacientes críticos.Texto de linha única.
Síndrome de realimentação / Fósforo
6.(1,0 ponto) Um paciente está com recomendação de 1100 mL de dieta enteral sistema fechado (46 mL/h). Esta fórmula contém 750 mL de água/L e densidade calórica de 1,5 Kcal/mL. O valor calórico e o conteúdo de água que este paciente está recebendo, respectivamente são:Opção única.
 750 Kcal/ 750 mL
1100 Kcal/ 350 mL
1650 Kcal/ 825 mL
1125 Kcal/ 1000 mL
7.(1,0 ponto) Considere o valor energético das soluções de nutrição parenteral. Sobre as mesmas, pode-se afirmar que a solução de:Opção única.
 lipídios a 20% fornece 9kcal/g.
proteínas fornece 3,4kcal/g.
lipídios a 10% fornece 1,1kcal/mL.
glicose monoidratada fornece 4kcal

Outros materiais